Realme GT Master: quais as vantagens desse modelo em relação aos concorrentes?
O Realme GT Master é uma opção de celular intermediário que conta com bons recursos em foto e vídeo além de um processador potente para mais desempenho
O Realme GT Master chegou ao Brasil com a promessa de ser um smartphone com excelente custo-benefício. Por isso, vale a pena conhecer mais sobre esse modelo, quanto aos aspectos técnicos e diferenciais em relação a outros aparelhos.
Quem é a fabricante do Realme GT Master?
O Realm GT Master é fabricado por uma companhia chinesa independente de mesmo nome. No início da produção, a empresa era subsidiária da Oppo, outra grande empresa chinesa com alcance nos mercados europeu e asiático.
Devido ao sucesso dos aparelhos, esse braço da organização se tornou independente e hoje já compete com a Xiaomi em diversos países da Ásia.
No Brasil, os primeiros exemplares de celulares da marca chegaram em 2020 e embora ainda não tenha uma presença tão ampla no mercado, sua participação vem crescendo a cada ano.
Quando foi lançado o Realme GT Master?
O modelo Realme GT Master foi lançado em 2021, com a proposta de ser um smartphone intermediário, mas com boa performance. Assim, o produto conta com alguns atributos que o tornam competitivo no mercado, entre eles:
- design atrativo;
- conjunto de câmeras com boa resolução;
- sistema operacional Android;
- processador potente;
- compatível com redes 5G;
- carregamento rápido.
Essa combinação torna o aparelho rápido na execução de aplicativos e jogos diversos, bem como, proporciona imagens e vídeos de excelente qualidade. Tudo isso, com uma bateria de alta duração, graças ao sistema interno eficiente.
Por conta disso, mesmo com o preço mais alto, ele é um concorrente forte para as melhores marcas de celulares que já atuam no mercado nacional.
Quais as diferenças entre o Realme GT e o Realme GT Master?
Ao passo que o Realme GT Master é um modelo intermediário, o GT é o top de linha, por isso, tem alguns recursos extras. A principal diferença está no processador e na memória interna.
O modelo mais avançado tem conta com o Snapdragon 888 enquanto o GT Master vem com a versão 778G do mesmo processador. Já no espaço interno, o Realme GT tem 12 GB de memória RAM e o outro apenas 8GB.
No design, também é fácil diferenciar os dois, porque o GT tem um visual mais esportivo, com parte externa na cor amarela em textura que imita o couro. Ainda, tem uma faixa na cor preta que chega até o local onde estão as câmeras.
Já o Realme GT Master aposta em um visual mais clássico, com a parte traseira em material plástico translúcido que muda de cor conforme a incidência da luz. Os dois aparelhos, no entanto, mantém algumas características como:
- conjunto de três câmeras traseiras, sendo a principal de 64 MP;
- tela super AMOLED;
- taxa de atualização de 120 Hz;
- compatíveis com a tecnologia 5G.
Intermediário atende bem
O modelo intermediário, portanto, herdou algumas características do top de linha, o que o torna um pouco mais avançado em relação aos concorrentes. Diante disso, ele supre bem a necessidade de quem busca um aparelho potente com custo menor.
Vale destacar que o modelo GT não está à venda no mercado brasileiro até o momento, assim, a única opção é o Master.
Quais as características técnicas do Realme GT Master?
O Realme GT Master vem com Android 11 e um design super fino, que reflete no peso de 180 gramas. Ele ainda conta com leitor de impressões digitais sob a tela, e um notch bem discreto, que valoriza a tela ampla no visor.
Esse celular também é compatível com o acesso à internet 5G, além de se conectar a redes Bluetooth, NFC e Wi-fi 6. O layout do dispositivo é bastante intuitivo como é comum aos usuários Android, com opção de seleção do idioma para português.
Tela
A tela do aparelho tem 6,43 polegadas e conta com resolução Full HD além de painel AMOLED. Dessa forma, ele oferece um display com boa gama de cores e excelente visualização.
Fora isso, o visor tem taxa de atualização de 120 Hz, o que torna a troca de imagens mais fluida entre os quadros. Já em relação ao touch, esse nível chega a 360 Hz, o que melhora a resposta aos comandos na tela.
Processador
Essa versão vem com processador Snapdragon 778G e 8GB de memória RAM, mas é possível expandir para chegar até 13 GB. Mesmo com a capacidade original, ele já entrega um ótimo resultado em performance.
Somado a isso, ele ainda possui 256 GB de armazenamento, o que dá espaço para instalar aplicativos e rodar jogos com tranquilidade. Aliás, o conjunto interno permite ao usuário usar aplicativos simultâneos e jogar com mídias pesadas sem travar.
Bateria
O smartphone possui uma bateria de 4300 mAh, que é razoável dentro do segmento, e com o uso moderado pode garantir o uso ao longo do dia sem ter que carregar. Isso é possível porque o processador foi otimizado para consumir menos e ter mais eficácia.
Tempo de carregamento
Apesar da bateria não ser tão potente, a fabricante compensa isso com um sistema de carregamento super rápido. Nesse sentido, o carregador que acompanha o produto tem 65W de potência.
Ao conectar o aparelho, é possível chegar à carga completa em apenas 35 minutos, além de contar com proteção contra sobrecargas na rede. Com isso, o celular também não sofre com aquecimento durante a recarga.
O Realme GT Master tem uma linha com design diferenciado?
Uma das versões do Realme GT Master possui um design exclusivo do renomado Naoto Fukasawa. Com a parte externa em couro ecológico, o aparelho vem em uma cor cinza escura, que confere elegância.
O material também traz mais conforto ao segurar o aparelho, uma vez que não escorrega como ocorre com aqueles que têm o acabamento em plástico. Além disso, é menos suscetível a riscos pelo atrito.
Na parte traseira, ele possui algumas elevações na linha horizontal, a fim de simular o modelo de uma mala de viagem.
Dessa forma, o conceito do designer foi criar um smartphone que remeta à ideia de explorar novos lugares. Com suas câmeras potentes, afinal, ele é o acessório ideal para fazer os registros nos momentos de lazer.
Como são as câmeras do Realme GT Master?
O Realme GT Master conta com uma câmera frontal de 32MP além outras três na parte de trás, posicionadas em linha vertical ao lado do flash, sendo elas:
- a principal com 64MP e foco automático;
- intermediária de 8 MP e ultrawide;
- por fim, a última conta com 2MP e a lente macro.
Veja na sequência os principais detalhes sobre os recursos que elas oferecem e os diferenciais que destacam esse modelo perante os concorrentes.
Ultrawide
Com a câmera de foco amplo, é possível capturar imagens panorâmicas, com quase nenhuma distorção nas bordas. Assim, é ideal para usar em viagens para registrar paisagens e monumentos por onde passar.
Modo noturno
O Realmente GT Master possui um sistema inteligente que consegue corrigir a iluminação das fotos e assim obter resultados mais nítidos mesmo com pouca luminosidade. Isso porque, ela ainda remove um pouco do ruído para que seja possível observar os detalhes.
Câmera frontal
Com 32 MP, ela garante uma boa nitidez para fazer selfies, contudo o modo embelezamento que vem ativado deixa o tom de pele um pouco esbranquiçado. Por isso, o recomendado é desativar esse recurso.
Macro
Esse é o foco ideal para fazer fotos de objetos mais próximos da tela, que diminui o ruído e consegue evidenciar bem as cores dos objetos.
Processamento inteligente
O resultado das fotos tiradas com o celular são tratadas automaticamente com um realce na cor e nitidez. Esse efeito é bem discreto a fim de não remover detalhes da imagem, por isso, ao aproximar é possível visualizar algumas granulações.
A tonalidade das cores fica um pouco mais saturada, o que pode ser um problema para quem prefere algo mais natural. Mesmo assim, é possível ajustar esses aspectos de modo manual para chegar ao resultado esperado.
Fotografia de rua
Esse é um recurso adicional disponível na câmera que torna os cliques da câmera mais rápidos na captura. Assim, fica mais fácil fazer fotos em movimento, sem perder a qualidade final na imagem.
Efeitos da câmera
Outra função interessante do GT Master é a gama de filtros interativos disponíveis nas câmeras do aparelho, que ajudam a fazer fotos com efeitos sem precisar de aplicativos auxiliares.
Dentre as opções disponíveis, estão alguns filtros padrão, como o preto e branco, bem como o Dynamic Image Snapshot, ou captura de imagens dinâmicas.
A gravação de vídeos com o Realme GT Master é boa?
O celular Realme GT Master é capaz de fazer vídeos em resolução 4K com o sensor principal. Já com a câmera frontal, as gravações atingem apenas o Full HD, mas ainda assim tem um bom resultado.
Um ponto que merece destaque, no entanto, é o recurso chamado Modo Filme, com o qual é possível estabilizar as imagens. Dessa forma, vídeos mais dinâmicos ganham um aspecto profissional sem as imagens tremidas.
A inteligência artificial ajuda muito nesse aspecto, porque identifica uma gama de detalhes e consegue registrá-los. O resultado são vídeos com boa nitidez e sem aspecto artificial, além de ter as cores bem equilibradas.
O Realme GT Master possui recursos para jogos?
O smartphone Realme GT Master vem com um diretório de jogos, chamado Game Space, no qual é possível controlar as configurações de cada título, tais como:
- permissões de acesso;
- ativação de localização;
- notificações.
Fora isso, o aparelho também desativa programas em segundo plano enquanto o usuário está jogando, a fim de concentrar os recursos do processador para dar mais resposta nos controles do game.
Onde o Realme GT Master é vendido no Brasil?
O Realme GT Master teve a venda exclusiva pelas Lojas Americanas no lançamento, mas hoje é encontrado em outras varejistas e e-commerces, como a Amazon, por exemplo.
O aparelho entrou no mercado com um preço em torno de R$ 3,6 mil, o que é um pouco alto para um intermediário. Nesse contexto, esse é um dos principais fatores que impede que ele seja ainda mais competitivo no mercado.
Quais os concorrentes diretos do Realme GT Master?
Entre os rivais do modelo Realmente GT Master estão modelos da Motorola, Samsung e Xiaomi. As três fabricantes contam com modelos na linha dos intermediários que contam com recursos similares, dentre eles:
- Poco X3 GT;
- Motorola Edge 20;
- Galaxy A52.
Confira na sequência um comparativo entre esses modelos e o da Realme para analisar os prós e os contras na hora de escolher.
Xiaomi Poco X3 GT
O celular Xiaomi tem a mesma capacidade de memória e armazenamento do GT Master, ou seja, 8GB de RAM e 256 GB de espaço interno. Aliás, os dois modelos mantém a sigla GT no nome pois fazem menção à proposta de serem aparelhos mais rápidos.
No caso do Poco, o processador é o MediaTek Dimentisy 1100 5G, ele atinge uma boa velocidade no processamento das informações. Assim, mantém o equilíbrio em relação ao rival.
Uma das vantagens em relação ao Realme GT Master é a bateria, que no modelo da Xiaomi tem 5.000 mAh. O conjunto de câmeras, por sua vez, entrega um bom resultado, mas nada surpreendente.
A grande vantagem do modelo Poco X3 é o preço, que é mais competitivo do que o Realme. Portanto, esse é um fator que pesa na decisão entre os dois aparelhos.
Motorola Edge 20
Outro concorrente do GT Master, o Edge 20 também se posiciona como um modelo intermediário mais avançado. Em relação ao design, sua principal vantagem é ser mais leve e fino, com as laterais em alumínio.
O Realme tem vantagem sobre esse modelo em relação ao visor, uma vez que utiliza o AMOLED, com mais brilho e contraste. No entanto, o tamanho da tela do celular da Motorola é levemente maior, com 6,7 polegadas e 144 Hz de atualização.
Ambos têm baterias com capacidade similar, embora a marca chinesa ganhe com o carregamento super rápido de 65W, enquanto o Turbo Power da Motorola tem apenas 30W.
Galaxy A52
Na comparação com o modelo da Samsung, o GT Master apresenta algumas vantagens em relação ao hardware. A começar pelo processador, que é o Snapdragon 778G contra a versão 750G do A52.
A memória interna também é superior no Realme, sendo 256 GB enquanto o Galaxy vem com 128 GB, embora seja possível expandir o espaço com cartão SSD.
Em relação à tela, ambas usam o AMOLED e têm dimensões e resolução praticamente idênticas. Porém, a Samsung investiu em uma proteção extra ao usar o vidro com Gorilla Glass.
Na qualidade de foto e vídeo, os dois modelos também têm um desempenho similar, mas o A52 consegue captar ângulos um pouco mais amplos na câmera ultrawide.
Quais as principais críticas ao Realme GT Master?
Um dos problemas relatados pelos usuários está no sistema de som do Realme GT Master, que deixa a desejar em relação a outros modelos intermediários. Assim, ele conta apenas com uma saída de som na parte inferior, que não é estéreo.
Apesar de ter uma boa potência e clareza na reprodução de áudio, esse fator faz diferença na experiência ao assistir filmes e rodar jogos, por exemplo.
Diante do valor do aparelho, aliás, esse é um requisito esperado, que está disponível em outros modelos concorrentes. Inclusive o valor de venda do produto é outro aspecto que interfere no desempenho das vendas do modelo.
Logo, apesar do bom desempenho, o modelo entrega recursos que não surpreendem os usuários e não justificam o investimento mais alto na compra.
Vale a pena comprar o Realme GT Master?
O Realme GT Master é uma boa opção de compra para quem valoriza um aparelho rápido e com boa qualidade em foto e vídeo. Dessa forma, ele consegue ter um bom desempenho para jogos e também para o uso com aplicativos simultâneos.
A autonomia da bateria, apesar de não ser muito alta, consegue atender o uso regular ao longo de um dia. Além disso, o carregador potente compensa esse ponto, já que consegue completar a carga em poucos minutos.
O sistema Android é bastante intuitivo e o software é fácil de usar e permite personalizar ícones e configurar aplicativos na tela inicial para um fácil acesso. No entanto, a interface ainda tem problemas na tradução para o português.
Um dos pontos que merece atenção, no entanto, é o preço que ainda é alto na comparação com modelos similares. Por isso, é importante pesquisar para encontrar a melhor oferta e comparar o custo-benefício entre as opções.