Realme C25: Conheça tudo sobre o celular
O Realme C25 é um aparelho muito útil para quem deseja versatilidade e muitas funções em um aparelho básico, conheça mais sobre e entenda se é uma opção ideal para você.
Realme C25 é um dos celulares básicos da marca, lançado no Brasil em 2021 com a promessa de ter um dos melhores custo-benefícios da linha. Dessa forma, é uma opção que tem a intenção de superar o que os concorrentes oferecem e vale a pena conhecer mais sobre ela.
O que é o Realme C25?
Realme C25 é um dos equipamentos básicos da empresa, mas que possui mais funções do que seus concorrentes no mercado. Por isso, quem busca um produto simples, com um bom custo benefício e várias aplicações pode gostar muito dessa opção.
Seu processador é bem simples, mas serve para funções básicas do dia a dia e ainda conta com um sistema Android atualizado. Assim, suas configurações são ótimas e ainda é possível usar aplicativos para armazenamento em nuvem e aumentar a sua memória.
Mesmo que seja um celular básico, o telefone possui uma ficha técnica interessante para a categoria. Então, conta com vários aspectos mais comuns em itens intermediários como:
- três câmeras;
- bateria de 6000 mAh;
- processador MediaTek Helio G70.
O Realme C25 é um aparelho que tem a missão de ser melhor do que os outros produtos desse segmento. Dessa forma, vale a pena conhecer um pouco mais sobre ele e entender como funciona.
Como chega o celular?
Esse equipamento vem em uma tradicional caixa com o nome do modelo na tampa, mas não conta com uma ilustração dele, como outros itens. Além disso, os acessórios que vem junto com ele na sua compra são os que estão listados logo abaixo:
- carregador de 18 W;
- guia do usuário;
- cabo USB no padrão C;
- agulha para a gaveta do cartão SIM;
- capa de silicone.
O produto, assim como os outros, não vem junto com fone ou com outros acessórios de conexão como o smartwatch. Mas, dá para comprar os itens quando for pedir o seu novo celular para que todos cheguem juntos e com isso ter todas as conexões possíveis.
Como é o seu design e material?
O Realme C25 é vendido com um design tradicional que não se destaca de outros itens dessa mesma linha. Assim, tem um corpo simples em plástico e dá para comprar ele em duas opções de cinza:
- clara com um leve tom azulado;
- grafite.
Seus detalhes atrás possuem linhas finas que possuem texturas e com isso deixam o aparelho menos escorregadio. Enquanto isso, há uma faixa estreita na esquerda com um acabamento mais liso onde se localiza o nome da empresa.
Ele é o oposto dos aparelhos intermediários que buscam ser delicados. Isso porque, ele foca na resistência e robustez, assim, já passou pelos testes de resistência TuV Rheinland, o que lhe dá uma certificação militar de resistência a impacto. No entanto, não tem proteção à água.
Qual o seu peso?
A espessura do Realme C25 é de 9,6 milímetros o que acaba tornando as suas laterais mais grossas. Além disso, ele pesa cerca de 209 gramas, o que o torna bem grande para um aparelho que tem o princípio de ser básico.
Onde ficam as suas câmeras?
Seu conjunto de câmeras segue um estilo cooktop, composto por três lentes que utilizam um LED em flash. Além disso, a frontal conta com um entalhe de gota, diferente de outros produtos da marca que a mantém mais discreta no canto.
Onde fica o leitor biométrico?
Ele fica localizado na traseira do Realme C25 e o seu sensor consegue responder de modo muito rápido ao toque. Por isso, tem uma resposta muito boa e efetiva, o que é um ponto bem positivo para um aparelho que se propõe a ser simples.
O que tem em suas laterais?
Na sua lateral direita ficam os tradicionais botões de energia e de controle de volume. Enquanto isso, do lado esquerdo fica o slot de chip e cartão de memória, que nesse aparelho pode ser expandida para até 256 GB.
A borda inferior conta com as suas entradas USB-C e para fone de ouvido, nesta região ainda se encontra o alto-falante principal e o microfone. No entanto, é bom ressaltar que como não possui proteção contra água ou poeira é preciso tomar cuidado com essas regiões.
Como é sua tela e som?
O Realme C25 conta com uma tela do tipo IPS LCD de 6,5 polegadas e com taxa de atualização de 60 Hz. Assim, tem uma resolução básica que suporta HD+ (1600 x 720 pixels), o que significa um nível de imagem agradável, mas que não traz tanto impacto.
Suas bordas são ressaltadas, ainda mais na parte inferior onde fica a câmera, escondida por um notch em forma de gota. Dessa forma, conta com um configuração simples e o painel serve para atender ao uso básico e alguns de seus principais aspectos são:
- brilho forte, que torna as imagens visíveis mesmo na luz solar forte;
- definição dos ícones mediana;
- boa luminosidade;
- cores vibrantes;
- ângulo de visão mediano;
- boa calibração padrão;
- preto deixa a desejar.
O seu painel LCD é bom para ambientes muito iluminados e ainda é superior ao desempenho de seus concorrentes de outras marcas. No entanto, se comparar com linhas de celular mais evoluídas, têm uma grande diferença. Além disso, não conta com suporte HDR10 para vídeos.
Como funciona o seu sensor?
O sensor de toque responde a 90 Hz, o que torna o Realme C25 um aparelho pouco indicado para jogos. Então, não espere obter um bom tempo de resposta com as suas configurações, porque é pouco provável que se consiga.
Qual a qualidade do seu som?
O áudio desse modelo não é a melhor parte da sua construção e poderia ser bem melhor com poucos recursos. Isso porque, há apenas uma saída de som que fica localizada na parte inferior, o que limita o som a mono., que é eficiente para ligações rápidos no viva-voz
A potência é decente, mas não consegue reproduzir graves e médios com uma alta eficácia, assim, não preenche o ambiente, mesmo que seja pequeno. Por isso, ele tem uma boa resposta para quem gosta de assistir vídeos curtos, mas é limitado para jogos e filmes.
Como é o seu software?
O software do Realme C25 roda o Android 11 modificado pela interface Ralme 2.0. Dessa forma, é a mesma presente em outros modelos superiores da marca, só que não tem a mesma fluidez, por conta do processador inferior.
Esse sistema flui bem e não costuma travar ou apresentar pequenos problemas ao longo da usabilidade. Além disso, na customização ele é bem semelhante aos modelos no Android da Motorola, que copiam itens do Galaxy.
Facilidades
O celular permite criar atalhos de aplicativos que se podem adicionar na parte inferior da tela, para ficar perto dos principais pontos de acesso. Então, fica mais próximo dos dedos dos usuários e com isso em poucos toques dá para acessar as principais funções.
No Realme C25 um grande problema é a tradução do português que mistura muito o brasileiro com o de Portugal. Dessa forma, algumas configurações podem parecer confusas para quem está acostumado com outras marcas.
Esse aparelho ainda conta com uma barra lateral inteligente que é bem parecida com o que outros rivais oferecem. Além disso, tem um suporte a tema escuro que permite configurar o Google Assistente para o botão de energia e mantém o seu patch de segurança em dia.
Ações
É possível ter funções facilitadas no aparelho com algumas ações. Portanto, quando se desenha um “V” na tela bloqueada ela acende a lanterna e se fizer “O” o aplicativo da câmera se inicia, esses são só alguns exemplos mais comuns, mas há outras opções.
Aplicativos instalados
O Realme C25 vem com vários aplicativos de terceiros instalados já na sua compra. Assim, é comum que ele chegue com opções de redes sociais, jogos e até mesmo e-commerces. Mas, caso não goste, é possível desinstalar eles e poupar espaço.
Qual é o desempenho do Realme C25?
O Realme C25 tem um bom desempenho para algo básico e lida de modo efetivo com tarefas simples e com jogos leves por conta do processador MediaTek Helio 670. Então, vem com 4 GB de RAM, o que garante rapidez média, e uma memória interna de 128 GB.
Esse não é um aparelho que trava ao abrir aplicativos ou que requer um grande tempo para carregar. No entanto, seu tempo de resposta é maior do que o dos que o de nível intermediário ou top de linha, ainda mais quando é para abrir redes sociais mais pesadas.
O aparelho é capaz de lidar com jogos de baixa qualidade gráfica e que não demandam um grande desempenho. Mas, opções mais elaboradas podem ter um péssimo desempenho e até mesmo não rodar em alguns casos
Qual a eficiência da bateria?
O Realme C25 tem uma bateria que impressiona por conta de sua autonomia generosa de 6000 mAh. Isso porque, ela permite que o celular funcione por até 40 horas quando tem um uso moderado, o que supera bem os rivais de que duram no máximo 30 horas.
Isso é possível porque seu software agressivo é programado para evitar ao máximo que aplicativos e serviços fiquem em execução em segundo plano. Dessa forma, a bateria é capaz de render muito e fazer uma super economia de energia.
Com o carregador de 18 W que acompanha o aparelho, ele leva mais de 3 horas para uma carga completa. Por isso, é indicado que se troque por outro que seja mais eficiente, como os de 65 W.
Qual o desempenho do processador?
O Realme C25 conta com um processador Helio 670 da MediaTek que apresenta uma boa configuração para usos básicos do dia a dia. Assim, com 4 GB de RAM e 256 GB de espaço interno ele oferece uma boa qualidade para aplicativos de uso cotidiano.
Ele tem um desempenho bem normal para abrir e lidar com suas funções e não surpreende nesse sentido. Então, ele demora um pouco mais do que alguns rivais para executar os comandos, o que é um ponto negativo.
A quantidade de memória é suficiente para que se mantenha alguns aplicativos abertos sem grandes problemas. No entanto, a sua configuração tende a fechar todos para conseguir ter um nível maior de economia.
Como ele se sai em jogos?
Nos games mais leves o Realme C25 consegue ter um bom desempenho por conta de sua boa GPU aliada à baixa resolução de tela. Mas, caso busque por uma resolução melhor ou uma resposta mais rápida dos sensores é pouco provável que saia satisfeito.
Como é sua conectividade?
A conectividade é interessante, já que conta com o suporte de Wi-Fi AC e também tem o bluetooth 5.0 instalado. Além disso, tem capacidade para receber a rede 5G, só que não tem capacidade de se conectar por NFC.
Como são as câmeras do Realme C25?
O Realme C25 possui três câmeras na traseira e uma câmera frontal para selfie. Dessa forma, ele conta com duas configurações distintas, o modelo mediano vem com sensor de 13 MP e o global possui a principal de 48 MP, no Brasil se comercializa o segundo tipo.
Essa lente é acompanhada por mais duas de 2 MP, enquanto isso, na parte frontal há uma de 8 MP para selfies. Assim, sua resolução é baixa e bem inferior que alguns intermediários que focam nesse aspecto.
Como funciona a câmera?
A qualidade de suas imagens não é das melhores e situações desfavoráveis devem render perda de textura e alcance limitado. Além disso, possui uma inteligência artificial que faz retoques, mas que tem a tendência de exagerar no contraste e por vezes piora a foto.
O Realme C25 conta com uma configuração básica, mas segue a tendência da categoria de entrada. Por isso, quando combinado com aplicativos para editar fotos pode render resultados que chamem a atenção de seus usuários.
Como funciona o seu zoom?
O equipamento possui zoom bem falho e que apresenta grandes perdas de qualidade quando se adiciona a imagem. Assim, dá para perceber que há uma grande queda no nível quando se utiliza esse recurso para aproximar o foco.
Como funciona a câmera ultra-wide?
O Realme C25 não tem uma ultra-wide para registrar fotos de cenários mais amplos. Dessa forma, é um aspecto que faz falta já que a sua macro tem uma resolução muito baixa e dificuldade para ter uma boa capacidade de foco.
Como funciona a câmera macro?
A câmera macro é considerada ruim, porque possui foco fixo e gera imagens de péssima qualidade. Assim, muitos usuários questionam a sua presença no aparelho já que ela não agrega em nada o seu uso.
Esse recurso costuma aplicar uma saturação exagerada e não muito nítida. Além disso, em muitos casos há problemas para lidar com a exposição e com o foco que ela apresenta, com qualidade bem abaixo do esperado.
Como funciona a lente principal do Realme C25?
A lente principal do Realme C25 produz imagens bem interessantes e que surpreendem apesar de ser uma câmera de apenas 48 MP. Isso porque, conta com uma definição boa, bem como a sua exposição que consegue ser controlada.
Suas cores são bem vibrantes, ainda mais quando se aplica o sistema HDR, que fica ativado como padrão. Nesse sentido, a única deficiência é que ela tem alguns problemas cromáticos e o sensor de profundidade tenta criar desfoques naturais que saem forçados.
Como é a qualidade das fotos da noite?
O Realme C25 tem dificuldades em ambientes que são pouco iluminados e o modo noite é aplicado para melhorar a qualidade da fotografia. Dessa forma, obtém uma qualidade média, que agrada quem é pouco exigente.
Para chegar nesse nível, a configuração faz alguns ajustes como elevar o brilho. No entanto, os ruídos que aparecem tornam o registro menos preciso e os pontos escurecidos ficam ruins mesmo com mais luminosidade.
Qual a qualidade das selfies do Realme C25?
A câmera frontal do equipamento tem até uma boa definição, apesar da baixa quantidade de pixels. No entanto, ela tem um ajuste de saturação considerado bem ruim por quem já a utiliza.
Esse detalhe faz com que o rosto fique vibrante e com sombras escurecidas que aparecem mesmo quando se desativa o HDR e o filtro. Assim, o Realme C25 tem uma frontal com baixa resolução, não é possível captar muitos detalhes.
Qual a qualidade dos vídeos?
O Realme C25 é capaz de gravar vídeos em Full HD com traseira e a frontal, mas, só a principal é capaz de fazer vídeos a 60 fps. Além disso, não há estabilização eletrônica para lidar com tremidos e o foco é bem lento.
Vale a pena comprar o Realme C25?
O Realme C25 é um bom celular básico, que se destaca muito pela bateria de longa duração. No entanto, suas outras características são bem parecidas com as de seus concorrentes, com pontos positivos e negativos.
Um de seus principais aspectos é que se trata de um aparelho de baixo custo. Além disso, seu processador é bom para o que ele se propõe e a bateria tem uma ótima duração, uma das melhores da categoria.
Ele consegue atuar muito bem no dia a dia e cumprir todas as funções básicas. Por isso, se souber onde comprar celular barato e de qualidade procure por esse modelo. Por fim, esse é um ótimo aparelho para quem deseja economizar e ter um bom desempenho básico.