É comum ter aquele momento de pânico após ver que o celular caiu na água, no entanto, existem maneiras de tentar recuperar seu aparelho de forma simples, rápida e eficaz.
Se o seu celular caiu na água e você não sabe o que fazer para evitar que o seu aparelho queime, leia com atenção este artigo. Assim, saiba como é possível salvar seu aparelho, caso ele não seja um celular à prova d’água, para evitar um prejuízo que pode pesar no bolso.
Existem alguns fatores para definir se um celular que caiu na água ainda funciona, como a rapidez em tirá-lo da água. Ainda assim, outros elementos podem definir se ele pode funcionar ou não, como:
Da mesma forma, o tipo de água também pode influenciar nesta situação. Afinal, a doce é menos prejudicial do que a salgada ou com produtos químicos, como piscinas. Isso porque, a água com sais ou impurezas podem causar corrosão e danificar os itens internos do seu aparelho.
Vale observar que, mesmo que você siga todos esses passos, não há garantia de que o celular volte a funcionar como antes, após entrar em contato com a água. Ou seja, os danos internos podem ocorrer e afetar o desempenho do aparelho.
Após o período de secagem, teste o celular. No entanto, se ele não ligar ou apresentar problemas, consulte um profissional para avaliação e reparo. É ideal buscar ajuda quanto antes, para evitar a oxidação interna do item. Do mesmo modo, caso não consiga fazê-lo com agilidade, deixe o smartphone desligado por mais tempo.
O primeiro passo, se o seu celular caiu na água, é desligar o mais rápido possível o aparelho. Em seguida, se o seu smartphone permitir, remova a bateria em caráter de urgência.
Com isso, você corta qualquer fonte de energia que possa fornecer carga ao celular e reduz bastante a chance de causar danos internos no aparelho.
Essa dica é um pouco mais complicada, mas se você se sentir confortável, desmonte o celular para permitir que a água escorra com mais facilidade. Além disso, remova o cartão SD, chips e outras partes destacáveis.
Use um pano absorvente para secar o celular, mas o faça de forma suave. Assim, você ajuda a tirar o excesso da água ou qualquer outro líquido.
Existem algumas medidas a evitar se o celular caiu na água, como tentar ligar o aparelho logo em seguida ou não desligá-lo, por exemplo.
Ainda assim, embora seja tentador, evite usar calor excessivo, como secadores de cabelo, para agilizar a secagem. Isso porque, o calor extremo pode causar danos irreparáveis às peças internas.
Agitar ou bater no celular pode fazer com que a água se mova ainda mais para dentro do dispositivo, aumentando o risco de danos. Portanto, evite qualquer movimento brusco.
Pressionar botões de forma aleatória pode forçar a água para dentro do celular. Então, evite fazer isso, pois pode causar danos adicionais e até mesmo irreversíveis.
Embora o arroz e a sílica gel sejam métodos comuns para absorver a umidade, não confie apenas neles. Dessa forma, o celular ainda pode apresentar problemas após a tentativa de secagem e é melhor procurar a ajuda de profissionais.
Melhores aplicativos educativos infantil: descubra opções incríveis para o aprendizado dos pequenos.
O Xiaomi Mix 5 ganhou uma data de lançamento e pode ter acabamento em cerâmica,…
O Swarm app é uma ferramenta derivada do Foursquare cujo foco é em check-ins, no…
O celular Vivo T3 Lite é lançado com uma bateria de 5.000 mAh, armazenamento interno…
A temida linha verde na tela do celular pode surgir de repente, causando pânico e…
O Moto E22 chegou ao mercado como uma opção de celular básico acessível da Motorola.…
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços