Xiaomi Mi 10T: quais os diferenciais e os principais concorrentes desse modelo?
O Xiaomi Mi 10T é um modelo de smartphone que visa competir com outros top de linha do mercado, com conectividade 5G, além de câmeras de alta resolução
O Xiaomi Mi 10T é uma opção de smartphone 5G da marca chinesa, que oferece um bom custo-benefício. Nesse sentido, veja a seguir os detalhes do aparelho, bem como, a comparação com outros modelos similares para auxiliar na escolha.
Quando foi lançado o Xiaomi Mi 10T?
O Xiaomi Mi 10T chegou ao mercado em setembro de 2020 para integrar a linha premium da marca. Ou seja, ele disputa o mercado com outros modelos considerados os mais avançados em termos de tecnologia.
Essa nova geração de aparelhos da marca chinesa conta ainda com as versões Lite e Pro, mas o Mi 10T ainda apresenta o melhor custo-benefício entre os três.
O modelo chegou ao mercado brasileiro ainda em novembro de 2020, disponível em diversas lojas virtuais. No entanto, o valor do aparelho é um pouco elevado, o que o torna menos acessível.
Quais os aspectos técnicos do Xiaomi Mi 10T?
O Xiaomi Mi 10T é um smartphone Android, com corpo feito em metal, revestido em vidro na parte traseira, com proteção Gorilla Glass. Além disso, o smartphone conta com vários recursos com o que há de mais avançado na tecnologia, como:
- compatibilidade com a rede 5G;
- wi-fi 6, que possui mais bandas para facilitar a conexão;
- infravermelho, que permite o uso do aparelho como controle remoto universal;
- leitor facial para desbloqueio da tela;
- inteligência artificial para melhoramento das fotos.
Fora esses pontos, o celular da Xiaomi ainda tem uma tela ampla, processador de alto desempenho, bem como, memória interna que garantem a boa performance. Assim, veja a seguir os detalhes sobre esses aspectos do modelo.
Tamanho da tela
O Mi 10T tem uma tela de 6,7 polegadas em LCD e resolução Full HD, com bom nível de brilho e contraste, além de ângulo de visão que evita reflexos. Ainda, possui uma taxa de atualização de 144 Hz, o que dá mais agilidade nas transições.
Um diferencial do display é o recurso Smart Adaptive Sync, que é capaz de adaptar a velocidade de acordo com a necessidade. Com isso, reduz o consumo de energia, e por consequência aumenta a autonomia da bateria.
Processador
Na parte interna, o aparelho dispõe de um processador octa-core Snapdragon 865, que entrega uma ótima performance na execução de aplicativos e jogos, mesmo os mais pesados.
Tudo isso, com uma boa eficiência energética, ou seja, ele consegue otimizar o consumo interno para reduzir o consumo da bateria.
Memória
O Xiaomi Mi 10T possui versões com 6GB ou 8GB de memória RAM, além de 128GB de espaço de armazenamento. Isso, aliado ao processador eficiente garante a velocidade no uso do aparelho.
Cartão SIM
Esse aparelho ainda possui espaço para inserir dois chips para usar linhas diferentes com o mesmo aparelho. Também acompanha a chave para remover o slot interno onde são inseridos os cartões.
Qual o software do Xiaomi Mi 10T?
O Xiaomi Mi 10T vem com o sistema operacional Android 11, mas envia as atualizações aos aparelhos. A interface interna conta com o software MIUI 12, que permite ao usuário personalizar as principais funções, como:
- atalhos;
- aparência;
- nível de brilho;
- notificações.
O sistema é bem intuitivo para realizar os ajustes e sua aparência é muito similar à do iOS, utilizado pelos aparelhos da Apple.
No Mi 10T, é possível configurar o desbloqueio por leitura da digital, para evitar acionamentos acidentais. Além disso, o usuário pode definir quais aplicativos são abertos no modo rápido.
As câmeras do Xiaomi Mi 10T são boas?
O Xiaomi Mi 10T possui um conjunto com três câmeras traseiras, com 64 MP, ultrawide de 13 MP e a macro de 5 MP. Ainda, possui câmera frontal com 20 MP, o que completa o sistema de imagem e vídeo de alta qualidade.
Em relação ao desempenho, elas são capazes de capturar imagens com boa nitidez e cores vivas, sem exagerar na saturação. Mesmo em locais com pouca luminosidade é possível obter um bom resultado, embora haja uma perda em alguns detalhes ao ampliar as fotos.
Na câmera frontal, o modo selfie consegue apresentar fotos nítidas, desde que não haja um foco de luz direta. Isso porque, o HDR não é tão balanceado ao equilibrar os níveis de contraste e luz.
Qualidade dos vídeos
O celular Xiaomi da linha Mi 10T pode gravar vídeos em resolução 8K e 30 fps, no entanto, o recurso de estabilização só está disponível para as gravações em 4K.
A câmera frontal, por sua vez, tem uma limitação e só pode gravar em resolução Full HD, da mesma forma como ocorre em outros modelos da marca. Em relação à captura de som, também tem um bom desempenho, em especial ao isolar ruídos externos.
Quais os diferenciais do Xiaomi Mi 10T?
Um dos grandes diferenciais do Xiaomi Mi 10T é a bateria de longa duração, que garante mais de um dia de duração. Essa autonomia, é claro, pode variar de acordo com a frequência de uso e o tipo de aplicativos utilizados.
Isso é possível graças à capacidade maior da bateria, de 5.500 mAh e acompanha um carregador de 33W, o que garante um carregamento mais rápido. Dessa forma, pode fazer a recarga completa em cerca de uma hora.
Outra vantagem do modelo é a resistência à respingos de água, bem como, proteção da tela com o revestimento Gorilla Glass. Com isso, o usuário fica protegido contra possíveis riscos causados por impactos leves.
Qual a diferença entre o Xiaomi Mi 10T e o Mi 10T Pro?
O Xiaomi Mi 10T é muito similar à versão Pro, mas a principal diferença está na resolução da câmera principal. Enquanto o modelo regular possui um sensor de 64 MP, o Pro vem com 108 MP.
Ainda no sistema de câmeras, o 10T Pro possui um zoom de até 30 vezes, ao passo que o outro tem um limite de 10X.
No mais, há uma pequena diferença de peso entre os dois modelos, de 216 gramas no Xiaomi Mi 10T e 218 no concorrente da mesma marca. Diante disso, o principal fator que influencia na decisão é de fato o preço e a resolução das fotos.
Quais os concorrentes do Xiaomi Mi 10T?
Entre os principais concorrentes do Xiaomi Mi 10T estão aparelhos da Samsung, Apple e da própria marca. Assim, veja na sequência uma comparação entre os rivais de destaque no mercado em relação ao modelo.
Galaxy S20
Nessa disputa, o celular da Samsung é mais leve diante de sua composição em plástico na parte posterior, e pesa apenas 163 gramas. Em relação à memória, ambos contam com a mesma configuração, mas o Galaxy possui a opção de expansão com cartão SSD.
As câmeras também oferecem recursos semelhantes, exceto na frontal, em que o Xiaomi sai à frente por ter 20MP enquanto o rival tem 10MP. Por fim, a bateria do aparelho da Samsung tem uma capacidade menor, o que resulta em uma redução na autonomia.
iPhone 11 versus Xiaomi Mi 10T
Ao comparar o smartphone da Xiaomi com o modelo da Apple na versão 11, a principal diferença está na memória interna, sendo que apresentam:
- Mi 10T, com RAM de 8GB e 128GB de espaço interno;
- iPhone 11 possui 4GB de memória RAM e 512 GB de armazenamento.
Na tela, o modelo da marca chinesa tem um display maior e com melhor resolução, além da taxa de atualização. Além disso, é capaz de gravar vídeos em 8K enquanto o concorrente da Apple chega até 4K.
Xiaomi 11 Lite
Quando se compara o modelo Mi 10T com outra opção da mesma fabricante, como é o caso do 11 Lite, é possível verificar algumas diferenças interessantes. Nesse caso, os dois modelos têm os mesmos níveis de memória, mas o 11 permite aumentar o espaço.
Em relação à tela, o 11 Lite conta com AMOLED, que supera o painel de LCD do Mi 10T ao dar mais contraste e visibilidade em ambientes com muita luz.
Já nas câmeras, os dois têm configurações parecidas, porém o Xiaomi Mi 10T supera o concorrente na resolução da ultrawide.
O Xiaomi Mi 10T é uma boa escolha?
O Xiaomi Mi 10T é um dos melhores celulares da marca no quesito desempenho e oferece bons recursos aos usuários. Afinal, ele vem pronto para uso da tecnologia 5G que deve estar disponível de forma ampla em pouco tempo.
Também conta com boa qualidade na captura de fotos e vídeos até 8K, embora não seja surpreendente. Ainda, vem com um processador de alto desempenho, bateria com longa autonomia e carregador potente.
O preço, no entanto, é um aspecto que limita o acesso ao aparelho, uma vez que se comparado a modelos similares ainda é um pouco alto. Além disso, com uma diferença mínima é possível investir em um modelo mais recente da própria Xiaomi.