O Galaxy Z Fold 4 é melhor que o seu antecessor? Conheça suas características e compare
O Galaxy Z Fold 4 é um smartphone da Samsung que é dobrável e apesar de não trazer muitas inovações, ele traz alguns upgrades em relação ao modelo antecessor.
O Galaxy Z Fold 4 é o quarto modelo de celular com tela dobrável da Samsung. Desse modo, mesmo que seja um smartphone sem grandes novidades, ele oferece algumas melhorias em relação ao seu antecessor. Além disso, é um produto mais potente.
Quais são os destaques do Galaxy Z Fold 4?
O Galaxy Z Fold 4 tem um hardware atualizado, novas câmeras e uma tela mais discreta, além de proporções menos esticadas. Em relação a esse primeiro destaque, aliás, pode-se dizer que esse quesito se equipara aos outros modelos premium da marca.
No geral, no entanto, antes de se aprofundar em suas características, vale mencionar os seguintes pontos positivos:
- bom desempenho;
- tela grande, logo, perfeita para multitarefas;
- possui uma proteção contra respingos de água;
- ótimo conjunto de câmeras.
Também não se pode deixar de informar os contras desse modelo da Samsung, por exemplo, a autonomia de bateria é um aspecto que ainda desagrada, assim como a lente da câmera sob a tela.
De quantas polegadas é a tela do Galaxy Z Fold 4?
O Galaxy Z Fold 4 tem uma tela principal com formato diagonal de 7.6 polegadas e display externo de 6.2 polegadas também neste formato. Vale mencionar ainda detalhes como:
- AMOLED Dinâmico 2x;
- Quad HD ou 1812 x 2176 pixels e externa em HD ou 904 x 2316 pixels.
A proporção da tela principal é de 5:6, ou seja, é mais quadrada, enquanto que a externa tem 23,1:9, um pouco menor em relação ao comprimento. Além disso, as suas bordas estão mais reduzidas nesse modelo dobrável.
Já sobre o brilho e as cores, o Fold 4 não decepciona, já que entrega altas taxas no branco e zero no preto. Desse modo, garante-se um bom contraste, além de tons muito vívidos.
Como é o design do Galaxy Z Fold 4?
O design do Galaxy Z Fold 4 é mais leve e está com uma altura 3 mm menor que o seu modelo anterior. Além disso, vale adicionar que está oito gramas menos pesado, o que é um bom upgrade em relação ao seu antecessor. Dentre as demais características tem-se:
- peso de 263 g;
- 155,1 x 130,1 x 6,3 mm (celular aberto) e 155,1 x 67,1 x 15,8 mm (fechado).
A câmera sob a tela principal está mais discreta, apesar de ainda ser possível notar uma pixelização na área a sua volta. Mas, está menos proeminente.
Proteção IPX8
O IPX8 se manteve, a fim de proporcionar resistência em algumas situações como até meia hora de proteção em 1,5 metros de água doce. Por outro lado, a construção do produto é de vidro e metal, com plástico na tela que se dobra e película de vidro bastante fina.
Cores disponíveis para este modelo Samsung
Apesar de muitos acharem esse um modelo de smartphone com perfil mais profissional, a marca ampliou o seu leque de cores. Então, além do preto, é possível encontrar opções em tons de bordô, cinza-esverdeado e bege.
O Galaxy Z Fold 4 tem um bom desempenho?
Saiba que o processador do Galaxy Z Fold 4 é mais potente, inclusive, é superior àquele presente no Galaxy S22 da marca. Assim, mais detalhes técnicos sobre esse aspecto são:
- sistema operacional com Android 12;
- interface One UI 4.1.1;
- Qualcomm Snapdragon 8 Plus Gen 1;
- processador Octa-core;
- 12 GB de memória RAM com 256 GB, 512 GB ou 1 TB de armazenamento.
Apesar de tudo isso, não se pode afirmar que há uma melhora na usabilidade do aparelho. Afinal, esses modelos dobráveis exigem mais GPU e CPU para realizar a troca entre os displays sem travar.
Mesmo que não tenha o desempenho perfeito para games, ele é ideal para multitarefas. Portanto, nesse aspecto ele se destaca com o seu Snapdragon 8 Plus Gen 1, que consegue rodar dois aplicativos de uma vez sem dificuldades.
Quais são as câmeras do Galaxy Z Fold 4?
O Galaxy Z Fold 4 conta com uma câmera principal, ultrawide, teleobjetiva, além de uma frontal interna e externa. Veja, em resumo, as características principais de cada uma delas:
- principal: 50 MP, auto foco e abertura de f/1.8;
- ultrawide: 12 MP, 123˚ e abertura de f/2.2;
- teleobjetiva: 10 MP, zoom óptico de 3x e abertura de f/2.4;
- frontal interna: 4 MP com abertura de f/1.8;
- frontal externa: 10 MP com abertura de f/2.2.
Como destaque, vale mencionar a sua nitidez e texturas de boa qualidade nas três lentes traseiras. Dessa forma, é ideal para quem prefere fotos mais saturadas.
O modo noturno da marca, por exemplo, faz um ótimo trabalho mesmo com baixa luminosidade. Apesar de não ser perfeito, supera alguns de seus concorrentes no mercado como a Nokia.
Selfies
Como este é um aparelho dobrável, ele possui duas telas, cada uma com uma câmera frontal. Assim, a melhor para tirar selfies é a externa que possui 10 MP e faz registros bem limpos.
Já a outra lente de 4 MP, por outro lado, faz selfies que saem um pouco embaçadas em alguns pontos, o que prejudica o resultado final da imagem.
A câmera continua sob o display, um detalhe presente no modelo antecessor e que desagrada aos usuários. Entretanto, está mais discreta e a qualidade das fotos em si não tiveram nenhum upgrade.
Gravação de vídeo no Z Fold 4
A lente frontal para gravação de vídeos se limita a qualidade de 1080p. O que não é um ponto negativo, já que ela serve mais para chamadas de vídeo via WhatsApp e conferências online.
Já nas demais câmeras, aliás, é possível gravar em 8K com 24 quadros por segundo. No entanto, se restringem a 4K a 30 FPS, no geral, com eventual aumento na taxa de quadros.
Mesmo com baixa luminosidade, você pode realizar boas capturas, já que a sua estabilização é muito boa, mesmo que seja em 4K com 60 FPS na lente principal do aparelho.
Como é a experiência de uso com o Galaxy Z Fold 4?
O Galaxy Z Fold 4 permite uma ótima experiência de uso no quesito produtividade. Afinal, conta com dois displays, sendo que um deles é bem espaçoso.
A primeira tela, a maior delas, serve para utilizar dois ou mais aplicativos ao mesmo tempo. Enquanto que a segunda, por outro lado, que é menor, é útil para fazer tarefas mais rápidas e poupar bateria.
Mais produtividade com o Z Fold 4
Para tornar o usuário mais produtivo, esse smartphone disponibiliza uma barra de tarefas na parte inferior do display maior. Ali, então, é possível adicionar os apps que você mais usa.
A ideia é bem semelhante a barra fixa presente em outros Galaxy logo na tela inicial. No entanto, há uma diferença, já que a do modelo dobrável fica visível mesmo com os aplicativos abertos e pode-se incluir mais de cinco atalhos.
Com o display cheio, durante a transmissão de vídeos, por exemplo, a barra desaparece, a fim de não atrapalhar a experiência do usuário. Aliás, outro recurso interessante é o fato de poder transmitir uma tarefa da tela menor para a maior de modo automático.
Qual é a capacidade de bateria do Galaxy Z Fold 4?
O Galaxy Z Fold 4 tem uma bateria de 4.400 mAh, ou seja, a mesma do seu antecessor. Esse é um aspecto em que este modelo falha, já que possui um hardware mais potente, o que tende a consumir mais energia.
Ele tem 4,5 W de recarga reversa, isto é, pode recarregar outro dispositivo. Em relação a sua autonomia, ela ficou menor, por exemplo, o Fold 4 reproduz vídeos por 12 horas com brilho da tela em 50% e conectado no Wi-Fi.
Já o Galaxy Z Fold 3, por outro lado, sob as mesmas condições, foi capaz de reproduzir o total de quase 16 horas de streaming. Então, nesse quesito, se mostra superior ao aparelho mais recente da Samsung.
Como é o sistema de som do Galaxy Z Fold 4?
O Galaxy Z Fold 4 tem um áudio estéreo com saídas de som tanto na parte inferior quanto superior do display. Assim como o Fold 3, ele tem uma qualidade sonora boa e com uma baixa distorção mesmo em volumes mais elevados.
Já a sua potência é razoável para um smartphone. Por fim, saiba que pode utilizar as saídas com Bluetooth ou USB-C, além dos alto-falantes embutidos.
Vale a pena ter um Galaxy Z Fold 4?
Apesar de não trazer novidades, o Galaxy Z Fold 4 é um bom modelo de celular. A qualidade das câmeras, por exemplo, se equipara à linha S da Samsung, que segue sendo o carro-chefe da fabricante.
Este aparelho ainda ganha uma tela maior para realizar multitarefas, o que é um ponto positivo no quesito produtividade. Então, mesmo que a autonomia de bateria seja um aspecto em que o Fold 4 peca, vale a pena para o usuário que prefere o tipo dobrável.