A Nokia precisou inovar no mercado de smartphones, para poder ocupar um espaço nas vendas, por isso, nos últimos anos fez uma parceria com o sistema Android.
A Nokia é uma empresa de tecnologia que surgiu na Finlândia, no ano de 1895. Logo, se destacou no mercado por causa dos seus produtos mais famosos, como os smartphones. Por isso, tornou-se uma das maiores corporações da telefonia mundial nos anos 1990.
A empresa ficou famosa por ter os seus “anos dourados” até o início dos anos 2000. Portanto, se manteve por 14 anos seguidos como a maior fabricante de celulares do mundo. Porém, com o avanço dos smartphones, a companhia precisou se readaptar no mercado.
A empresa Nokia teve o seu início como uma fábrica de papel, mas aos poucos, os negócios se expandiram para botas de borracha e armário de madeira. No entanto, com o crescimento da eletricidade, veio a fabricação de cabos elétricos para a tecnologia.
A empresa dos dias atuais teve a sua criação por volta dos anos de 1960. Assim, o departamento de cabos foi responsável por criar o setor tecnológico, essencial para a área de telecomunicações. Enfim, no ano de 1982, a companhia lançou o seu primeiro celular.
A década de 80 foi essencial para a marca se consagrar no mercado de tecnologia. Por isso, se dedicou com sucesso aos computadores, celulares e monitores. Todos eram preparados para as transmissões de alta definição, além de ter as ligações via satélite.
Todavia, na época da Primeira Guerra Mundial, a empresa quase foi à falência. Mas, por causa de uma aquisição da fábrica de produtos de borracha Finnish Rubber Work, que passou a integrar os eletrônicos. Isso foi essencial para tornar-se um bom empreendimento.
Durante os anos 1990, a empresa se manteve nas telecomunicações, além de se tornar um das melhores marcas de celulares. No ano de 1992, lançou o primeiro celular com a tecnologia GSM, o Nokia 1011. Desse modo, dois anos depois, a série 2100 foi um sucesso.
Atualmente, a marca precisa saber como atender o mercado das redes privativas. Logo, a empresa busca assinar os contratos com redes de fornecimentos de tecnologia. Ao aplicar o 5G, a corporação deve fornecer mais para o mercado B2B, além de superar até o consumo.
Não foi só na produção de celulares que a marca se destacou nos anos 1990. Afinal, no ano de 1998, a empresa lançou o sistema operacional Symbian para os assistentes pessoais. Com isso, surgiu por causa de agendas eletrônicas que eram a grande tendência da época.
Em seguida, a corporação passou a integrar os celulares, além de licenciar o sistema para rodar em outros aparelhos. Portanto, estava presente em várias marcas diferentes, antes que o Android e o IOS dominassem o mercado. O maior destaque era o seu fácil acesso.
O primeiro sucesso da marca não foi o ramo dos celulares, mas sim, um analisador de pulso para as usinas nucleares. Por isso, passou a investir em materiais como central telefônica e equipamentos militares para a comunicação e transmissão de informações.
Somente na segunda metade da década de 1990, que a empresa deixou a Finlândia e a Europa para ganhar o mundo. Ou seja, passou a lançar os celulares pioneiros da história que tornaram-se um símbolo de sucesso e status para os ricos e empresários dessa época.
Por muitos anos, foi a maior empresa de celulares do mundo todo até o ano de 2012. Entretanto, no ano de 1999, lançou o primeiro celular com internet, o Nokia 7650, além de no ano seguinte, veio o primeiro a gravar vídeos. Era o início de uma revolução tecnológica.
Na sua história recente, a Nokia fez uma parceria com a empresa Microsoft, para ter o seu retorno ao mercado. Além disso, a companhia tem o principal objetivo de atualizar os aparelhos mais potentes da marca. Confira os principais smartphones do seu catálogo:
Como visto, os modelos chegaram há pouco no Brasil para poder inovar dentro do mercado de smartphones. Com isso, há vários modelos diferentes que servem para atender as necessidades dos seus consumidores. Os preços costumam variar de R$ 585 a 1.223 reais.
Ao entrar no mercado de telefonia e comunicações, a empresa foi responsável por criar o Global System for Mobile Communications (GSM). Além de ser a pioneira a criar um comercial sobre essa tecnologia. Enfim, a marca já se mostrava com grande potencial.
O primeiro celular GSM da empresa foi o Nokia 1001, que adotava o famoso apelido de “tijolão”. Logo, esse foi o início do lançamento dos principais modelos de celulares da fabricantes. Como resultado, a companhia passou a ser a referência por vários anos.
Após alguns tempo com prejuízos, além da redução da participação no mercado, era inevitável a venda da empresa. Assim, no ano de 2013, surgiu a parceria com a Microsoft, com um total de US$ 7,2 bilhões para comprar o setor de dispositivos móveis e serviços.
Afinal, já no início dos anos 2000, a empresa já mostrava os sinais de que não seria capaz de acompanhar a evolução do mercado. Dessa forma, após um recall de baterias que gerou um grande prejuízo, além da popularização do Android e a demissão de vários funcionários.
O Windows Phone foi uma parceria da marca com a Microsoft para ser um novo concorrente do Android e da IOS. Por mais que o seu crescimento tenha sido rápido, a queda foi repentina. Mas, o maior problema foi a falta de aplicativos disponíveis na loja.
A companhia de Bill Gates passou a ser dona dos aparelhos, serviços e recursos mobile da empresa finlandesa. No entanto, a parceria entre as empresas chegou a durar 18 meses, com várias linhas de celulares e tablets com o sistema Windows, mas não durou muito.
Apesar disso, o Brasil foi um dos maiores públicos que passaram a consumir a linha de celulares. Mas, foi por causa da fama da Nokia com os seus modelos de celulares mais antigos. Com isso, o país tornou-se o segundo maior consumidor do celular com Windows.
Outras marcas chegaram a lançar os smartphones com Windows Phone, mas a Nokia que se destacou no mercado. Com isso, alguns modelos chamaram a atenção dos consumidores, como o Lumia 800, de 2011. Além de ter o Lumia 920, no ano de 2012.
O Global System for Mobile Communications ou GSM é um sistema responsável por desenvolver a tecnologia móvel para os celulares. Por isso, tornou-se o padrão mais popular para os telefones celulares do mundo. Destacou-se pela possível troca de dados.
O Nokia C01 Plus é um smartphone Android mais simples, porém se destaca por ter as suas funcionalidades completas. Todavia, não há tantas opções para a parte de lazer e diversão, mas, há as básicas como a conectividade de Wifi, GPS, MP3 Player e Bluetooth.
O seu lançamento foi em Junho de 2021, além de ser essencial para os consumidores menos exigentes. Afinal, as suas especificações são bem mais simples e básicas para todos os usuários. Veja as principais características que destacam o uso do smartphone:
Por ter as características mais básicas em suas funções, o preço fica mais baixo. Por isso, é uma boa opção para quem não pode arcar com custos maiores. O seu display não exibe muitos detalhes, por causa da baixa resolução. Mas, atende as necessidades do público.
Apesar das suas composições simples, o smartphone consegue entregar bons resultados. Portanto, a lente só é boa para as fotos em um ambiente mais claro. Mesmo com o baixo valor de custo, a bateria consegue ter uma boa durabilidade. As suas cores são azul e roxo.
Por ter um baixo valor, não apresenta muitas funcionalidades específicas em seu uso. Desse modo, o seu armazenamento interno possui uma capacidade baixa, o que não é ideal para quem gosta de baixar muitos aplicativos. Porém, é um celular bem mais simples.
Dentro da lista dos smartphones mais simples com o sistema Android, há o Nokia C20 que oferece as suas funcionalidades mais limitadas. Porém, as suas características básicas comuns com os outros celulares. Por exemplo, a conectividade Wifi e o modo GPS.
Além disso, possui uma capacidade de memória um pouco melhor que o C01 Plus, além da expansão. A sua tela Touchscreen possui um tamanho maior, com uma resolução de 1600 x 720 pixels. Ou seja, é um smartphone para quem só vai usar o básico. Veja mais sobre ele:
Como visto, o que muda entre o C20 e o C01 Plus é o fato do primeiro ter a memória interna maior. Portanto, tem um desempenho de até 20% mais rápido, o que é uma boa opção para a sua faixa de preço. O seu modelo usa o policarbonato com chassi interno de liga de metal.
Apesar de ser um dos melhores celulares de custo-benefício, tem a tecnologia ISP, com os cristais líquidos que formam as imagens. Com isso, oferece mais boas imagens, além de ter um material mais resistente. Dentro da categoria dos básicos, a bateria está dentro do setor.
Como se trata de um modelo simples, possui poucos recursos para usar. No entanto, possui um desempenho limitado, apenas para quem deseja usar o básico. A sua câmera tem um melhor funcionamento na parte da noite, pois os seus recursos possuem o flash em LED.
O Nokia C30 é um smartphone de nível mediano com o sistema operacional Android, é ideal para quem não possui muitas exigências. Porém, também possui as mesmas funcionalidades básicas que os dispositivos mais avançados, mas têm recursos limitados.
Diferente dos outros dois modelos acima, o C30 possui uma boa memória, além da possibilidade de expansão. Além de ter a sua tela Touchscreen de 6,82 polegadas, que coloca o modelo no topo de linha da marca. Saiba mais sobre os seus principais detalhes:
Um outro ponto é o fato de ser feito com policarbonato, o que traz mais resistências nas quedas. Assim, o seu principal objetivo é atingir um público-alvo com menos exigências técnicas por meio das suas funções básicas. Logo, o aparelho segue a tendência da marca.
Uma vantagem em relação aos outros modelos anteriores, é o fato de ter a câmera dupla. Portanto, o seu modelo consome menos bateria, e tem a promessa de durar até três dias. Além de ter uma boa resistência material, bem como, um ângulo mais amplo e em HD.
De modo geral, o celular só tem dois atrativos para o público, o tamanho da tela e a capacidade da bateria. Mas, a sua memória internet tem uma capacidade limitada para quem investe em muitos recursos. Além de não suportar algumas tecnologias recentes.
O Nokia G21 é um dos smartphones completos com o sistema operacional Android, mesmo com o seu baixo custo. Enfim, por ter uma tela Touchscreen de 6.5 polegadas, que destaca o modelo como topo de linha. Além da sua alta resolução de tela em pixels.
Por outro lado, as suas funções possuem as básicas, além de da transferência de dados e navegação web oferecidas pela rede UMTS. Portanto, se destaca também pela sua boa memória, bem como, a capacidade de expansão. Confira quais os seus principais detalhes:
O modelo da marca é um produto que possui poucos concorrentes em relação à câmera de 50 megapixels. Desse modo, há como investir em recursos interessantes para usar dentro do celular. Logo, é essencial para quem quer um smartphone mediano com um bom custo.
O Nokia G21 é muito indicado para as pessoas que desejam um smartphone com um bom custo-benefício. Entretanto, a bateria se destaca por durar até três dias, além de trazer uma boa durabilidade aos usuários. Outro destaque é a enorme tela, com um design mais fino.
O G21 tem uma configuração encontrada em celulares muito básicos, o que deixa o seu desempenho abaixo de intermediários de outras marcas. Assim, os jogos mais pesados rodam em qualidade mais baixa, bem como, as fotos sofrem com a sua falta de nitidez.
O smartphone Nokia 5.4. é completo, além de ter o sistema operacional do Android, com detalhes semelhantes aos novos dispositivos. No entanto, destaca-se por ter a sua tela Touchscreen de 6.39 polegadas, o que deixa o modelo no topo das maiores categorias.
Desse modo, quanto às suas funções, é um celular completo, pois além das suas configurações básicas, tem uma boa memória interna. Por fim, é um produto que possui poucos concorrentes em relação a sua resolução. Saiba mais sobre os detalhes abaixo:
O modelo 5.4. chegou ao Brasil com a promessa de ser um destaque entre as linhas intermediárias. De modo geral, atende aos requisitos básicos da sua faixa de preço, além de ter um bom custo-benefício. É um dos maiores nomes da marca dentro do mercado.
O modelo 5.4. se destacou por causa das suas quatro câmeras, que conseguem capturar fotos em movimento. Um outro detalhe importante, é o fato da bateria conseguir durar até dois dias, bem como, possui uma boa capacidade de segurança, pois está no topo da lista.
Embora o aparelho se destaque por ser acessível, o smartphone tem uma resolução baixa para as imagens. Além disso, o seu processador interno é inferior ao modelo anterior da marca. Por último, o Bluetooth tem o padrão 4.2., isso vai poder gerar algumas limitações.
Na categoria de intermediários, o Nokia G11 Plus não deixa a desejar em quase nada, ao compará-lo com os seus concorrentes. Afinal, embora seja um modelo de linha média da empresa finlandesa, ele traz alguns recursos interessantes, para exemplificar, vale citar a:
Isso faz desse celular um modelo bem interessante, sem contar que ele tem uma bateria de 5000 mAh, capaz de durar até dois dias. Ou seja, quem deseja ter um smartphone com boa autonomia, esta é uma ótima escolha.
O Nokia mais moderno é, atualmente, o modelo G60, que faz parte da categoria topo de linha da empresa finlandesa. Em suma, ele traz vários recursos premium que fazem dele uma ótima escolha, por exemplo:
Este smartphone é uma grande aposta da Nokia para estar entre os melhores da categoria de intermediários e tentar voltar a ter prestígio. A princípio, embora haja outros modelos cujo público possa ter preferência, é uma boa escolha para quem deseja ter um bom celular.
O G60 é uma boa opção de celular 5G, ao passo que também se destaca pelo bom desempenho em comparação aos seus principais concorrentes. Todavia, a compra desse aparelho vai muito mais do gosto pessoal do usuário.
Ele tem um design elegante e bem atraente, uma vez que a sua tela é grande e tem um bom aproveitamento de display. Do mesmo modo, é capaz de durar até 22 horas com a sua bateria, o que não é muito, porém pode ser suficiente para você.
O ponto é que o G60 pode ser uma escolha excelente para os usuários sem tanta exigência, embora ele tenha recursos de alto nível. Porém, o preço que ele tem no mercado deve ser uma barreira para alguns usuários.
Atualmente, a Nokia atua em duas frentes, visto que a primeira delas é na infraestrutura de redes, tanto a móvel quanto a fixa. A antiga Siemens, que agora é a divisão de Networks da companhia, fornece sistemas e equipamentos para outras empresas do setor, como:
Há, porventura, a outra parte da Nokia, cujo departamento é responsável pela tecnologia com foco em smartphones, que voltou a fabricar em 2017. Do mesmo modo, também atua com a sua licença para marcas de produtos eletrônicos, como TVs, fones e muito mais.
No geral, a empresa diversificou bastante, embora tenha passado a operar no Brasil em 2020 com o seu nome no mercado de smartphones. Todavia, o futuro da companhia é algo que pouco se sabe, uma vez que ela não atua com autonomia, mas com outras parcerias.
Em parceria com a Multi (Multilaser), uma empresa brasileira de tecnologia, a Nokia produz os seus smartphones e os distribui em território nacional. Porém, a incerteza do mercado deixa um mistério sobre o futuro da marca.
A companhia finlandesa tem um grande nome no mundo dos celulares, todavia perdeu espaço após um enorme período de hiato. Em síntese, embora você encontre os produtos da empresa nas lojas, as vendas são tímidas, o que pode afetar a Nokia futuramente.
A Nokia terá o seu contrato com a Multi encerrado em 2024, visto que levanta muitas dúvidas sobre o futuro da marca no Brasil. Em suma, há dois caminhos que podem acontecer, o primeiro é que ela mude a sua forma de operar no país.
A segunda hipótese da empresa é a saída de vez do mercado nacional, afinal, desde que voltou a produzir celulares, não teve tanto sucesso de vendas. Por isso, ao final do contrato, é provável que não a veremos mais no Brasil.
Sem dúvidas, a marca finlandesa Nokia tenta ocupar novamente o seu espaço no mercado Por isso, tentou renovar a sua imagem no mundo dos smartphones com opções disponíveis à venda. A marca tentou ter o sentimento de nostalgia do início dos anos 2000.
Como visto, no passado a empresa foi a responsável pela revolução dos celulares no mercado tecnológico. Porém, com o avanço das marcas Apple e Samsung, a companhia sofreu alguns prejuízos ao longo de sua história. Agora, tenta recuperar a sua imagem.
Os seus preços costumam variar entre R$ 500 e R$ 1300 reais, portanto, a marca passou a investir em modelos mais baratos e simples. Enfim, passou a ter como público-alvo, as pessoas que não podem ou não querem gastar muito dinheiro em smartphones modernos.
A marca investe em modelos simples e intermediários com alguns detalhes específicos. Mas, é fundamental comparar e avaliar os seus detalhes, para ter um celular com um bom custo-benefício no mercado. Por exemplo, o Nokia C20 é o melhor para quem gasta pouco.
A HDM Global afirmou que os novos modelos de smartphones da Nokia, possuem as mesmas qualidades que os celulares antigos. Dessa vez, a marca passou a ter uma parceria com o sistema operacional Android, já que com a Microsoft não deu muito certo.
A partir de 2017, a empresa passou a inovar com alguns lançamentos no mercado europeu e asiático. Mas, a mudança do sistema foi o que realmente ajudou a marca a entrar no mundo moderno. Com isso, os seus modelos passaram a entrar no mundo da concorrência.
O que mais destaca a Nokia no mercado, é por ter sido um grande sucesso nos anos 2000, por isso, muitas pessoas sentem um sentimento de nostalgia. Logo, surgem as lembranças de uma época remota em que os celulares não tinham a tecnologia de smart.
Dessa forma, por muitos anos, a empresa foi a marca número um de telefones no mercado brasileiro. Por isso, as pessoas que têm mais de 20 ou 30 anos guardam boas lembranças da companhia. Afinal, a maioria das pessoas tiveram a Nokia como o seu primeiro celular.
Os aparelhos se destacam por serem muito resistentes, além de terem um valor mais acessível no mercado. Outro fator, era por ser um celular “inquebrável”, bem como, a sua bateria durava vários dias. Além disso, tinha as lanternas, o rádio FM e o jogo da cobrinha.
Por outro lado, a marca também tinha alguns modelos mais caros na época. Por exemplo, o aparelho N95 destacou-se por ter uma das melhores câmeras do mercado, além de botões especiais para as músicas e os vídeos. Tudo isso mudou com a origem do iPhone em 2007.
Apesar de voltar para o mercado com os novos lançamentos dos smartphones, a empresa ainda precisa de adaptar alguns recursos. Portanto, com a pandemia, passou a focar na linha dos Nokia 1,2 e 3, que precisam de algumas melhorias mais significativas para eles.
Outro ponto, é a necessidade de melhorar as atualizações do Android, para poder tornar-se um grande concorrente das outras marcas. Em conclusão, é preciso que a empresa foque nas estratégias para inovar o mercado de smartphones no futuro.
Melhores aplicativos educativos infantil: descubra opções incríveis para o aprendizado dos pequenos.
O Xiaomi Mix 5 ganhou uma data de lançamento e pode ter acabamento em cerâmica,…
O Swarm app é uma ferramenta derivada do Foursquare cujo foco é em check-ins, no…
O celular Vivo T3 Lite é lançado com uma bateria de 5.000 mAh, armazenamento interno…
A temida linha verde na tela do celular pode surgir de repente, causando pânico e…
O Moto E22 chegou ao mercado como uma opção de celular básico acessível da Motorola.…
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços