O Moto E40 é um smartphone lançado no mercado pela Motorola, desse modo, ele também tem uma bateria muito boa para se destacar no segmento de entrada.
Confira esta análise detalhada do Moto E40, um dos melhores celulares custo-benefício, além disso, tem um desempenho que surpreende. Vale mencionar a sua tela de 6.5 polegadas, uma de suas características que mais se destacam.
A resolução também não peca, afinal, conta com 1600×720 pixels. Então, saiba quais são os pontos fortes e onde ele deixa a desejar, para você não errar na hora de escolher o smartphone ideal.
O Moto E40 é um dos smartphones mais acessíveis da Motorola, não apenas isso, pois o dispositivo também oferece uma excelente relação preço e desempenho, com recursos como uma tela LCD IPS, bateria de 5000 mAh, uma ótima câmera e muito mais.
Como todos os telefones da marca americana, roda com Android quase original, contudo, é o primeiro aparelho a ter um novo chipset básico, o UNSOC T700 octa-core SoC. Ele não possui uma tela de 1080p, mas compensa ao aumentar a taxa de atualização para 90Hz.
No Brasil, o preço gira em torno de 900 reais pela opção de armazenamento de 4 GB de RAM e 64 GB. Assim, o carbon grey e pink clay são as duas opções de cores disponíveis. Você pode comprá-lo nos principais sites e lojas do mercado.
Este smartphone faz parte de uma das melhores marcas de celulares, que capricha como poucos nos itens que vem na caixa. Portanto, o aparelho vem com os seguintes itens:
A Motorola, fabricante do Moto E40, é uma produtora de equipamentos eletrônicos e de comunicação estabelecida nos Estados Unidos em 1928.
É uma empresa com uma história de quase 100 anos desde a sua criação, entretanto, em 2011, foi dividida em duas, Mobility e Solutions. Assim, em 2014, a primeira tornou-se um importante fabricante chinês conhecido como Lenovo, uma subsidiária.
Motorola é um nome da empresa feito pela combinação de “Motor” e “Ola”. Pois, no início a organização desenvolvia rádios automotivos, daí essa nomenclatura.
A fabricante está atualmente dividida em Mobility e Solutions, cada uma das quais é uma subsidiária de outra empresa. Então, veja os negócios desta primeira:
Embora tenha se tornado uma subsidiária da Lenovo, ela ainda usa o nome da marca. A seguir, confira os negócios da Motorola Solutions:
Atualmente, essa parte da empresa desenvolve serviços de soluções para governos. Contudo, antes ela também lidava com infraestrutura de rede sem fio, que agora foi adquirida pela Nokia.
O Moto E40 traz algumas especificações como Android 11 e um peso de quase 200 gramas. Então, confira as demais características deste aparelho da Motorola:
O Moto E40 tem uma tela moderna de 90 Hz, além disso, uma boa bateria que traz autonomia para o dia a dia. Mas, há mais benefícios para serem aproveitados, então, veja quais são os prós:
Com uma boa quantidade de vantagens que este aparelho traz, entretanto, não surpreende ele ser uma das melhores opções na hora de adquirir um telefone Motorola.
Há também algumas desvantagens no Moto E40, como o fato de ser lento e o volume de som ser baixo. No entanto, nada que comprometa a qualidade do produto, entretanto, confira outros contras:
Assim como qualquer celular, também há algumas desvantagens para alguns usuários, mas nada que atrapalhe o desempenho no dia a dia ao utilizá-lo.
O Moto E40 tem o mais recente recurso do sistema operacional Android 11, é acessível e possui uma ótima autonomia. Então, confira abaixo tudo o que você precisa saber sobre cada parte deste smartphone que é sucesso no mercado.
O Moto E40 foi projetado para ser durável e funcional. Pois, a qualidade de construção é superior à da maioria dos aparelhos econômicos da Xiaomi, por exemplo, e até mesmo da Samsung.
O painel traseiro é feito de um invólucro de plástico resistente que não dobra ou range, o que é comum na maioria dos dispositivos de baixo custo. Além disso, o verso texturizado garante um aperto firme na mão.
Todos os botões estão disponíveis no lado direito, o que faz com que pareça confuso. O botão liga e desliga foi colocado no meio do quadro, o que facilita o acesso enquanto segura o telefone.
Logo acima estão os controles de volume e um botão dedicado do Google Assistant. Um fone de ouvido de 3,5 mm está na parte superior, enquanto o microfone principal, os alto-falantes e a porta USB tipo C, estão na parte inferior.
O canto superior esquerdo do Motorola E40 apresenta um layout de câmera tripla que não se projeta muito, mas faz boas fotos, em especial, à luz do dia.
Um leitor de impressão digital físico também está localizado na parte traseira, além disso, o scanner biométrico é rápido, preciso e desbloqueia o dispositivo rapidamente.
Você também ficará satisfeito em saber que o corpo do telefone possui classificação IP52, o que significa que ele é resistente a derramamentos e respingos.
As partes internas do celular podem ser protegidas, no entanto, até certo ponto pela estrutura repelente à água, em caso de danos causados por líquidos.
O E40 é um pouco pesado com 198 g, mas isso é esperado com dispositivos com grandes células de bateria como a de 5.000 mAh, que é usada no aparelho.
O Moto E40, como a maioria dos smartphones econômicos, possui uma tela grande com alguns recursos interessantes e algumas compensações. Pois, ela vem com:
As cores são boas no modo natural, com excelente nitidez e contraste. Mas, você também pode alterar o perfil de cores para reforçar ou saturar. Contudo, o ecrã oferece bons ângulos de visão e é brilhante o suficiente para um bom uso.
Devido à ausência de pixels extras, o streaming de vídeo pode não ser o melhor, mas a taxa de atualização rápida faz diferença para aprimorar a experiência do usuário. A rolagem e a navegação da interface do usuário parecem suaves.
O LCD tem boa reprodução de cores, mas baixa visibilidade externa. No geral, para o preço do telefone, o Motorola E40 tem uma tela decente.
Em benchmarks sintéticos, o processador T700 supera os chips MediaTek G25 e G35 comumente encontrados neste segmento. Certamente parece intrigante, especialmente, com 4 GB de RAM e 64GB de armazenamento, além de uma versão limpa do Android 11.
A rolagem suave e a navegação fluida da interface do usuário são garantidas pelo software bem otimizado e uma taxa de atualização de 90 Hz. Por padrão, a Motorola definiu isso como auto, mas você pode alterá-lo para 60 Hz ou 90 Hz manualmente.
Com aplicativos de redes sociais, chamadas de vídeo, multitarefa e até mesmo alguns jogos exigentes em configurações mais baixas, o octa-core Unisoc T700 SoC funciona com facilidade.
Por exemplo, neste aparelho abaixo de 10k com gráficos configurados para rodar em HD e alto FPS, é possível aproveitar a jogabilidade suave de jogos pesados como BGMI.
O sistema operacional Android é um dos motivos mais convincentes para comprá-lo. Pois, é um dos raros dispositivos de baixo custo que executa a capa Stock, que é livre de bloatware e anúncios.
Os utilitários de software inteligentes da Motorola são incorporados ao programa para torná-lo mais fácil de usar e, além disso, trazem maior praticidade ao usuário.
Já o sistema operacional é semelhante ao Android 11 padrão, sem ajustes na interface, mas inclui vários aplicativos personalizados pré-instalados.
É livre de programas desnecessários que só ocupam espaço, no entanto, com exceção de um aplicativo do Facebook que já vem pré-instalado e do app de papéis de parede interativos prontos para uso.
Embora o software que permite gerenciar todos os recursos em outros celulares não esteja mais disponível, entretanto, alguns atalhos ainda podem ser encontrados na guia gestos do aplicativo nas configurações.
A tocha ainda pode ser ligada com o gesto chop-chop, que é um recurso exclusivo da marca. Com esse orçamento, o Moto E40 é definitivamente o telefone Android mais limpo e sem complicações disponível.
O novo receberá duas grandes atualizações de sistema operacional e patches de segurança durante os próximos três anos. Por padrão, a Motorola usa um estilo de navegação de três botões, mas você pode alterá-lo para gestos.
No geral, a experiência Android quase padronizada do Moto E40 não tem notificações irritantes e funciona sem problemas, além de com muita eficiência.
Ele vem com um sistema de câmera tripla que inclui uma principal de 48 MP, um sensor de profundidade e uma macro de 2 MP. A primeira tem uma abertura f/1.79 e por padrão, imagens de bins de pixel para produzir fotos de 12 megapixels.
Também possui uma frontal de 8 MP para selfies e o software da máquina fotográfica neste smartphone é bastante semelhante ao que se vê em dispositivos Motorola anteriores, mas possui menos recursos.
Você pode tirar retratos e também há um modo noturno para condições de pouca luz. Embora o Moto E40 seja rápido para focar no assunto, há momentos em que demora um segundo.
As imagens a luz do dia são médias e o HDR está desativado por padrão, então, pode alterá-la para automático. Objetos à distância carecem de detalhes e a granulação pode ser vista em regiões mais escuras das fotografias.
As imagens em close exibem boa qualidade, logo, o smartphone conseguiu manter o fundo bem separado. O Moto E40, por outro lado, não é o mais rápido em focar, precisa tocar na tela de vez em quando para direcionar o foco para onde quiser.
As fotografias de retrato levam um ou dois segundos para serem concluídas, mas o telefone reconhece rostos rápido e permite ajustar o nível de desfoque.
Mesmo nas configurações médias, tem um desfoque muito intenso, portanto, talvez seja necessário reduzi-lo totalmente para torná-lo natural.
Fotos macro são aceitáveis, embora não particularmente nítidas. Além disso, a baixa resolução impede qualquer ampliação ou corte de imagens.
As fotos tiradas com pouca luz ficaram abaixo da média. Embora o dispositivo consiga manter o ruído baixo, as fotografias são suaves e as cores um tanto apagadas.
No modo noturno, leva quase 5 segundos para ser processada e você deve permanecer imóvel durante esse tempo. Este modo melhora ligeiramente a nitidez e adiciona mais luz às áreas mais escuras.
As selfies tiradas com luz natural são boas, enquanto as registradas com pouca iluminação são planas. Os retratos têm boa detecção de borda, mas tirar uma foto leva cerca de 1 a 2s.
Para a câmera principal, a gravação de vídeo limitada-se a 1080p e não há estabilização disponível. À luz do dia, é mediano e com pouca luz, o telefone conseguiu reduzir o ruído ao mínimo, no entanto, devido à falta de estabilização a filmagem é instável.
Mesmo com uso intenso, este smartphone pode facilmente durar um dia e meio. Com longa reprodução de música, vídeo, jogos e multitarefas, a bateria de 5.000 mAh resiste perfeitamente.
De acordo com o brilho e as interações da tela, por exemplo, 30 minutos de jogo ou 40 minutos de reprodução de filme, consome de 8 a 10% da duração da bateria. Ao jogar por cerca de 30 minutos, o nível caiu dentro dessa média.
Após isso, a metade superior do telefone estava quente ao toque e ao manter a taxa de atualização definida como automática, você pode prolongar um pouco a duração da bateria.
A bateria dura muito tempo, no entanto, a velocidade de carregamento coloca sua paciência à prova. O smartphone vem com um carregador de 10W que leva mais de duas horas para carregar totalmente a bateria de 0 a 100%.
O Moto E40 apresenta apenas um alto-falante de disparo inferior, que se torna estridente em volumes mais altos. Ele também possui um slot de cartão triplo, que permite que você use dois SIM ao mesmo tempo com suporte a VoLTE e expansão de memória.
Uma única banda Wi-Fi ac de 2,4 GHz, Bluetooth 5.0 e GPS, estão entre as várias opções sem fio. Um leitor de impressão digital físico com a marca Moto também está localizado na parte traseira.
O scanner biométrico é rápido e preciso, pois desbloqueia o dispositivo sem demora. Caso não queira usar os dedos, agora pode fazê-lo com o rosto. No entanto, se houver menos luz ambiente, o reconhecimento facial será difícil.
Uma das principais razões pelas quais você precisa comprar o Moto E40 é por causa da interface livre de bloatware, que dá uma sensação quase idêntica ao Android original. Além disso, a tela, o desempenho e a bateria não o decepcionará.
O mesmo, no entanto, não pode ser dito sobre as câmeras e o software da máquina fotográfica. O aparelho não é perfeito, mas faz o trabalho, assim como a maioria dos telefones abaixo de 1.000 reais.
Este celular possui uma construção durável, uma tela grande e fluida de 90 Hz, além de uma bateria de longa duração. Ele vem com hardware decente e não há motivo para que um usuário casual fique insatisfeito com ele.
Há smartphones nessa faixa de valores com tela FHD+, câmera ultra larga e capacidade de carregamento rápido. Mas eles nem sempre vêm com as vantagens que acompanham este modelo Motorola.
Embora a experiência do Android quase em estoque agrade aos puristas, o que é uma raridade nesta faixa de preço, o desempenho da máquina fotográfica pode decepcionar. Em outras palavras, se você deseja uma experiência Android padrão e ágil, encontrará no E40.
Melhores aplicativos educativos infantil: descubra opções incríveis para o aprendizado dos pequenos.
O Xiaomi Mix 5 ganhou uma data de lançamento e pode ter acabamento em cerâmica,…
O Swarm app é uma ferramenta derivada do Foursquare cujo foco é em check-ins, no…
O celular Vivo T3 Lite é lançado com uma bateria de 5.000 mAh, armazenamento interno…
A temida linha verde na tela do celular pode surgir de repente, causando pânico e…
O Moto E22 chegou ao mercado como uma opção de celular básico acessível da Motorola.…
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços