Review do smartphone Xiaomi Poco X4 GT
Em junho de 2022 a Xiaomi lançou a nova geração da linha GT e trouxe ao mercado global o celular Poco X4 GT, que se destaca por suas especificações bem generosas.
Se você ainda não sabe se compensa comprar o Poco X4 GT, então, está no lugar certo.
Descubra qual o desempenho, a qualidade da câmera, se o consumo de bateria é bom ou se dá para jogar PUBG Mobile. Fique por dentro de tudo sobre este celular.
O que dizer do Poco X4 GT da gigante Xiaomi?
O Poco X4 GT lançado em 2022, é um smartphone da gigante chinesa Xiaomi. Alimentado por um chipset Mediatek Dimensity 8100, 8 GB de RAM e 128 GB de armazenamento interno.
Ele executa o sistema operacional Android v12.0 pronto para uso, com bateria não removível Li-Po 5080. Além disso, possui uma tela de 6,6 polegadas, com tecnologia IPS que é uma das principais tecnologias de LCD do mundo.
Acessórios
Ao receber um X4 GT modelo de uma das melhores marcas de celulares,
que vem dentro de uma embalagem preta com os nomes da marca e do aparelho escritos em amarelo. Contudo, além do smartphone, acompanha os seguinte acessórios:
- papéis como manuais;
- cabo USB-C para A;
- adaptador CA compatível com saída de 67 W (plugue externo);
- chave da gaveta do SIM card;
- capa para o aparelho;
- filme protetor de LCD.
Quais as vantagens e desvantagens do smartphone Poco X4 GT?
O Poco X4 GT tem muitas vantagens como uma boa performance, por outro lado, não possui slot micro SD. Mas, com certeza há mais benefícios, portanto, veja quais são os prós:
- exibição de 144 Hz;
- grande performance;
- padrões sem fio atualizados;
- GPS preciso;
- alto-falantes estéreo;
- boa câmera à luz do dia;
- carregador de 67 watts incluído.
Ele também oferece algumas desvantagens como instabilidade para vídeos 4k ou o fato de não ter acesso para cartão de memória. Então, confira quais os contras:
- sem slot microSD;
- instabilidade para vídeos 4K;
- não tem painel OLED;
- nenhum LED de notificação.
Quais as características do Poco X4 GT?
O smartphone Poco X4 GT vem com tela LCD, câmera de alta resolução entre outros atributos de última geração. Sendo assim, confira em detalhe cada parte e acessório desse celular que tem feito sucesso no mercado como uma ótima opção com bom preço.
Design
Ele mede 164 x 74,5 x 8,9 milímetros e pesa quase 200 gramas. Contudo, veem nas cores preta, prata ou azul para escolher, com as costas e a moldura coloridas de acordo.
A parte traseira tem acabamento fosco em todas as variantes dos tons disponíveis feita de plástico. No entanto, a estabilidade e o processamento dificilmente afetam de forma negativa.
As duas lentes de câmera levantadas no módulo na parte traseira se projetam claramente com 3 mm e causam oscilação em superfícies planas, mesmo com a tampa protetora.
Todas as transições no Poco são implementadas de forma limpa e não rangem ou oscilam quando usadas. A rotulagem necessária está alojada discretamente, assim como o logotipo Poco com atributo 5G.
Tela
Os smartphones de hoje são quase idênticos quando se trata dos componentes principais. A Xiaomi surgiu com uma boa alternativa ao simplesmente instalar um painel LCD no X4 GT. A tela mede 6,6 polegadas na diagonal e tem uma resolução de 2460 x 1080 pixels.
Isso resulta em nítidos 407 pixels por polegada. Além disso, com 144Hz, Poco define a taxa de atualização para um valor muito alto e também oferece ajuste dinâmico.
Afinal, ela cai para 50 Hz no modo automático se você não fizer nada no display. Em uso, está sempre em 120 Hz e, com alguns aplicativos para baixar vídeos do YouTube por exemplo, ele cai para 60 Hz.
Desempenho
O Poco X4 GT contém o Dimensity 8100 que é fabricado com o moderno processo de 5 nanômetros e conta com os seguintes núcleos:
- Antutu Benchmark;
- vida selvagem;
- 3DMark Geekbench;
- 5 AndroBench;
- 4x ARM Cortex A78 @2.85GHz;
- 4x ARM Cortex A55 @2.00GHz.
Uma GPU Mali G610 MC6 é integrada para tarefas graficamente exigentes, o que chama a atenção quando comparado aos chips Qualcomm de ponta.
A Poco leva a sério o desempenho do X4 GT e, portanto, pelo menos 8 GB de RAM LPDDR 5 são usados. A memória também foi baseada no moderno UFS 3.1, que é totalmente convincente com uma velocidade de leitura e gravação de 1829/1218 MB/s.
Sistema operacional MIUI 13
O chamado “MIUI” baseia-se no Android 12. A Xiaomi, até agora, relutou em fazer promessas de atualização direta, no entanto, o sistema é forçado a ter uma gaveta de aplicativos ligeiramente modificada visualmente.
A velocidade do sistema não é afetada por apps adicionais de qualquer maneira, há reservas de desempenho suficientes. Não dá para reclamar de bugs ou travamentos e o último patch de segurança acabou de chegar.
Câmera do X4 GT
Não foi uma prioridade no Poco X4 GT, pois, já pode ver isso ao olhar a folha de dados, porque os sensores não são os melhores e um OIS para a câmera também não é considerado necessário aqui. Confira as especificações abaixo:
- principal: 64 MP, Samsung GW1;
- ultra grande angular: 8MP, Samsung S5K4H7, 120°;
- macro: 2MP, OmniVision OV02B10, 4cm;
- frontal: 16MP, OmniVision OV16A1.
Em contraste com o F4 GT, a de 64 MP também foi rebaixada para um sensor de médio alcance mais antigo. Mas isso é apenas a folha de dados, vamos ver a prática.
Fotos à luz do dia
A câmera do X4 GT produz imagens nítidas e detalhadas em boas condições de iluminação. As cores parecem fortes, também pode ativar o modo AI se preferir cores exageradas.
Na ultra grande angular também vem da Samsung, assim como a principal, tirar fotos decentes em dias claros. No entanto, a faixa dinâmica é menor e o desfoque nas bordas se torna irritante.
Já para selfie, claramente tem problemas de nitidez e a representação de cores também é estranha. Há algo errado com o software, não deve esperar muito da frontal.
Fotos noturnas
As fotos noturnas com a principal estão alinhadas com a maioria dos concorrentes. Isso foi um tanto surpreendente, já que o sensor é antigo, no entanto, a Xiaomi tira muito proveito das gravações com seu modo noturno, pois, as imagens não parecem artificiais.
Especialmente fotos com muitos pontos escuros e a nitidez em geral se beneficiam da noite. Todas as outras câmeras do celular, por outro lado, podem esquecê-las após o pôr do sol.
Gravações de vídeo
Afinal, o Poco X4 GT tem a possibilidade de gravar vídeos em 4K com 30 FPS, assim, pode usar os melhores aplicativos para editar vídeos. No entanto, ele não usa estabilização nesta resolução, inutiliza os registros em movimento e sem mão firme.
A qualidade, por outro lado, convence com um som normalmente muito bom para a Xiaomi. O foco também funciona com perfeição ao tirar fotos. A câmera selfie pode gravar no máximo 1080p/30fps e o resultado fica melhor do que as fotos frontais.
Conectividade e comunicação
Ele transmite em todas as frequências 2G, 3G, 4G (LTE) e 5G exigidas neste país. Contudo, há uma excelente qualidade na chamada e pode ser aumentada ao usar VoLTE ou VoWiFi.
O sensor de proximidade funciona com normalidades e escurece a tela de forma confiável a cada chamada telefônica. Portanto, com o processador Mediatek Dimensity 8100, você obtém os padrões mais recentes, como Bluetooth 5.3.
Como é típico da Xiaomi, o som estéreo sai através de duas aberturas na parte superior e inferior. Sendo assim, o resultado definitivamente só é superado pelos melhores carros-chefe do mercado.
Com volume alto, som equilibrado com graves rudimentares, pois, com efeito estéreo implementado, ambas as aberturas atingem o mesmo volume. Além disso, você consegue personalizar o som com Dolby Atmos.
Duração da bateria do Poco X4 GT
A bateria visivelmente maior do que a do seu antecessor, com capacidade de 5.080 mAh, ele supera o F4 em 500 mAh, mas fica um pouco atrás do X3 Pro.
Com um valor além do limite de 5.000 mAh, porém, isso pode ser superado, especialmente porque o CPU é mais eficiente que o anterior. Portanto, teoricamente, podemos esperar um tempo de execução de dois dias.
Quando a bateria está fraca, o carregador de 67 W incluído na caixa fornece energia suficiente para carregar totalmente o X4 GT novamente em 45 minutos. Infelizmente, o carregamento sem fio não é possível.
Bloqueio e segurança
Nos últimos anos, tivemos duas maneiras principais de desbloquear os smartphones com a opção de reconhecimento facial e sensores de impressão digital.
O mais confiável, porém, continua sendo a segunda opção, pois ele é bastante fácil de configurar, pode registrar vários dedos diferentes. Na verdade, funciona muito bem sem problemas.
Fora isso, o reconhecimento facial funciona, mas você tem que entender que ele passa pelo sensor de foto frontal, o que significa que não há uma câmera específica para esta função, tudo passa pela sua foto, o que pode afetar a segurança do telefone.
Quanto a outras proteções, tem a segurança integrada no kernel do Linux, os vários dispositivos integrados pelo google e tudo o que o acompanha. Este celular é muito básico nisso, nenhuma inovação ou funcionalidade a ser observada.
O smartphone Poco X4 GT é mesmo bom?
O Xiaomi Poco X4 GT é um ótimo smartphone de gama média que oferece desempenho mais do que suficiente para o uso diário e não se preocupar ao realizar multitarefas ou lidar com jogos exigentes.
Além disso, é muito fácil de usar graças à sua tela adaptável de 144 Hz. No entanto, terá que se contentar com um corpo de telefone de plástico, mas o dispositivo parece ótimo e está bem montado.