Celular que carrega por indução: veja como funciona esse tipo de carregamento
O celular que carrega por indução é um dos recursos práticos dos novos aparelhos das grandes marcas, assim, não precisam do uso de cabos USB para o carregamento.
Um celular que carrega por indução é uma das formas mais práticas e convenientes de recarregar a bateria do seu smartphone. No entanto, nem todo aparelho é compatível com a tecnologia, mas, há muitos pontos sobre ela que você deve conhecer, então, leia este artigo.
O que é um celular que carrega por indução?
Um celular que carrega por indução é um método de carregamento de smartphones sem fio. Em suma, é um processo muito popular nos modelos de dispositivos móveis de ponta que você encontra no catálogo das melhores marcas de celulares do mercado.
Essa tecnologia não é nova, visto que ela surgiu lá nos anos 90, mas com o passar do tempo sofreu ajustes para atender os smartphones. No entanto, não é qualquer modelo que é compatível com esse tipo de carregamento.
Apenas os mais modernos das fabricantes vem com esse recurso, por exemplo, os da Apple, como o iPhone 12 Pro Max, Samsung, entre outras. Portanto, caso você tenha interesse em um aparelho que venha com essa tecnologia, basta pesquisar.
O fato de não conectar um cabo USB ao celular é uma das vantagens do carregamento sem fio. Por isso, a tendência é que todos os novos modelos tenham o recurso como uma função de série, o que é bom para o consumidor.
As tendências para o futuro
Há muitas tendências no carregamento sem fio, visto que, muitas empresas focam em aumentar a velocidade da carga para chegar aos 100% mais rápido. Além disso, esse recurso pode se estender para outras áreas também, como:
- carregar um laptop por indução;
- fones de ouvido;
- em locais públicos;
- carregar carros elétricos.
A aplicação da indução como uma forma de carga para celular abriu portas para a tecnologia ser útil de várias maneiras. Por isso, a tendência é ser cada vez mais comum o carregamento por indução.
Vantagens de carregar por indução
O celular que carrega por indução não precisa se conectar a um cabo USB para receber a carga, o que é mais prático. Dessa forma, você só precisa colocar o aparelho sobre a base e esperar, ou seja, é uma forma mais conveniente para o usuário.
Vale lembrar que não são todos os smartphones que têm esse recurso, só os modelos das principais marcas, como a Apple, Samsung, entre outras.
Outro ponto positivo é que com esse método não há atrito do cabo com a porta USB do aparelho. Em suma, isso reduz os riscos de trazer algum tipo de dano ao seu telefone.
Como funciona o celular que carrega por indução?
O celular que carrega por indução recebe energia de um aparelho baseado nos princípios eletromagnéticos para enviar energia ao smartphone. Isso significa que não precisa de um cabo USB com conexão direta no dispositivo móvel, apenas no equipamento que efetua a carga.
Você pluga a base a uma tomada, um local fixo, depois é só aproximar o seu celular da bobina de carregamento. O ideal é que você posicione em um lugar que seja de fácil acesso. Uma vez que, embora não precise de um cabo no celular para carregá-lo, precisa encostar o seu telefone no dispositivo.
Uma carga mais lenta
Vale lembrar que a velocidade do processo ainda é mais lenta do que a normal, com o uso dos fios USB. Por isso, a depender da sua necessidade, veja qual é a melhor forma de recarregar a bateria do seu smartphone.
Quais são os melhores modelos de celular que carrega por indução?
Os modelos de celular que carrega por indução são vários, como o iPhone 12. No entanto, há muitos outros de várias marcas do mercado que já possuem o recurso em seus principais aparelhos, por exemplo:
- Samsung Galaxy S23, Flip 4, Z Fold 4;
- Pixel 7, do Google;
- Motorola Edge 30;
- iPhone 13 e 14.
Esses são os celulares de ponta de algumas marcas que já vem com a tecnologia de caga por indução, sem o uso de cabos. Por fim, vale citar que os novos modelos também tendem a vir com esse recurso.