O iPhone 13 é um celular da Apple que oferece inúmeras vantagens e chama a atenção por conta de suas configurações que reúne ótimos componentes, conheça mais dele.
O iPhone 13 é um aparelho lançado pela Apple em 2021 que conta com ótimas novidades quando comparado aos modelos anteriores. Assim, ele mantém o mesmo design que a última versão, mas tem algumas pequenas mudanças pontuais que o tornam mais interessante.
Esse é um equipamento avançado, que mesmo que não seja o mais atual da marca, ainda tem componentes de ponta para quem o compra. Por isso, veja a seguir seus principais aspectos em um guia completo sobre esse item e descubra se é ou não útil para seu dia a dia.
Por que comprar o iPhone 13?
O iPhone 13 apresenta várias melhorias interessantes sobre as suas versões com partes mais avançadas em todos os aspectos, o que o torna muito prático. Dessa forma, entre as suas maiores mudanças estão as que estão listadas logo a seguir:
- redução do notch em cerca de 20%
- câmeras com hardware melhor;
- maior sensibilidade a luz;
- bateria com maior duração.
- processador mais evoluído;
- GPU atual.
As alterações são menos aparentes do que no modelo anterior, mas, fazem diferença para a experiência do usuário. Portanto, é bom ver o upgrade do 12 para a nova versão e todos os detalhes dele estão descritos abaixo para que você decida se quer ou não comprá-lo.
Quais seus principais pontos positivos e negativos?
O dispositivo tem algumas vantagens que chamam a atenção de quem se interessa por ter um celular da Apple com o máximo de recursos possíveis. Então, vale a pena ver quais são os seus principais prós do iPhone 13 e eles estão a seguir:
- tela com resolução de alto nível;
- ótimo desempenho;
- bom conjunto de câmera;
- rede 5G disponível;
- bateria que dura um bom tempo.
Seus pontos negativos mais comuns são o preço, que ainda é bem elevado, mesmo com modelos mais recentes. Além disso, se parece muito com o modelo anterior e na caixa não vem com o carregador ou fone incluso, vem apenas o cabo.
Qual o design e a construção do iPhone 13?
O visual do iPhone 13 é bem similar ao da versão anterior que remete muito ao clássico iPhone 4. Por isso, conta com laterais retas e pontas arredondadas, além de ser bem fino e delicado, o que dá um toque bem elegante para o celular.
No aparelho, seu tamanho final é bem menor do que seus principais rivais no mercado, mas há a opção Pro para quem deseja algo maior. Assim, possui um bom tamanho, aliado a uma boa pegada que permite que ele continue compacto mesmo com o uso de capinhas.
Quais as grandes diferenças para o iPhone 12?
Suas principais diferenças para o modelo anterior são alguns detalhes pequenos que ficam na frente ou na traseira. Isso porque, o módulo da câmera foi mudado de modo leve para que as duas lentes ficassem na diagonal, o que permitiu ter sensores maiores em ambas.
O flash do iPhone 13 também foi reposicionado e passou do lado das câmeras para um ponto mais perto do topo. Além disso, substituiu o ponto onde ficava a câmera de baixo por um microfone de redução de ruídos, que permite um som mais limpo e claro.
Há diferenças no peso, que aumentou 10 gramas da versão anterior, com isso, agora tem 174 gramas. Então, também conta com uma espessura um pouco maior, por conta de seus novos componentes que são mais avançados do que o anterior.
Quais as semelhanças?
Seus outros aspectos são bem parecidos com o símbolo da Apple no centro e um acabamento em vidro fosco. Dessa forma, dá para selecionar entre várias cores que estão disponíveis no mercado que são as que estão logo abaixo:
- meia-noite – preto;
- estelar – branco;
- vermelho.
As laterais são em alumínio e têm a mesma cor que a parte de trás para deixar o aparelho uniforme. No entanto, como o material é diferente dá para notar uma leve variação em alguns casos, o ideal é evitar que ele tome sol para manter o visual melhor ao longo do tempo.
Como ficou o notch?
Um dos pontos mais criticados nos últimos modelos foi mudado no iPhone 13, por isso o notch ficou menor. Assim, essa parte diminuiu um pouco o seu tamanho para ocupar menos espaço em tela e liberar um local para que os ícones de notificação se destaquem.
Como é a construção do iPhone 13?
O aparelho tem um certificado IP68 que protege contra poeira e ainda garante que resiste até 6 metros de profundidade de água por 30 minutos. Por isso, é um equipamento que promete resistir bem a impacto e outras situações de perigo ao longo do dia a dia.
A posição dos botões laterais se divide entre lado esquerdo e direito, com a opção de bloquear a tela, silenciar notificações e regular volume. Além disso, o slot de chip fica na esquerda e não tem cartão de memória, mas você pode usar aplicativos para armazenamento em nuvem.
Na parte debaixo do iPhone 13 fica o conector do cabo de energia, que é o mesmo do que o fone com fio – que não vem junto. Então, na mesma região, conta com uma caixa de som à direita e um microfone à esquerda.
Como é a tela do aparelho?
Sua tela é bem tradicional e fora a redução do notch não há grandes mudanças nesse setor. Assim, a sua borda é mais fina na parte superior da tela, o que garante um desempenho melhor em jogos já que a tela cheia tem uma cobertura maior, assim as especificações são:
- 6.1 polegadas;
- tecnologia do painel – Super Retina XDR OLED;
- resolução – Full HD 1170 x 2532 pixels;
- densidade aproximada de 460 fps;
- vidro com proteção a riscos e oleofóbico;
- HDR10;
- True Tone;
- uma ampla paleta de cores.
O display do dispositivo é o OLED que garante cores bem naturais, graças a sua tecnologia True Tone. Dessa forma, tem um ótimo contraste que ocorre pela fusão do painel com o HDR10, o que torna as imagens mais bonitas e vividas.
Como é sua resolução e brilho?
A resolução do iPhone 13 ainda conta com uma densidade de pixels maior do que a mínima recomendada. Portanto, suas imagens são sempre nítidas e tem uma qualidade que se sobressai a muitos concorrentes.
Sua intensidade de brilho é imensa e pode chegar até a 1200 nit com o HDR ativado. Então, o seu brilho máximo típico fica em torno de 800 nits, o que garante uma visualização bem confortável em ambientes mais iluminados.
A taxa de atualização é o ponto negativo dessa parte, já que se manteve em 60 Hz, assim como as versões passadas. Dessa forma, não garante uma fluidez muito boa para quem gosta de jogos rápidos e espera uma resposta mais potente.
Como é a configuração e o desempenho do iPhone 13?
O iPhone 13 vem equipado com um novo chip que tem um grande poder de processar dados e gráficos. Por isso, é um dos celulares mais potentes do mercado e lida com qualquer desafio que tente enfrentar, desde os mais simples até a renderização de um vídeo.
A conexão é o seu principal foco, já que ele tem a intenção de ter a tecnologia mais rápida e eficaz nesse sentido. Assim, se sai bem em chamadas, SMS ou acesso a internet, mas ainda não é tão eficaz para produções como o iPad e o MacBook.
Como é o seu desempenho em jogos?
O iPhone 13 tem um ótimo desempenho mesmo quando roda jogos de alta resolução gráfica como Asphalt 9 e Jetpack Joyride. No entanto, o uso intenso pode aquecer um pouco o aparelho, o que não faz com que seus quadros tenham quedas por conta disso.
Seus sistema permite que jogos pesados possam rodar bem com uma excelente fluidez e pouco tempo para se carregar. Mas, não é possível ter um desempenho de computador no celular, mesmo que seja bom.
Como são seus resultados em benchmark?
A medida dos resultados em benchmark não tem um salto tão grande para a geração anterior. Dessa forma, ele marcou 10.238 pontos com 61,3 fps no Wild Life Unlimited, o que representa cerca de mil pontos a mais do que o modelo 12.
É bom lembrar que o desempenho do iPhone 13 tem um grande potencial para melhorar com as atualizações de software. Isso porque, o chip A 15 Bionic tem muito o que evoluir para oferecer ainda mais para o aparelho.
Quais as especificações técnicas do iPhone 13?
Esse modelo vem com tudo que a marca poderia oferecer de melhor para seus clientes no software. Por isso, a combinação é muito eficiente para tornar o aparelho prático e com uma boa longevidade, veja a sua ficha técnica:
- sistema operacional – iOS 15;
- GPU – Apple GPU de 4 núcleos.
- 4 GB de RAM;
- plataforma – Apple A15 Bionic;
- armazenamento de 128 GB, 256 GB ou 512 GB;
- processador – Hexa-core.
O novo chip do iPhone 13 tem um dos processadores mais potentes do mercado, com seis núcleos. Então, a sua velocidade máxima é capaz de atingir 3,22 GHz, o que é bem considerável.
Como é sua GPU?
A GPU do aparelho tem quatro núcleos e repete a rotação do seu modelo anterior, o que a torna bem similar ao que o modelo 12 oferece. Além disso, ele segue com apenas 4 GB de RAM, o que é suficiente por conta de seus outros componentes.
Como é a interface e o sistema?
O sistema operacional adotado pelo dispositivo é o iOS 15 que já vem instalado de fábrica. No entanto, ele pode se atualizar conforme a Apple lança novas tecnologias para o software, o que deve ocorrer ao longo dos anos.
Hoje em dia o iPhone 13 permite que se personalize as notificações para atender melhor cada notificação. Então, é possível ajustar para receber mais ou menos alertas ao longo da sua rotina, conforme for necessário.
O sistema recebe atualização por até seis anos seguidos e por isso, o aparelho tem muito tempo para se manter atual. Dessa forma, quem o adquire investe em um equipamento que deve ter relevância no futuro próximo.
Como é o seu conjunto de câmeras?
O iPhone 13 tem um conjunto de câmera bem avançado que conta com um ótimo sensor principal e garante imagens de alta qualidade. Assim, as duas lentes traseiras tem 12 MP da geração anterior mas há um software que ajuda a garantir uma qualidade melhor de fotos.
A sua captura é eficiente para diferentes ambientes por conta da ultrawide que tem um sensor veloz e consegue assimilar detalhes nas áreas escuras. Além disso, a principal é capaz de capturar 47% a mais de luz.
O aparelho conta com um sistema de estabilização óptica que se regula por deslocamento do sensor. Portanto, é o modo ideal para reduzir as tremidas na hora de tirar suas fotos e garantir mais equilíbrio.
Como funciona a câmera principal?
O iPhone 13 tem 12 MP que garante imagens muito boas e em ambientes iluminados consegue um resultado quase profissional. Isso porque, possui um alto nível de detalhes e uma faixa dinâmica com cores bem realistas, que as deixa bem parecida com o que se vê a olho nu.
Seu modo noturno tem um grande nível de qualidade e se beneficia da alta sensibilidade da luz pelo seu sensor potente. Dessa forma, o resultado final consegue ser bem nítido e com um nível bem acima que os rivais.
Como funciona a super grande-angular?
Sua ultra wide é bem similar com a versão anterior do modelo, o que significa que tem uma alta qualidade. Então, suas fotos são bem parecidas com o que a principal entrega, com muitos detalhes e uma alta faixa dinâmica, a diferença entre elas é que a abertura da lente é menor.
Como funcionam suas selfies?
A câmera de selfie do iPhone 13 tem 12 MP e segue o mesmo padrão visto nas outras. Assim, tem um ótimo nível de nitidez que permite ver detalhes no rosto sem destacar nada de modo exagerado.
Como são os seus vídeos?
A gravação de vídeos da Apple tem o recurso cinema que é o que o torna um dos melhores do mercado. Por isso, consegue um efeito de profundidade bem alto com desfoque entre pessoas e quadros.
É bom ressaltar que o aparelho é capaz de transitar de modo suave o seu foco. Portanto, passa de modo automático do que está no primeiro plano para o que está atrás e ainda grava em HDR Dolby Vision.
A resolução da gravação do iPhone 13 é em 4K e a taxa de quadros é em torno de 60 fps. Assim, é capaz de consumir pouco espaço, mas quando está na opção cinematográfica grava apenas em 1080p a 30 fps e é possível usar aplicativos para editar vídeos.
Como funciona a bateria e o carregamento do iPhone 13?
O iPhone 13 possui a melhor bateria da marca até o momento e promete aumentar muito o tempo de uso se comparado às versões anteriores. Dessa forma, o chip A15 Bionic otimiza o aparelho para economizar o máximo de energia.
Esse modelo novo tem uma carga maior de 3240 mAh que em uso constante permite que dure até 23 horas. Por isso, passa pelos testes mais rígidos de autonomia mesmo para reprodução de vídeos com cerca de 50% de brilho e para desempenho em jogos com gráficos complexos.
No uso contido do aparelho, a bateria do celular é capaz de durar até mesmo por 2 dias inteiros. No entanto, esse valor pode variar de acordo com o tempo que se utiliza e os principais fatores que alteram sua performance são:
- intensidade de sinal da rede;
- quantidade de aplicativos instalados;
- brilho da tela.
O iPhone 13 não vem junto com o carregador mas, possui suporte diferente para cada tipo de recarga. Então, com fio, ele suporta até 23 W, que de acordo com a marca pode chegar em 50% em apenas 30 minutos.
Quando se resolve recarregar o aparelho sem fio ele fica bem mais lento, porque tolera até 15W com o MagSafe. No entanto, no padrão Qi, ele fica ainda mais devagar, com limite de no máximo 7,5W, o que pode demorar até mesmo 4 horas para completar a carga total.
Vale a pena comprar o iPhone 13?
O iPhone 13 é um aparelho que se destaca no mercado pelo grande nível de tecnologia. Isso porque, a Apple é hoje uma das melhores marcas de celulares e consegue agradar um grande público por conta de seus recursos únicos e que se destacam cada vez mais.
Seu design e a construção chamam a atenção por ter uma estrutura fina e elegante, mesmo com um tamanho agradável. Além disso, tem uma tela maravilhosa, com uma das resoluções mais altas, mas que tem um sensor de resposta um pouco abaixo do que seus rivais.
O chip é um dos mais potentes do mercado, o que garante um ótimo desempenho para vídeos e gráficos mais pesados. Dessa forma, seu processamento é bem rápido e possui uma boa capacidade de lidar com edições e jogos que requerem mais do aparelho.
As mudanças do iPhone 13 para o 12 não são muitas, por isso, compensa fazer a troca em situações pontuais. Assim, se você busca por uma tecnologia mais avançada, estética melhor, ou uma leve melhoria nas fotos, esse é um aparelho para se investir.