Imagem de Kārlis Dambrāns em Flickr

Entenda como funciona e se vale a pena investir em um Galaxy Z Flip 3

O Galaxy Z Flip 3 é um smartphone dobrável da Samsung com tela principal de 6,7 polegadas e design elegante em formato de concha, ele também conta com recursos avançados.

O Galaxy Z Flip 3 é uma das melhores apostas para quem quer ter inovação e modernidade em um aparelho só. Com aspecto nostálgico, o celular Samsung dobrável conquistou vários usuários não só pelo design, mas pelo seu desempenho considerado um dos topo de linha. 

Como é o design do Galaxy Z Flip 3?

O design do Galaxy Z Flip 3 é dobrável, elegante e funcional. Além disso, o que mais chama atenção em seu formato é seu design nostálgico, que lembra os antigos celulares flip que fizeram sucesso no final dos anos de 1990 e início de 2000.

Usuário segurando Galaxy Z Flip 3 preto
O Galaxy Z Flip 3 relembra os tempos nostálgicos dos celulares dobráveis. Foto de Karlis Dambrans em Flickr.

O smartphone tem um formato que se dobra e o deixa ainda mais fácil para carregar em bolsas menores e em bolsos de roupa. Contudo, quando aberto, fica do tamanho de um aparelho normal. 

O design chama atenção também em sua tela e em seu corpo, já que trouxe inovação e modernidade em um único aparelho celular. Além disso, ele é bem fino esteticamente e bem acabado em suas laterais, que são arredondadas. 

Tela

Quando está aberto, o Z Flip 3 tem uma tela de 16,7 centímetros com uma resolução para o tamanho de 2640 x 1080 pixels. Além disso, por causa do painel de Amoled, tem cores acentuadas e bons contrastes, bem como ótimas animações, graças à taxa de atualização.

Contudo, há quem ache bem incômodo ou até mesmo tenha a sensação de fragilidade da tela por conta da marca da dobra, que é muito visível na parte central. Ainda assim, quando o aparelho está de frente, pode passar despercebido para quem está apenas olhando.

O aparelho tem também uma tela extra de 4,5 centímetros na parte de fora, que permite ver algumas notificações e executar diversas ações, como por exemplo:

  • ver a hora;
  • checar o status da bateria;
  • ver notificações de redes sociais;
  • controlar alguns aplicativos;
  • tirar uma selfie com as câmeras principais.

Todas essas funções são possíveis de serem feitas inclusive com o aparelho em sua forma dobrada, totalmente ou sentado em uma superfície, mostrando a praticidade do smartphone. Além disso, ele é um dos melhores celulares com custo benefício

Corpo

O Galaxy Z Flip 3, apesar de ter apostado no modelo nostálgico, quando aberto, tem as mesmas medidas de um celular comum, mas moderno. De acordo com a Samsung, ele é cerca de 80% mais durável do que o seu antecessor e aguenta até 200 mil dobras. 

Além disso, pesa cerca de 180 gramas, bem pesado para quem gostaria de usar o celular com só uma mão. Então, para abrir e fechar a tela, que nos modelos antigos era uma tarefa fácil, é necessário o uso das duas mãos para ter certa firmeza e não deixá-lo cair no chão. 

Sua parte de trás é toda de vidro e as suas laterais, que são de alumínio, abrigam o local de colocar o chip, assim como os botões de ligar e os de volume.

Como é o funcionamento do Galaxy Z Flip?

O funcionamento do Galaxy Z Flip é otimizado e não perde para seu antecessor, o Galaxy Z Fold 3. Por isso, ele é um celular considerado um dos topo de linha e não deixa a desejar.

O aparelho suporta aplicativos de jogos variados, além de outros como editores de vídeos, fotos, inteligência artificial, redes sociais e de troca de mensagens. Contudo, ele possui apenas 8 GB de memória RAM, o que é abaixo de outros celulares tão bons quanto ele. 

Para entender todo o seu funcionamento, é necessário também saber como é o desenvolvimento de suas peças chave, como por exemplo:

  • bateria;
  • desempenho;
  • sistema operacional;
  • resistência à água e a impactos.

Bateria

Sua bateria possui apenas 3300 mAh, um dos pontos fracos desse smartphone. Isso aconteceu por causa do espaço menor disponível no aparelho, com a dobra no centro. 

Apesar disso, ele ainda consegue segurar um dia inteiro de carga, com um uso moderado. Em dias que o uso for mais contínuo, principalmente se for necessário ligar a internet 5G, será necessário carregar mais de uma vez. 

Para uma carga completa, é necessário cerca de 1 hora e trinta minutos, tempo maior do que outros aparelhos da mesma marca, a Samsung. 

Desempenho

O modelo Flip 3 vem com o poderoso Snapdragon 888 da Qualcomm, que é um tipo de plataforma muito querida e admirada entre muitos usuários. Esse é o mesmo tipo de processador presente em um de seus antecessores, o Fold 3. 

Para quem gosta de usar o celular para jogar, ele é uma boa aposta, já que roda bem inclusive aplicativos de jogos pesados, como o conhecido “Free Fire”. Contudo, um dos pontos negativos é que ele esquenta durante longos períodos jogando. 

Sistema Operacional

O sistema operacional do Galaxy Flip 3 é o Android 11, que usa a conexão da Samsung One UI 3.1.1. Dessa forma, ele tem um ótimo software, foi otimizado e funciona muito bem.

Dessa forma, com seu hardware da Qualcomm tão eficiente quanto seu sistema operacional, o conjunto consegue trazer ótimos resultados para o seu público.

Resistência

Sua resistência, tanto para impactos quanto para o contato com a água são garantidos pela marca, que afirma ter ótimos materiais para isso. 

Um exemplo é a parte externa do aparelho, que é feita com duas placas de vidro Gorilla Glass Victus, uma das mais resistentes contra quedas do mercado.

Resistência contra impactos

De acordo com a Samsung, a estrutura do aparelho é feita do metal Armor Aluminum, que é o material mais resistente já usado em um smartphone da marca. Além disso, sua tela é coberta por um filme que é 80% mais resistente do que a do primeiro aparelho da linha.

Ainda assim, sua dobra no meio ainda deixa muitos usuários com uma sensação de fragilidade do aparelho. Esse é um dos pontos que a marca ainda precisa trabalhar para aperfeiçoar. 

Proteção contra água

O Flip 3 conta com a proteção IPX8 contra a água, uma melhoria notável na linha. Dessa forma, é possível usar o aparelho por até trinta minutos debaixo da água, em uma profundidade de até 1,5 metros.

Ainda assim, para os amantes das praias brasileiras, é necessário ficar atento, já que sua proteção não cobre poeira ou areia.

Quais acessórios vêm com o Galaxy Z Flip 3?

Os acessórios que acompanham o Galaxy Z Flip 3 são o cabo de recarga, a chave para a gaveta do cartão SIM e uma película. Infelizmente, o carregador, a capinha e o fone de ouvido são itens que não estão inclusos na caixa do aparelho. 

Acessórios de proteção

Para aqueles que se preocupam com o cuidado e com a maior durabilidade do celular, é possível encontrar capinhas para o aparelho. Em várias lojas físicas e na internet os usuários podem comprar inclusive modelos coloridos e personalizados. 

Quais são as câmeras do Galaxy Z Flip 3?

As câmeras do Galaxy Z Flip 3 são uma grande angular e uma ultrawide. Ao contrário do seu antecessor da linha Fold, ele não possui uma câmera teleobjetiva.

Por isso, o zoom precisa ser reforçado pelo usuário na própria tela do aparelho, o que faz a qualidade das imagens ser um pouco mais inferior nesse modo. 

Câmera 

Para falar das câmeras, é necessário pensar na qualidade e nas especificações das lentes. Além disso, é importante conhecer os diversos modos para fazer fotos e vídeos disponíveis no smartphone, para conseguir aproveitar ao máximo tudo o que ele oferece. 

Lentes

O Flip 3 tem duas lentes na parte de trás e sua principal tem 12 MP, além de trazer o sensor da Samsung IMX258. Já a lente secundária na traseira, é uma ultra-wide com a mesma resolução e com o sensor IMX374.

A lente frontal tem resolução de 10 MP e, assim como em smartphones da Apple, tem selfies com aspecto natural e com saturação baixa. 

Pessoa tirando selfie com Galaxy Z Flip 3 dobrado
A câmera traseira do Galaxy Z Flip 3 permite tirar várias selfies de qualidade. Foto de Karlis Dambrans em Flickr.

Modos

Existem vários modos para tirar fotos e fazer vídeos no Galaxy Z Flip 3, além do modo Flex, que é um dos mais conhecidos pelos usuários do aparelho, tais como:

  • noturno;
  • flex;
  • desfoque;
  • selfie.
Flex

O modo Flex permite que o consumidor tire fotos e vídeos com as mãos livres. O aparelho, ao se dobrar no meio, consegue ficar parado em uma superfície com um ângulo que favorece o uso para quem não possui um tripé.

Além disso, o modo Flex só é possível por causa da interface OneUI 3.1.1, que define a capacidade de se adaptar ao ângulo em que a tela do aparelho é dobrada. 

Com essa capacidade de adaptação, é possível usar diversos aplicativos com a tela parcialmente fechada, lembrando um notebook. 

Vale a pena pagar por um Galaxy Z Flip 3?

O smartphone Galaxy Z Flip 3 de modo geral é um ótimo aparelho e encanta o público que gosta de inovação, modernidade e pelo caráter nostálgico que volta ao modelo dobrável. 

Ele é compacto e rápido, e com a chegada de seu sucessor, o Z Flip 4, seu preço reduziu consideravelmente. Por exemplo, em sua versão de 128 GB, é possível encontrar ofertas por menos de R$4 mil. 

Contudo, é necessário pensar no tipo de uso de cada um para saber se esse é realmente o aparelho certo, já que seu valor não fica entre os mais em conta. Mesmo sabendo onde dá para comprar celular barato, o preço dele não é tão atrativo. 

Leave A Reply

Your email address will not be published.