O Moto G41 é um modelo da Motorola de preço acessível, muito útil para quem deseja praticidade no dia a dia e uma bateria com boa autonomia em um aparelho básico.
Confira este review do Moto G41, um smartphone da Motorola, uma gigante do setor de tecnologia. Portanto, se estava em dúvida de comprar um celular como este e quer saber mais sobre, está no lugar certo. Descubra tudo o que precisa para fazer a escolha certa.
O que o Moto G41 tem a oferecer?
O Moto G41 é um ótimo celular de trabalho, com excelente duração de bateria, carregamento super rápido de 33W (vem com carregador na caixa) e uma linda tela OLED.
A câmera principal na parte traseira também possui estabilização óptica de imagem para gravação de vídeo suave, que infelizmente só vai até 1080p a 30 FPS.
Já a duração da bateria dura cerca de dois dias com uso moderado e um dia inteiro com uso muito pesado (o modo de economia de energia também ajuda).
Caixa do Moto G41
Dentro da embalagem, você vai encontrar um carregador de 33W de recarga rápida, capa de proteção transparente, cabo de carregamento tipo-C, pino de metal para abertura da bandeja do SIM, garantia e manual de instruções.
Quais as vantagens e desvantagens do Moto G41?
O Moto G41 tem um bom painel com bastante brilho e uma boa bateria, por outro lado, não tem 5G. Mas, há mais benefícios para serem aproveitados do que o contrário, sendo assim, veja quais são os prós:
- painel OLED muito brilhante para sua faixa de preço;
- entrada de áudio de 3,5 mm;
- bateria de longa duração;
- extensão OIS.
Com celulares dessa faixa é normal ter algumas desvantagens como falta de som estéreo ou lentidão. Portanto, confira quais são os contras:
- mau desempenho;
- sem som estéreo;
- armazenamento lento;
- não tem tecnologia 5G.
Quais as características do Moto G41?
O Moto G41 vem com uma ótima tela, uma recarga ultra rápida, extensão IOS e muito mais. Então, veja de forma detalhada cada característica desse celular barato que, apesar do baixo desempenho, tem boa receptividade no mercado. Confira as características:
- design;
- desempenho;
- câmera com 48 MP;
- conectividade;
- som;
- bateria;
- scanner de impressão digital e facial;
- GPS e tela;
- processador e sistema operacional.
Design do Moto G41
O aspecto do design é parecido ao dos últimos telefones da série G e a principal semelhança seria o formato da placa da câmera. No entanto, você tem uma opção de tonalidade diferente, da qual pode escolher aquela que se adeque ao seu gosto.
A opção de tom inclui o preto meteorito e o ouro pérola. Ambos parecem surpreendentes e você não ficará desapontado com a textura do produto.
Quanto à primeira impressão, o celular pode parecer barato devido ao plástico construído, mas o layout de design simples oferece uma ótima experiência. Além disso, a fabricante marca presença no painel traseiro.
Quanto à tela frontal, você receberá telas pontiagudas com molduras finas. O painel oferece uma tela AMOLED de 6,4 polegadas, para que a cor e o contraste saiam da tela. No entanto, ele não tem uma taxa de atualização avançada.
Desempenho
Sob a capa do aparelho, o chipset Helio G85 executa multitarefas sem nenhum problema, mas o poder de processamento pode parecer um pouco abaixo do esperado.
Embora o processador atinja apenas a velocidade de camuflagem de 2,0 GHz, com esta configuração, é possível se divertir em jogos com configurações suaves. Mas, por outro lado, você não pode aproveitar todo o seu potencial nos games.
O software é ótimo, pois o Motorola G41 traz uma experiência Android quase padrão. Você não notará nenhum aplicativo de bloatware, ou seja, que não vai “inchar” a memória do seu smartphone.
Além do suporte do programa, ele vem com duas variantes de armazenamento que incluem 4 a 6 GB de RAM com 128 GB internos como opções básicas. Então, o modelo oferece um slot SIM compartilhado no qual se pode adicionar um cartão Micro-SD.
Câmera
A tecnologia da câmera do Moto G41 é ótima, pois você pode capturar fotos e vídeos naturais. Além disso, também obtém filtros e modos exclusivos que aprimoram a experiência geral da fotografia.
Há alguns aspectos, no entanto, em que falta qualidade. Por exemplo, fotos selfies de 13 MP com pouca luz são as piores. No entanto, a renderização do software funciona aparentemente bem nos modos Pro e AI.
A configuração da lente tripla garante algum aspecto da faixa dinâmica, especialmente na principal de 48 MP. Contudo, você pode facilmente tirar fotos HDR, enquanto as cores e o contraste são ótimos e ao ar livre, a saturação é excelente.
Em termos de gravação de vídeo, o telefone só pode gravar até 1080p sem suporte de software de estabilização de vídeo. Mas, para aprimorar o conteúdo, basta usar um dos melhores aplicativos para editar vídeos.
Fotos noturnas
Assim que fica nublado e chega a noite, a qualidade das fotos cai drasticamente. A fotografia noturna é uma das maiores desvantagens deste celular. Só é possível tirar retratos de perto ou de objetos e não uma paisagem com árvores.
Com pouca luz não funciona tão bem, além disso, com o modo sem iluminação desligado, você não verá nada. Portanto, não é aconselhável usá-lo após o sol se pôr, mas também não é esse o objetivo deste smartphone.
Conectividade
O telefone Motorola G41, além de uma conexão rápida à rede de dados LTE, Wi-Fi e tecnologia Bluetooth 5.0, também oferece emparelhamento NFC.
Som
Usuários mais conservadores ficaram satisfeitos com o conector de áudio de 3,5 mm e com o rádio FM. Ele tem apenas um alto-falante, que traz uma boa apresentação dos agudos e médios.
Obviamente, você não pode esperar graves de um smartphone com volume limitado. Uma boa surpresa é a implementação do codec aptX HD, portanto, se usar uma boa gravação e ótimos fones de ouvido Bluetooth, poderá desfrutar de um som de qualidade.
Bateria
A experiência de duração da bateria com o Moto G41 não é tão ruim, você ainda obtém mais de 4 horas de tela com a Li-Po de 5000 mAh. Mas, há uma super atualização feita no suporte de carregamento.
Vale dizer que o usuário receberá um carregador rápido de 30W dentro da caixa que, aliás, fornece uma recarga de 0 a 100% em menos de uma hora.
Scanner de impressão digital
Ele é parecido com um scanner de impressão digital integrado no botão liga/desliga. Leva algum tempo para se acostumar em comparação com o G6 Plus, onde ficava logo abaixo da tela.
GPS
O GPS funciona muito rápido e é bem preciso. Um pouco melhor que o do Poco X4 GT e ainda é claramente melhor que o Samsung Galaxy A52, apesar do preço claramente mais alto desse aparelho.
Tela
A tela usada no Motorola Moto G41 é AMOLED de 6,4 polegadas, com resolução de 1080 x 2400 e densidade de pixels de 411 por polegada, dimensões de tela 20:9, com proporção frontal de 83%.
No centro da tela, o brilho da luz de fundo chega a 660 nits e a tela é relativamente fácil de ler, mesmo sob luz solar direta. As molduras ao redor da mesma, principalmente a inferior, são um pouco mais grossas, mas isso não afeta a estética do design.
Processador e sistema operacional
O processador é um MediaTek Helio G85 com frequência de 2 GHz e chip gráfico. Além disso, também possui 6 GB de RAM e 128 GB de armazenamento. O sistema operacional é o Android 11, mas há promessa de outra atualização.
É um telefone dual-SIM, com possibilidade de expandir a capacidade de memória com um cartão microSD (o espaço é compartilhado com o SIM2).
A Motorola, que é uma das melhores marcas de celulares, usa Android quase puro, então, o sistema é bem rápido. Aliás, dentro da interface My UX, pode usar controles especiais de gestos da Moto. Pois, existem algumas personalizações e isso é útil em algumas situações.
Em que o Moto G41 melhorou?
Com o Moto G41, a Motorola finalmente melhorou a tela, um dos aspectos criticados dos smartphones baratos de gama média. Assim, na maioria das vezes, os celulares econômicos sofriam com telas escuras ou outros problemas.
Isso, porém, não é o caso aqui. Sendo assim, este modelo traz um ótimo display e um bom design para a faixa de preço que ele está inserido, o que pode ser uma boa escolha se busca um aparelho mais em conta.
Nesta categoria de valor, é possível encontrar alguns concorrentes fortes que provavelmente até vencerão o G41 em termos de parâmetros, mas isso é uma questão de gosto.
Os fabricantes fazem telefones à sua maneira e a Moto não é exceção. Portanto, além dos pontos fortes, foque no ambiente em que você vai trabalhar no dia a dia. Este celular oferece isso de forma muito sólida. Além disso, é muito agradável de segurar na mão.
Ele é recomendado para usuários pouco exigentes e que não precisam da tecnologia mais recente, não se importam com o processamento de vidro/alumínio e desejam carregar o telefone dois ou três dias por semana. O Motorola G41 cumpre isso ao máximo.