O Xiaomi Black Shark é um modelo pensado para quem utiliza o smartphone para jogos, por isso conta com um processador potente para garantir a velocidade
O Xiaomi Black Shark é um smartphone da marca chinesa lançado para competir no segmento dos celulares gamer. Assim, veja a seguir as características especiais do modelo para atender esse perfil de cliente.
O primeiro modelo do Xiaomi Black Shark chegou ao mercado em abril de 2018, e desde então já foram lançadas 5 versões do aparelho. A mais recente foi em junho de 2022, nas opções regular e Pro.
Esse modelo tem um visual mais arrojado, justamente para se adequar à proposta gamer. Além dos detalhes em relevo na parte traseira, ele ainda conta com gatilhos nas laterais que ajudam a segurar melhor enquanto joga.
O grande foco desse aparelho é oferecer um bom desempenho na execução de multimídia, mas ele também possui um conjunto de câmeras de alta resolução. Diante disso, é um produto bastante completo, com poucos concorrentes que se igualam.
A velocidade é um dos diferenciais do Xiaomi Black Shark, que é compatível com a rede 5G, o que dá mais rapidez na transferência de dados. Ele ainda conta com um sistema de resfriamento especial para manter a temperatura interna sob controle.
Na versão mais recente, ele conta com opções de memória RAM de 8GB, 12GB ou 16GB, bem como, o espaço interno pode variar entre 128GB ou 256GB. Dessa forma, consegue executar aplicativos de forma simultânea sem travar.
O aparelho, no entanto, não oferece a opção de expansão da memória, pois não conta com slot para cartão SSD. Esse é um aspecto negativo para aqueles que optam por comprar um celular com menos espaço por conta do preço, na expectativa de aumentar.
Na parte interna, o celular gamer conta com o processador Snapdragon 870 octa-core, que pode chegar a uma velocidade máxima de download de 7500 Mbps. Ele vem com a placa gráfica Qualcomm Adreno 650 com 670MHz.
Fora isso, o aparelho conta com o sistema operacional que conta com a versão Android 12 Joy, que é voltada para a função gamer e possui alguns ajustes especiais para melhorar essa experiência.
Ele ainda possui funções de conectividade para parear com outros dispositivos, como TVs, computadores e até impressoras. Dessa forma, é possível enviar arquivos e fotos de forma simples.
Além do desempenho, o Xiaomi Black Shark conta com uma tela ampla, que facilita a visualização durante os jogos. Também é possível acessar algumas configurações especiais para jogos, e alterar por exemplo:
Veja na sequência os demais detalhes sobre esse aspecto do aparelho e como facilitam a função gamer, além de melhorar a experiência em outras ações.
O aparelho conta com um display amplo, de 6,7 polegadas e tecnologia OLED que garante boa visibilidade, contraste e profundidade nas imagens. Além disso, possui uma taxa de atualização dinâmica de 144 Hz.
A tela tem um nível de brilho máximo de 615 nits, o que é suficiente para dar conforto ao usar em locais abertos com luz direta.
O Xiaomi Black Shark também possui botões em forma de gatilhos nas laterais que podem ser acionados ou retraídos conforme a necessidade. Esses acessórios facilitam não apenas durante a execução de jogos, como também para tornar mais fácil o manuseio no dia a dia.
O Xiaomi Black Shark possui uma bateria de 4650 mAh, que garante uma autonomia de uso de cerca de 11 horas, de acordo com os aplicativos e outras configurações como:
Ainda assim, ele consegue manter um bom tempo longe da tomada, mesmo com a execução de jogos pesados, e utilização de serviços de localização e aplicativos rodando em segundo plano.
O grande diferencial desse modelo fica por conta do carregador de 120W, que garante uma recarga super rápida. Assim, ao conectar o celular ele pode atingir a carga máxima em cerca de 15 minutos.
Logo, isso significa uma pausa menor nas atividades caso precise recarregar o telefone durante o uso, o que é uma grande vantagem em relação aos demais concorrentes.
O Xiaomi Black Shark conta com a câmera traseira principal de 64MP, ultrawide de 8MP e macro de 5MP, além da frontal de 20MP. O sensor principal é da Samsung e oferece um bom resultado, mas com um pouco de granulado nas fotos à distância.
O celular Xiaomi ainda possui o recurso de zoom óptico de 2x e o digital que amplia em 5 vezes o foco. Dessa forma, é possível capturar objetos distantes com bom nível de detalhes nas imagens.
Na câmera frontal, o usuário ainda tem as funções de modo retrato e noturno, contudo, os resultados não são impecáveis. O desfoque nas selfies não é muito preciso, enquanto as fotos tiradas à noite sofrem com uma leve falta de nitidez.
Nesse aspecto, o Black Shark é capaz de gravar vídeos em resolução 4K e 60 fps na câmera traseira, e entrega um resultado satisfatório. No entanto, um ponto negativo é a falta do recurso de estabilização das imagens.
No mais, ele conta com som estéreo, com boa clareza na reprodução de vídeos, bem como, tem sensor para redução de ruídos externos no momento da gravação.
O ROG Phone, modelo da Asus, é o principal concorrente do Xiaomi Black Shark e consegue competir em desempenho e memória. Um dos pontos de destaque desse modelo é que possui variantes com RAM de 512MB, por exemplo.
Em relação ao processador, o smartphone da Asus usa o Snapdragon 888, levemente superior à versão 870 do Black Shark. Para compensar isso, a fabricante chinesa conta com a plataforma mais recente do Qualcomm, o 8 Gen 1.
Outro diferencial do smartphone da marca chinesa é que ele divide o armazenamento interno, assim, consegue atingir uma melhor performance. Dessa forma, ele possui um núcleo para processar os jogos, e outro para as demais tarefas.
No quesito bateria, o ROG Phone tem uma capacidade maior, de 6.000 mAh, o que garante um tempo maior de autonomia. No entanto, o carregamento rápido do aparelho da Xiaomi compensa esse fator.
Quanto às câmeras, os dois têm configurações similares, sendo o sensor principal de 64MP e o conjunto triplo na parte traseira. Na parte frontal, no entanto, o ROG tem uma resolução maior, bem como, consegue gravar vídeos até 8K.
Diante disso, no conjunto, o aparelho da Asus apresenta um aparelho mais completo, em especial nos recursos multimídia. No entanto, o preço também é mais elevado, o que pesa no desempate entre os dois.
Entre os pontos negativos do Xiaomi Black Shark está a qualidade das câmeras, que embora não sejam ruins, estão muito abaixo do que se espera de um celular tão avançado nos demais aspectos.
Outro ponto para considerar é que o foco do aparelho é o perfil gamer, o que se verifica logo no design. Por isso, pode não agradar tanto os usuários que buscam um modelo mais usual.
O preço do aparelho é outro aspecto que pesa na decisão é o investimento necessário para compra. De acordo com a versão escolhida, o preço pode variar entre R$ 3 mil até R$ 8 mil reais, o que o torna pouco acessível.
Como ainda não está disponível para venda no Brasil, a alternativa para comprar é importar por meio de lojas especializadas. Com isso, há incidência de taxas, além da conversão conforme a cotação da moeda.
Nesse contexto, a compra vale a pena de fato apenas para aqueles que buscam um celular especial para a execução de jogos. Afinal, para as demais funções como fotos, vídeos e execução de aplicativos diversos há opções mais completas por preços competitivos.
Para quem valoriza o desempenho, o Xiaomi Black Shark oferece bons recursos e um processador potente. Além disso, conta com um design diferenciado, que o destaca em meio aos modelos regulares.
Mesmo que não esteja entre os melhores celulares custo-benefício, ele segue sendo uma ótima opção de investimento para quem busca um aparelho diferenciado. Sobretudo para quem tem interesse em utilizar para jogos online.
Melhores aplicativos educativos infantil: descubra opções incríveis para o aprendizado dos pequenos.
O Xiaomi Mix 5 ganhou uma data de lançamento e pode ter acabamento em cerâmica,…
O Swarm app é uma ferramenta derivada do Foursquare cujo foco é em check-ins, no…
O celular Vivo T3 Lite é lançado com uma bateria de 5.000 mAh, armazenamento interno…
A temida linha verde na tela do celular pode surgir de repente, causando pânico e…
O Moto E22 chegou ao mercado como uma opção de celular básico acessível da Motorola.…
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços