Cartão SD: saiba usar o dispositivo de forma correta na transferência de apps e jogos

A transferência de dados da memória interna para o cartão SD colabora com o desempenho do celular. No entanto, se atente a dicas para fazer o serviço bem feito.

Transferir para o cartão SD jogos e apps do seu smartphone podem melhorar o desempenho do aparelho, bem como liberar espaço da memória interna. Saiba como realizar, assim como o que pode ser transferido e quais são os benefícios da ação.

O que é o cartão SD?

O cartão SD (Secure Digital) são dispositivos de memória externa. Ou seja, um jeito de armazenar “fora do celular” arquivos, dados, assim como aplicativos e jogos. O objeto foi lançado na década de 90 e esteve presente em máquinas digitais, por exemplo.

No universo dos smartphones, o SD chegou junto com os aparelhos de sistema Android. Uma vez que os aparelhos iPhone não permitem a inserção de cartão. Vale ressaltar que tal cartão possui velocidade menor que a memória interna. 

Porém, é um modo seguro de guardar arquivos, em especial, nos smartphones mais antigos, que não contemplam tanto espaço interno. Para os aparelhos mais modernos, a memória interna é variável. Ainda sim, o SD é uma opção de backup.

cartão SD
Transferir apps e jogos para o cartão SD otimiza o desempenho do celular. Imagem de FreePik.

Por que transferir jogos e aplicativos para o cartão SD?

Ao transferir jogos e app da memória interna do celular para o cartão SD, o usuário dinamiza o funcionamento do aparelho. Ou seja, com maior capacidade de memória, o aparelho consegue processar melhor as demandas cotidianas.

Sem falar no quesito segurança. Qualquer smartphone hoje armazena milhares de informações e dados. Logo, possuir um dispositivo que possa salvar informações de um eventual dano no aparelho salva a agenda de muita gente.

Transferir de smartphone para o cartão SD

Para transferir apps e jogos do seu celular para o cartão SD, basta acessar as configurações do aparelho, via subtítulo Aplicativos. Atenção para alguns aparelhos que listam tal caminho com o nome de “dispositivos”.

Na sequência, escolha a opção do cartão para verificar quais apps e jogos conseguem migrar para o dispositivo. Se houver algum deles já no cartão, isso também será informado.

Depois de conferir, siga a ordem a seguir:

  • escolha o app ou jogo que deseja mover;
  • clique em cima de seu nome;
  • opte por “mover para o cartão SD”.

Feito isso, aguarde um momento para concluir a migração do local de armazenamento da sua escolha. Lembre que, devido ao tamanho de alguns recursos, a transferência pode demorar um pouco mais. 

Por fim, feche tudo e abra novamente o comando inicial. Isso serve para checar se a mudança de local aconteceu de forma correta.

Tipos de jogos e aplicativos

Se engana quem pensa que todo tipo de app e jogo pode ser migrado da memória interna para a externa. Alguns desenvolvedores, por exemplo, impedem a transferência. Um exemplo são os aplicativos AAB, projetados para otimizar o próprio telefone.

Como dica, antes de mover qualquer app instalado, verifique no próprio aplicativo ou em seu site, se há alguma restrição. Isso poupa tempo no momento de escolher quais recursos serão migrados.

Quais são os benefícios de transferir jogos e aplicativos para o cartão SD?

Quem opta por realizar a transferência de jogos e apps para o cartão SD desfruta de benefícios como, por exemplo, a liberação do armazenamento interno. Isso, a saber, permite que celular execute suas funções de forma menos sobrecarregada.

Além disso, tal dispositivo é, de modo fácil, removido e alocado em outro dispositivo. Isso poupa tempo em relação ao download repetido de apps e jogos, que nesse caso, não é necessário. Também facilita o compartilhamento de dispositivos e jogos com terceiros.

Desvantagens

Transferir jogos, assim como apps para a memória externa pode oferecer algumas desvantagens. Como por exemplo, a falta de suporte de alguns recursos, o que impossibilita a migração.

Outro ponto negativo pode ser  mau funcionamento dos apps e jogos quando alocados no cartão. Por fim, o tempo de carregamento, por ser mais lento que na memória externa, pode soar como desvantagem. 

Gerenciamento de espaço 

Saber gerenciar o espaço do cartão faz diferença na hora de decidir o que migrar da memória interna para lá. Para checar o quanto há de espaço externo livre, acesse as configurações do celular e em seguida, procure por armazenamento.

Nesse subitem, a saber, selecione a opção do cartão e cheque quanto há de memória disponível. Evite migrar apps e jogos pesados, ao passo que não vão desempenhar corretamente. 

Uma dica para gerenciar espaço e migrar arquivos relevantes é renderizar as fotos, assim como os arquivos. Logo, em tamanho reduzido, mas sem perder qualidade, você armazena mais e assim, libera espaço a partir de materiais cotidianos.

Outra dica é limpar, com frequência, o cachê dos apps. Isso, aliás, serve tanto para o cartão, quanto para a memória interna. É uma maneira de otimizar espaço, de modo a liberar recursos que não são de uso cotidiano.

O que você precisa levar em consideração ao transferir jogos e aplicativos para o cartão SD?

Ao optar por transferir jogos e apps para um cartão SD, é recomendado se atentar a alguns fatores. Isso, por sua vez, garante o melhor uso do dispositivo. Cheque, a saber:

  • a memória externa disponível;
  • cheque a velocidade de transferência de dados;
  • confirme se o app que você deseja migrar, passa, de fato, para o cartão;
  • se atente ao tamanho dos apps e jogos.

Ter atenção à última dica de checagem é válida, a saber, pois muitos apps e jogos ficam limitados quando rodam na memória externa.  Sempre busque informações nos canais oficiais dos apps, para garantir que a experiência de uso será a mesma após a migração. 

Lembre que a transferência não funciona para tudo que existe no celular, em especial para os apps críticos do sistema. A dica também vale para jogos que exigem mais do hardware do aparelho. 

Como última dica, realize, de modo regular, o backup do que está na memória interna. Isso garante a atualização, bem como a segurança e a vida útil do dispositivo. Outro bom motivo, a saber, para realizar o backup é garantir que o dispositivo salve seu progresso.

Leave A Reply

Your email address will not be published.