Galaxy S23 é bom? Veja a análise completa desse celular avançado da Samsung
O Galaxy S23 é o modelo mais recente da linha S da Samsung, o qual apresenta diversas evoluções em relação aos seus antecessores, veja a análise completa.
Galaxy S23 é um dos lançamentos de 2023 da Samsung, o qual contém um dos melhores processadores, construção resistente e bateria eficiente. Então, veja quais são as principais características do aparelho, bem como seus diferenciais.
O Galaxy S23 é bom?
O Galaxy S23 é um dos melhores celulares da Samsung, pois faz parte da linha avançada e conta com configurações superiores. De fato, a linha S é uma das mais aguardadas da marca, já que cada lançamento traz um aparelho de alto desempenho.
O S23 foi lançado em fevereiro de 2023 e já mostra que trouxe várias evoluções em relação ao S22 e ao Galaxy S21. As diferenças vão muito além do design, já que o desempenho e a eficiência energética são seus pontos fortes.
Qual o valor do novo Samsung S23?
O preço de lançamento do Samsung S23 é de R$ 5.700 em média e já é possível encontrá-lo nos maiores marketplaces brasileiros. O valor é semelhante aos modelos anteriores no momento em que chegaram ao mercado.
Apesar do preço, esse é um dos celulares com melhor custo-benefício da Samsung. Afinal, ele possui alta qualidade tanto na construção de hardware quanto em configurações de software.
Quais são as características do Galaxy S23?
O Galaxy S23 possui design elegante, tela com alto nível de brilho, câmeras boas e um alto desempenho. Então, veja quais são as principais características da ficha técnica deste aparelho.
Design e construção
Em primeiro lugar, o design é um dos pontos mais atrativos do S23 em relação aos modelos anteriores da linha. A principal diferença na parte traseira é a falta de um bloco para as câmeras, o modelo atual conta com os três sensores alinhados sem essa separação.
A tampa é uma estrutura de alumínio e vidro, o que permite um acabamento mais resistente e elegante. O celular possui um formato com cantos curvos, diferente do S23 Ultra. As laterais são de metal com acabamento brilhante. O modelo possui quatro opções de cores:
- creme;
- verde;
- preto;
- violeta.
Na parte frontal, pode-se observar uma tela de vidro com bordas finas, aliás, elas são ainda menores que no modelo anterior da linha S. Portanto, de modo geral, é um celular sofisticado e resistente.
Tela
A tela é uma Dynamic AMOLED 2X, ou seja, um painel brilhante com boa fidelidade de cores. Assim, a resolução é FHD, o que permite assistir aos seus filmes e séries com ótima qualidade de imagem.
O display é de 6.1 polegadas, o que é um tamanho confortável para segurar no dia a dia, para consumir conteúdo ou jogar online. Aliás, um dos destaques é a taxa de 120Hz, mas adaptativa.
Na prática, isso significa que a tela reduz a velocidade de resposta de acordo com o que ela exibe. Com isso, é possível ter um melhor aproveitamento da bateria, já que ao usar aplicações com poucas transições de imagens, a velocidade pode ser reduzida.
O nível de brilho que a tela do S23 alcança é de 1750 nits, o que significa que mesmo em dias ensolarados vai ser possível enxergar bem as informações do celular.
Proteção
Outro diferencial do Galaxy S23 é que ele conta com uma construção em vidro Gorilla Glass Victus 2, o qual promete ser um dos mais resistentes em 2023. Então, de acordo com a empresa responsável, a Corning, ele pode cair até dois metros em superfície de concreto.
Mesmo em quedas de dois metros de distância, a empresa oferece maior resistência. Aliás, ela também pode sofrer menos impacto em superfícies ásperas como o asfalto.
Câmeras
As câmeras são um ponto forte do dispositivo, como era de se esperar de um celular premium Samsung. Assim, ela uma câmera tripla na parte traseira, as quais são:
- wide de 50 MP com f/1.8;
- telephoto de 10 MP com f/2.4;
- ultrawide de 12 MP com f/2.2.
Em resumo, essas três câmeras conseguem oferecer imagens de qualidade com zoom óptico e estabilidade. A gravação de vídeos pode ser feita em 8K a 24 fps ou em 4K a 60 fps.
Já a câmera frontal é de 12 MP com f/2.2, a qual é capaz de gravar vídeos em 4K a 60 fps ou em FHD a 30 fps. Além disso, ela possui auto-HDR e HDR10 Plus.
Bateria do Galaxy S23
O S23 possui uma bateria de 3900 mAh, o que pode parecer pouco diante de opções com 5000 mAh em aparelhos intermediários. Mas o diferencial desse novo celular Samsung é a eficiência de energia, o que pode garantir até 9h de autonomia em uso intenso.
Outro ponto positivo do S23 é que ele suporta carregador com fio de 25W. Aliás, um diferencial é que o carregador acompanha o aparelho na caixa, diferente do Galaxy S22 e outros modelos avançados da marca.
Som
O som também não apresenta motivos para reclamações. De modo geral, ele possui dois alto-falantes que entregam bons graves e boa definição de médios e agudos.
Desempenho
Para o desempenho tão eficiente com uma bateria de 3900 mAh, o S23 conta com o processador mais avançado da Qualcomm: Snapdragon 8 Gen 2. Assim, trata-se de um chip que processa informações de forma ágil sem perder energia.
A memória RAM de 8GB, junto com esse processador, garante que o celular suporta apps de jogos pesados e outras aplicações sem problemas. Por isso, trata-se de uma linha avançada Samsung para quase todo tipo de uso.
Usabilidade
O aparelho está com a interface One UI 5.1 para a versão 13 do Android. Então, pode-se contar com um sistema intuitivo com as alterações da Samsung. Aliás, vale destacar que esse modelo vai receber atualizações por até cinco anos.
Memória
É possível adquirir o S23 com 256GB ou 512GB de memória interna, assim é possível instalar vários apps e guardar arquivos diversos sem problemas. Já a memória RAM é de 8GB.
Na prática, contar com 8GB de RAM permite acessar vários apps mais pesados sem sofrer com lentidão ou travamentos. Então, se você gosta de games ou outras aplicações que exigem maior esforço do aparelho, essa é uma ótima opção.
Conectividade
Em conexões, o S23 também não possui pontos de crítica, já que suporta as tecnologias mais recentes na área. Em síntese, com ele o usuário pode ter acesso a diferentes ações com:
- rede de dados 5G;
- Wi-Fi 6E;
- NFC;
- GPS;
- Bluetooth.
Para quem não sabe o que é NFC, trata-se de uma tecnologia para realizar pagamentos com cartões sem contato ou para se conectar a outros aparelhos a fim de transferir dados.
Quais são os diferenciais do Galaxy S23?
O Galaxy S23 possui as melhores configurações atuais, além de ter uma construção resistente à água e à quedas. Em primeiro lugar, deve-se destacar que em desempenho, esse aparelho não tem pontos para criticar.
O processador é um dos mais avançados atualmente e oferece ótima velocidade, o que contribui para a eficiência de energia. Assim, aliado ao conjunto de memória RAM e interna, o aparelho consegue oferecer uma experiência rápida e fluída mesmo em apps pesados.
Tela resistente
Outro diferencial na construção do S23 é a presença do Gorilla Glass Victus 2 em todo o aparelho. De fato, essa é a mais recente inovação da Corning em vidros resistentes a quedas, mas também a superfícies ásperas, o que significa menos arranhões.
Modo Dex
O modo Dex já acompanha tanto os celulares quanto os tablets mais avançados da Samsung. Em resumo, é uma opção que permite transformar o seu aparelho em uma área de trabalho ao conectar um teclado, monitor e outros dispositivos.
5 anos de suporte da Samsung
Um dos principais diferenciais desse modelo é o tempo em que a Samsung oferece suporte, já que cinco anos está um pouco acima da média do que outras marcas oferecem. Na prática, isso significa que o usuário poderá ter atualizações até o Android 17.
Quais são os pontos negativos do Galaxy S23?
O principal ponto negativo do Galaxy S23 é que ele esquenta um pouco durante o uso de apps de jogos e outras aplicações mais pesadas. Além disso, pode-se ressaltar que a qualidade de som não apresenta evolução significativa em relação a outros modelos.
De modo geral, no entanto, não há do que reclamar do S23, pois ele reúne as melhores configurações, bem como uma ótima construção.
Vale a pena comprar o Galaxy S23?
O Galaxy S23 é uma das melhores opções de compra para quem deseja adquirir um novo celular após anos com outro modelo. O preço, assim como outros aparelhos da linha S, é um dos mais elevados.
Por esse motivo, para quem ainda possui um Galaxy S22 em bom estado, talvez não seja a melhor opção comprar o S23. Portanto, analise quais são as suas necessidades de uso antes de tomar uma decisão.