Limpar cache do celular: qual a importância e como fazer?
Limpar cache é uma ação recomendada para que o aparelho não perca o desempenho com o passar do tempo em razão de arquivos temporários na memória.
Lembrar de limpar cache dos aplicativos que utiliza nos celulares é uma medida simples, mas que pode evitar que o aparelho se torne lento. Isso porque o excesso de arquivos ocupa a memória interna, que é utilizada para executar as demais funções.
Por que é importante limpar cache do celular?
Limpar cache é uma ação útil para limpar a memória do aparelho de arquivos que não são úteis no dia-a-dia. Essa medida elimina arquivos temporários que ficam gravados a cada vez que o usuário acessa uma página no navegador ou em aplicativos.
Tais itens contém informações sobre os acessos, a fim de facilitar a localização de informações quando o visitante retorna à página. No entanto, quando em excesso prejudicam a performance do smartphone.
Qual a diferença entre limpeza de cache e dados?
A limpeza de dados de um aplicativo exclui todas as configurações, bem como fotos e senhas salvas. Dessa forma, ele volta a funcionar como se tivesse sido recém instalado.
Diante disso, no momento de limpar o cache é preciso estar atento à opção correta, a fim de evitar a perda de arquivos importantes que não estejam no backup do celular.
Como limpar cache no Sistema Android?
Nos celulares Android a opção de limpar cache está no menu configurações, na opção Dispositivo e em seguida aplicativos. Nesse diretório o usuário encontra todos os apps que estão instalados no aparelho.
Na sequência, basta escolher qual programa vai executar a limpeza e clicar sobre ele. Na tela vão aparecer as opções para limpeza de cache e de dados, sendo preciso selecionar aquela desejada.
É possível limpar o cache de todos os aplicativos de uma vez?
Outra opção mais rápida quando há muitos aplicativos no celular é excluir o cache de todos. Para isso, há um procedimento diferente conforme detalhado na sequência:
- vá até a opção configurações;
- busque por Armazenamento e USB;
- clique na opção Interno.
Na tela vão aparecer as informações de espaço disponível em memória, bem como, o já ocupado por apps e dados em cache. Ao selecionar esse último haverá a opção de limpar os arquivos, assim basta clicar nela e confirmar na sequência.
Como limpar cache no Sistema iOS?
No caso dos aparelhos da Apple, é possível limpar cache nas configurações de cada aplicativo, como o Whatsapp, por exemplo. Isso porque no caso do iPhone não há um caminho único para acessar essas informações.
No caso do navegador utilizado nesses aparelhos, o Safari, para excluir os dados de cache é preciso seguir alguns passos simples, quais sejam:
- vá até Ajustes;
- localize o aplicativo do navegador;
- escolha a opção Limpar histórico e dados dos sites;
- por fim, confirme a seleção.
Essa ação vai excluir também senhas salvas para acessar sites, por exemplo, tanto no aparelho como em outros dispositivos conectados à mesma conta do iCloud.
Reiniciar o iPhone ajuda a melhorar o desempenho?
Outra alternativa que pode ajudar a deixar o celular mais rápido é reiniciar, porque nesse processo ele exclui alguns dos arquivos temporários. Dessa forma, gera um resultado positivo no desempenho, o que é ideal para os modelos mais antigos.
Com que frequência é preciso limpar cache do celular?
A frequência para limpar cache depende do uso do aparelho, podendo ser feita quinzenalmente ou mesmo uma vez ao mês. Logo, não é necessário executar essa ação todos os dias, uma vez que o impacto será mínimo.
Ao comprar um aparelho novo, é possível inclusive esperar alguns meses até que seja necessário excluir os dados. Assim, o usuário deve estar atento e quando sentir que houve uma queda na velocidade de um aplicativo, pode buscar essa opção.
Quais ações requerem a exclusão de cache frequente?
A depender dos hábitos de uso, pode ser preciso executar a limpeza do cache com maior frequência, por exemplo, nos casos a seguir:
- acessar aplicativos de reprodução de vídeo e streaming;
- pesquisas na internet;
- download de arquivos enviados por e-mail ou apps de mensagens.
Também as redes sociais, como Instagram e Facebook, acumulam um grande volume de cache, porque usam os dados de acesso para mostrar conteúdos relacionados.
Apenas a limpeza do cache resolve?
Muito embora esse cuidado tenha um impacto positivo na velocidade de execução do aparelho, há outros fatores que podem impactar nesse aspecto. Afinal, o número de aplicativos, fotos e vídeos que estão no aparelho também consomem memória.
Uma das alternativas para isso é desinstalar programas que não utiliza com frequência, bem como, armazenar fotos e vídeos na nuvem, para liberar espaço no dispositivo.
Fora isso, ao adquirir um celular novo, é importante estar atento às configurações, para escolher um modelo que tenha uma memória interna compatível com o número de aplicativos e hábitos de uso.