Imagem do site ABcell

Poco F4 GT: O Smartphone Perfeito para Quem Busca Máxima Performance

Desempenho surpreendente e recursos de jogos avançados tornam o Poco F4 GT um dispositivo móvel perfeito para os gamers mais exigentes. 

O Poco F4 GT é uma ótima opção para quem não sabe como escolher um celular gamer que combine a potência dos modelos top de linha com a versatilidade. Se está à procura de um aparelho completo com uma boa relação custo-benefício, então ele é ideal para você.

O celular Poco F4 GT é bom?

O Poco F4 GT é um ótimo celular, pois é moderno da marca Poco, lançado em 2021, com um processador Snapdragon 8 Gen1 Qualcomm SM8450, 8GB de RAM e armazenamento interno de 128GB.

A tela OLED de 6,67 polegadas possui uma resolução de 1080×2400 pixels e exibição de 120 Hz. O dispositivo também possui uma câmera traseira quadrupla com sensor principal de 64 MP e três sensores auxiliares.

Ele tem uma bateria de 4500 mAh com carregamento rápido de 33W, recursos de segurança avançados e conectividade 5G. O F4 GT é ótimo para jogar, assistir vídeos e oferece excelente custo-benefício.

Montagem com três cores diferentes do Poco F4 GT à direita e fundo preto e com especificações do mesmo à esquerda
Poco F4 GT conta com o Snapdragon 8 Gen1 Qualcomm, o que vai dificultar de acontecer travamentos durante as partidas do jogo. Imagem retirada de uma publicidade no site da Xiaomi.

Design e conexão do celular

O design do dispositivo não segue o padrão dos modelos da Poco e Redmi, com uma estrutura metálica e traseira curva revestida de vidro. O módulo de câmera apresenta um acabamento único com desenho em seda, acompanhado de dois LEDs de tons diferentes.

A face frontal possui uma fina borda e o recorte para a lente centralizado no alto. O leitor biométrico está situado na lateral direita, ao lado do botão de energia, enquanto o botão de ajuste de volume se encontra à esquerda.

Há duas ranhuras para chips e um emissor de infravermelho no teto, além de quatro alto-falantes e dois microfones para a captação de som estéreo. Os gatilhos possuem botões físicos retráteis, vibração precisa para melhorar sua experiência em jogos.

O F4 GT inclui Wi-Fi 6, Bluetooth 5.2, NFC e conectividade 5G, mas não possui carregamento sem fio. Porém, faz uso do carregamento rápido via cabo.

Tela e som do aparelho

O Poco F4 GT apresenta uma tela de 6,67 polegadas com uma resolução de 1080 x 2400 pixels. O painel é OLED de 120 Hz, com sensor de toque que reage a 480 Hz. Além disso, o celular suporta HDR10+.

O brilho máximo é bom, mas poderia ser melhor. A tela por padrão exibe cores muito saturadas, com branco e cinza tendendo para o azul. No entanto, pode ajustar a temperatura das cores nas configurações e mudar para o Original.

A tela fica em modo automático, alternando entre 60 e 120 Hz de acordo com a demanda. Ainda, quando assistindo vídeos, ela fica travada em 60 Hz para poupar bateria.

O celular tem dois alto-falantes, um no topo e outro na parte inferior, cada qual formado por um woofer e um tweeter, o que garante um som mais balanceado, com devida reprodução de graves, médios e agudos.

O top chinês da Xiaomi destaca-se perante outras marcas, mesmo entre aquelas de maior preço. Apesar de possuir quatro saídas de som, o volume é mais baixo do que muitos outros celulares de alta qualidade.

Desempenho do F4 GT

O dispositivo top de linha destaca-se pela sua plataforma de hardware de ponta, o Snapdragon 8 Gen 1. Está disponível em versões com 8 e 12 GB de RAM e armazenamento de 128 e 256 GB.

O modelo mais básico tem 3 GB de memória interna, totalizando 11 GB de RAM. No entanto, não consegue segurar todos os apps abertos, resultando em um desempenho inferior ao esperado para este hardware.

Os benchmarks mostram resultados condizentes com um dispositivo top de linha, conseguindo passar facilmente os 800 mil pontos no AnTuTu. No que diz respeito a jogos, o dispositivo não decepciona.

O sensor de toque a 480 Hz reduz a latência no tempo de resposta, enquanto os gatilhos físicos aumentam a jogabilidade em jogos de tiro.

Câmera do celular

O Poco F4 GT possui um processador de alto desempenho, mas seu conjunto de câmeras é mais apropriado para dispositivos de nível intermediário. Ele tem uma configuração tripla que inclui 64 MP, 8 MP (ultra-wide) e câmera macro de 2 MP.

As fotografias saem com boa qualidade em condições favoráveis, mantendo vários detalhes e não apresentando muito ruído, exceto em áreas de sombra de vegetação. No entanto, o pós-processamento aplicado às imagens é um pouco agressivo.

Principal | Ultra-wide

A faixa de alcance dinâmico é estreita e o HDR não contribui muito para obter boas fotografias com o sol de fundo. O resultado é um contraste comprometido e cores apagadas, que dão a impressão de que foram tiradas com um celular básico.

Pode ativar o reconhecimento de cenários com inteligência artificial, embora não haja grande melhoria. Outra opção é o zoom de 2x, que na verdade não aumenta a imagem, mas sim recorta a parte central para dar a falsa aparência de aproximação.

As fotos são boas para compartilhar no Instagram, mas se a qualidade é um fator importante, é melhor optar por fotografar na resolução máxima de 64 MP e realizar o recorte manualmente.

Zoom

A ultra-wide oferece uma visão ampla de um cenário, mas com imagens menos nítidas e um contraste mais alto. As cores são consistentes com a câmera principal, mas as imagens à noite tendem a ser mais escuras, sem o excesso de ruídos.

Conta com o foco automático na ultra-wide seria mais interessante do que utilizar uma câmera macro dedicada com sensor de apenas 2 MP.

Isso porque a baixa resolução não deixa as imagens tão nítidas e limita a possibilidade de registrar pequenos detalhes. Apesar disso, o contraste e as cores deste tipo de câmera da Xiaomi são melhores do que os celulares mais baratos da marca.

Noturno

O sensor frontal de 20 MP do aparelho oferece resultados satisfatórios em ambientes bem iluminados, com cores precisas e sem saturação excessiva. As cores são representadas de forma bastante precisa, sem o excesso de saturação típico da câmera traseira.

Fotos noturnas saem escuras, portanto é importante estar próximo de alguma fonte de luz. No entanto, é possível notar que o ruído está contido e o desfoque de fundo se mostra eficiente.

Selfies

A filmadora grava vídeos em 4K a 60 fps com a câmera principal e em Full HD com a wide-angle. Ela conta com estabilização eletrônica ativa que ajuda a suavizar os tremidos sem gerar efeitos artificiais, como acontece com alguns celulares intermediários.

O foco automático é rápido e eficiente, mas a captura de som pode ser melhorada para mostrar mais detalhes e reduzir os ruídos do vento. Além disso, a câmera frontal tem desempenho satisfatório mesmo em locais escuros e não gera muitos ruídos.

Software do aparelho

O Poco F4 GT vem com o Android 12 modificado pela MIUI 13, com um pacote de segurança alguns meses atrasado. A interface é a mesma que os outros recentes lançamentos da Poco, e oferece muitos recursos.

Um destes recursos é a possibilidade de customizar os efeitos sonoros e luminosos dos gatilhos, assim como até mesmo criar animações quando se pressiona tais botões.

Os gatilhos dos controles de jogos podem ser personalizados para atalhos de aplicativos, funções específicas ou até mesmo para acionar a câmera. Você pode definir as ações que cada gatilho fará quando pressionado, seja com um toque simples ou com um toque duplo.

Concorrência do celular

É desafiador encontrar rivais apropriados para o Poco F4 GT, que tenta atingir o público gamer, ainda que não seja tão avançado quanto o ROG Phone da Asus.

O ROG 5 é mais rápido, por mais que o seu hardware seja mais antigo, e conta com a fluidez extra da tela de 144 Hz, som superior e uma bateria que dura muito mais tempo. No quesito câmera, os dois ficam empatados.

Se comparado com as melhores marcas de celulares, o Edge 30 Pro, com a mesma plataforma Snapdragon 8 Gen 1, revela-se mais rápido no teste de velocidade e com maior autonomia, porém leva mais tempo para recarregar.

O top da Motorola possui tela de 144 Hz como o ROG Phone, mas não tem recursos especiais para games. Contudo, oferece a funcionalidade Ready For para jogar em modo PC em monitores ou TVs.

Qual é o processador do Poco F4 GT?

O processador do Poco F4 GT é o Snapdragon 8 Gen-1 de 8 núcleos e possui um poder de velocidade de 3GHz, o que permite que o celular execute atividades pesadas e trabalhadas simultaneamente sem interrupções.

A GPU de próxima geração tornou ainda mais eficiente o consumo de energia, proporcionando um desempenho suave e econômico incomparável.

Quanto tempo demora para carregar o Poco F4 GT?

O Poco F4 GT alcança 100% de bateria em apenas 17 minutos, mesmo quando você estiver carregando e jogando simultaneamente, o que leva apenas 27 minutos. Pois ele é um smartphone equipado com uma bateria de 4.500 mAh.

Ele também oferece soluções de carregamento rápido com uma bomba de carga dupla, células de bateria duplas e tecnologias de enrolamento de várias abas.

O cabo carregador também é especialmente projetado para que você possa carregar o celular enquanto joga. Além disso, ele conta com tecnologia de carregamento inteligente, aumentando a vida útil do dispositivo.

O carregamento noturno é monitorado para que, ao final da noite, a bateria esteja carregada em 80%, deixando os últimos 20% para serem carregados antes do início do seu dia.

Poco F4 GT com três versões nas cores amarela, preto e cinza, em publicidade do modelo
Poco F4 GT possui uma bateria de 4.500 mAh que carrega rapidamente com carregamento rápido de 33W. Imagem retirada do site da OLX.

Onde comprar o Poco F4 GT no Brasil?

O Poco F4 GT pode ser comprado no Brasil através de lojas online como a Amazon, Mercado Livre e a Submarino. Mas também está disponível em algumas lojas físicas, como o Magazine Luiza e a Americanas e o preço sugerido para ele é de R $1.799.

Vale a pena ter o celular Poco F4 GT?

O Poco F4 GT é um ótimo celular para quem quer desempenho alto por um preço acessível. Ele tem um processador Snapdragon 870, 8 GB de RAM e armazenamento rápido de 128/256 GB.

O visor é de 6,67 polegadas com taxa de atualização de 120Hz e suporte HDR10+. A bateria de 4.500 mAh tem carregamento rápido de 33W e dura longas horas. Enquanto, a câmera principal de 48MP tira ótimas fotos e vídeos, e as secundárias fornecem recursos extras. 

O aparelho também tem 5G, Wi-Fi 6, NFC, bem como leitor de impressão digital e segurança avançada. Assim, com esses recursos, é fácil ver que ele é uma boa compra. Enfim, é um dos melhores celulares com custo benefício.

Leave A Reply

Your email address will not be published.