O celular Moto G53 é bom mesmo?
O celular Moto G53 é um aparelho da Motorola, lançado em 2023, mas que se mantém atual, e apresenta bons recursos para um modelo intermediário. Desde que chegou ao mercado, o preço dele diminui, o que o torna uma opção com ótimo custo-benefício.
Quando foi lançado o celular Moto G53?
O celular Moto G53 chegou ao mercado em fevereiro de 2023, para substituir o modelo anterior, o G52. O modelo estreou com um preço médio de R$ 1800, mas já é possível encontrar ofertas com valores abaixo de R$ 1.000.
Semelhança com outros aparelhos Motorola
Em relação ao modelo anterior, ele recebeu uma melhoria na taxa de atualização da tela, o qual é de 120Hz no atual, enquanto o G52 tinha apenas 90Hz. Assim, ele promete uma resposta mais rápida aos comandos com toque na tela.
Ele também tem um design elegante, que remete a modelos premium da marca, como o Motorola Edge 30. Mesmo com o acabamento em plástico, ele tem um desenho levemente quadrado, com as bordas com uma curva suave e possui opções de cores:
- grafite;
- prata;
- rosê.
Quais os benefícios do celular Moto G53?
Entre os benefícios do celular Moto G53 está a memória RAM, o qual é de 4 GB, mas conta com o recurso RAM Booster. Em resumo, mesmo não tendo uma capacidade tão alta, ele consegue concentrar a potência para rodar aplicativos mais pesados.
Aliado ao processador Snapdragon 480 e a memória interna de 128 GB, ele serve tanto para uso no dia a dia, trabalho, como para alguns jogos intermediários. Além disso, o aparelho permite expandir o armazenamento para até 1 TB com microchip.
Bateria e carregamento
Segundo a fabricante, o aparelho tem uma autonomia de bateria de 5000 mAh, que chega a até 19 horas. Embora não seja uma das maiores, mesmo entre os modelos da Motorola, é suficiente para usar em tarefas diversas durante o dia.
Para compensar a menor durabilidade, ele possui um carregador Turbo Power, com 20W, que recupera a carga em menos tempo.
Qualidade de fotos do G53
O smartphone possui uma câmera principal de 50MP, que possui o recurso Quad Pixel. Assim, consegue captar imagens com 4 vezes mais precisão, mesmo em ambientes com pouca luz.
A lente Macro de 2MP, por sua vez, permite captar detalhes de objetos com ótima nitidez. Além disso, ele possui a câmera frontal de 8MP e captura de vídeos em Full HD.
O celular Moto G53 possui recursos de segurança?
O celular Moto G53 vem como o recurso Moto Secure, que oferece uma forma de proteger arquivos pessoais. Assim, o usuário pode salvar itens em uma pasta segura, que requer um PIN para acesso.
Ele também possui uma função de embaralhar a sequência PIN, o que dificulta acesso por meio de softwares maliciosos. No painel de controle também é possível definir permissões de aplicativos, e ativar a proteção de rede.
Esse é um recurso interessante, ainda mais quando se usam redes wi-fi abertas, para manter a segurança de arquivos como fotos, documentos e vídeos pessoais.
Quais as desvantagens do celular Moto G53?
Entre os pontos negativos do celular Moto G53, está a falta da câmera ultrawide, recurso comum nos demais modelos. Além disso, vale destacar que a memória RAM de 4 GB o coloca em desvantagem como modelos similares.
Ele também não trouxe grandes mudanças em relação ao Motorola Moto G52, uma vez que o processador seguiu o mesmo. No entanto, vale pontuar, que o G53 veio com a tela em LCD, o que é um retrocesso em relação ao anterior, que tinha a tecnologia OLED.
Quais os concorrentes do celular Moto G53?
Os principais rivais do celular Moto G53 são o Xiaomi Redmi 12 e o Samsung Galaxy A14. Ambos foram lançados entre a mesma época e tem uma faixa de preço similar ao da Motorola.
Na comparação com o modelo da Samsung, não há diferença em relação à memória RAM, mas a taxa de atualização de tela é maior no G53. Por outro lado, o A14 tem como vantagens melhor resolução de tela e densidade.
Já o Xiaomi possui versões com memória RAM de 4 GB, 6 GB ou 8 GB, embora os preços também variam conforme a capacidade. Assim como o Samsung, ele tem a tela com melhor resolução, além da proteção Gorilla Glass.
Vale a pena comprar o G53?
Nesse contexto, o Motorola G53 segue como um modelo de boas características, que possui um bom desempenho e resposta aos comandos na tela. O conjunto de câmeras não é excepcional, mas entrega resultados de qualidade.
Ele também possui uma autonomia suficiente para atender o usuário durante quase um dia inteiro sem recarga, bem como, um modo de segurança que aumenta a privacidade para arquivos pessoais, mesmo em redes abertas.