Celular recondicionado: saiba o que é e confira dicas de compra
Um celular recondicionado é a chance que muitos usuários têm de ter um smartphone, uma vez que o seu preço sai mais em conta. Por isso, este artigo irá destacar 5 modelos que você pode investir e dicas para analisar na hora da compra, então confira.
O que é um celular recondicionado?
Um celular recondicionado é o aparelho que já teve uso, mas que passou por um processo de reparo e revisão para voltar à venda. Em suma, isso é muito comum em algumas situações de comprar do dispositivo quando o cliente identifica algo, por exemplo:
- defeito de fábrica, no qual o celular apresenta danos no seu funcionamento;
- está no mostruário e em bom estado, mas que precisa de revisão;
- devolução por não gostar do aparelho.
É importante notar que em cada um desses casos, o usuário deve devolver o celular no prazo de garantia para que a troca seja aceita. Contudo, após essa etapa, o dispositivo irá passar por um processo de restauração.
Isso inclui a sua inspeção para identificar os problemas de uso, bem como reparo e limpeza para que ele volte às condições originais. A princípio, esse tipo de procedimento pode incluir a troca de peças com danos, limpeza profunda, bem como testes de alto rigor.
O objetivo é fazer um reparo no celular para que ele volte a funcionar normalmente. Por fim, após o processo, o smartphone passa por uma nova avaliação para garantir a sua volta às vendas novamente.
Qual é a diferença de um celular recondicionado e um modelo usado?
A primeira diferença de um celular recondicionado para um usado é o estado do aparelho. Em síntese, ao passar pelo processo de reparo geral, o smartphone volta a ter as suas condições originais, o que o torna mais útil.
Há uma avaliação rigorosa para devolver ao smartphone todo o seu padrão de fábrica. Afinal, a ideia é que ele volte a ser um novo modelo de celular acessível, o inclui a troca de peças, limpeza e vários testes.
Já um celular usado, o seu estado pode variar, o que significa dizer que ele pode não funcionar como deveria. Principalmente pelo tempo de uso, desgaste externo e interno, como fissuras visíveis na tela, traseira e demais pontos do smartphone.
No geral, a qualidade é o que diferencia um celular que passou pelo processo de recondicionamento para um com marcas de uso. Afinal, o aparelho com reparo volta a ser “novo” com suas condições em perfeito funcionamento, já o usado não garante isso.
Quais são os 5 melhores modelos de celular recondicionado para comprar?
Há 5 modelos de celular recondicionado para você conhecer, são eles Galaxy S22 e S23, iPhone 12 e 14 e o Moto G60. Vale lembrar que existem outras opções que irão variar conforme o gosto de cada usuário, então sempre considere sempre as suas necessidades.
Galaxy S22
O Galaxy S22 é, naturalmente, um celular de ótima qualidade, pois é da linha S da Samsung e, mesmo após o recondicionamento, mantém o padrão. Em suma, embora haja versões mais recentes, o S22 se destaca bem por ter:
- tela de 6,1 polegadas AMOLED dinâmico e resolução de 1080 x 2340 pixels;
- sistema Android 12, bem como interface One UI 4.1;
- processador potente Snapdragon 8 Gen1 Qualcomm;
- 8 GB de RAM;
- versões de 128 GB e 256 GB;
- câmera principal de 50 MP e frontal de 10 MP;
- 3700 mAh de bateria;
- ótimo custo-benefício, mas com altos preços.
Galaxy S23 Ultra
Outro celular Samsung que é ainda melhor que o S22 é o Galaxy S23 Ultra. A princípio, o processo de recondicionamento não tira a excelência que esse smartphone oferece, pois ele dá ao usuário um ficha técnica de respeito, como:
- processador Snapdragon 8 Gen 2 com Adreno 740;
- 12 GB de memória RAM;
- versões de armazenamento de 128 GB, 256 GB e 512 GB;
- 6,1 polegadas de tela com 2340 x 1080 pixels de resolução;
- vem com 5G;
- recurso Ray Tracing para um melhor equilíbrio de luz e sombra em jogos;
- bateria de 5000 mAh;
- câmera de 200 MP no sensor principal e 12 MP na selfie.
iPhone 12
O iPhone 12 até os dias atuais detém o status de um dos maiores custo-benefício da Apple, todavia, não seria diferente após o recondicionamento. Em síntese, esse smartphone de alto nível possui configurações de respeito, como:
- processador A14 Bionic da Apple;
- tela de 6,1 polegadas com OLED XDR;
- dois sensores de câmeras de 12 MP na parte principal e mais 12 MP na frontal;
- grava vídeos em 4K;
- 4 GB de RAM;
- tem atualização de sistema para os próximos anos;
- alto desempenho em jogos e atividades em segundo plano;
- bateria de 3900 mAh;
- tem um bom preço no mercado.
iPhone 14 Pro Max
O iPhone 14 Pro Max é um dos atuais celulares de ponta da Apple, e uma das melhores opções do mercado de smartphones recondicionados. Afinal, ele traz recursos modernos e de alto nível para a sua ficha técnica, como:
- processador com chipset Bionic A16;
- 6,7 polegadas de tela OLED XDR com Super Retina;
- câmera tripla, ao passo que a principal é de 48 MP e mais duas de 12 MP;
- o sensor frontal tem 12 MP;
- 6 GB de RAM;
- versões de armazenamento de 128 GB, 256 GB, 512 e 1 TB;
- 5G;
- bateria que dura até um dia inteiro de 4323 mAh.
Moto G60S
O Moto G60 é um celular Motorola 128GB da lista que não deixa a desejar às grandes marcas, mesmo após ser recondicionado. Em suma, ele traz uma ficha técnica de alto nível com o sistema Android, como:
- processador Snapdragon 720G;
- tela de 6,8 polegadas Full HD que rende 120 Hz de FPS;
- 6 GB de RAM;
- 128 GB de armazenamento;
- câmera principal é 64 MP, 16 MP ultrawide, 2 MP macro e 2 MP de profundidade;
- a câmera frontal tem 16 MP;
- é 5G;
- bateria durável de 5000 mAh.
Vale a pena comprar um celular recondicionado?
Comprar um celular recondicionado é uma das várias formas de você economizar, afinal, terá um bom smartphone com custos mais baixos. Em suma, o valor de um aparelho que passou por esse processo pode chegar até 50% a menos que o modelo de fábrica.
Essa é a chance de adquirir um produto que, na loja, sai por um preço muito mais caro, mas que em alguns fornecedores é barato. Por exemplo, um iPhone 14 Pro Max gira em torno de R$ 3.800, enquanto o novo tem custo médio acima de R$ 5.000.
O que avaliar na hora de comprar um celular recondicionado?
É vital analisar a origem do celular recondicionado, pela qual o dispositivo teve a sua inspeção e reparo, bem como a loja que o vende. Além disso, busque saber qual é a procedência do mesmo, como pedir a nota fiscal.
Faça uma avaliação visual sobre o produto a fim de verificar a hipótese de haver algum tipo de dano à sua tela ou traseira. Por fim, teste o celular, desde a sua função mais básica aos recursos diversos, como a câmera, áudio, touch screen, botões e outros.