O iPhone 13 Mini é uma opção compacta para quem busca um smartphone de alta performance e com boa qualidade de fotos, mas que seja leve e fácil de carregar
O iPhone 13 Mini é o smartphone da Apple que veio como atualização ao modelo 12 mini, e visa atender o público que prefere ter um celular mais compacto. Assim, vale a pena conferir o que mudou nessa versão e quais os diferenciais do modelo.
Quando o iPhone 13 Mini foi lançado?
O iPhone 13 mini foi lançado no mercado em setembro de 2021 em conjunto com os modelos Pro e Pro Max. Da mesma forma como ocorreu na versão 12, a fabricante colocou no mercado a opção compacta do aparelho.
O smartphone, portanto, tem uma tela menor, que se adapta melhor para segurar nas mãos, além de ser fácil de levar no bolso. Por isso, é a escolha ideal para quem não se adapta aos aparelhos grandes e difíceis de carregar.
Último lançamento da categoria
Apesar de parte do público ter a preferência por modelos de celulares menores, a partir da geração 14 do iPhone, essa opção não estará mais disponível no mercado. Ou seja, o iPhone 13 mini foi o último smartphone compacto lançado pela marca.
Essa decisão partiu da fabricante, uma vez que as vendas desses modelos não atingiram os números esperados, desde o seu antecessor.
Quais os detalhes no design do iPhone 13 Mini?
O iPhone 13 Mini manteve as linhas retas laterais características da marca desde a geração 4. Dessa forma, no aspecto visual não houve uma mudança muito grande se comparado ao modelo anterior.
A principal mudança foi a redução do notch, ou seja, da área onde ficam a câmera frontal e sensores do Face ID. Com isso, sobrou um espaço maior para a barra de notificações, que exibe o percentual de bateria, por exemplo.
Outro efeito dessa mudança é deixar o design um pouco mais limpo, uma vez que a tela ocupa uma parte maior da parte frontal do aparelho. A disposição das câmeras traseiras também mudou para uma posição diagonal, enquanto no anterior ficavam na vertical.
Diferenças para o iPhone 13 Pro
Entre o modelo Mini e o Pro da mesma geração, se mantém as configurações de software e armazenamento, assim, a mudança principal é em dois aspectos:
- tamanho da tela;
- bateria.
Logo, visualmente, o modelo compacto é bem menor do que o Pro, fator que agrada quem prefere um celular discreto que caiba no bolso. Por outro lado, como a bateria é reduzida para caber no dispositivo, tem uma capacidade menor de carga.
Mesmo assim, ela confere uma boa autonomia, graças às melhorias realizadas no sistema interno, que deixou o aparelho mais veloz. Com isso, a marca resolveu um dos maiores problemas do iPhone 12 mini, que segundo os clientes tinha uma bateria de baixa duração.
Quais as características técnicas do iPhone 13 Mini?
O iPhone 13 Mini vem com o sistema operacional iOS típico da marca, na versão 15, que continua a receber as atualizações a cada upgrade. As laterais do aparelho são em alumínio, com a tampa traseira em acabamento fosco.
Para conferir maior resistência a impactos, ele é produzido com vidro Ceramic Shield, que evita que a tela trinque ou se quebre, exceto em caso de quedas muito altas. No aspecto visual, o modelo conta com uma diversidade de cores disponíveis, entre elas:
- rosa;
- vermelho;
- branco;
- azul;
- preto.
Veja na sequência alguns dos principais detalhes sobre esse modelo, no que tange ao desempenho interno e bateria, que o colocam entre as melhores marcas de celulares.
Tela
O display do aparelho possui 5,4 polegadas, a mesma do modelo anterior, com taxa de atualização de 60 Hz. Ainda, a tela possui painel OLED e recursos HDR, Dolby Vision e True Tone.
Com isso, a resolução Full HD da tela é de alta qualidade, com 2340 x 1080 pixels, o que se reflete nas cores vivas, e alto contraste nas imagens.
Uma mudança positiva foi o aumento no nível de brilho, que chega a 1.200 nits, por isso, o usuário tem mais conforto para visualizar as informações na tela mesmo em locais ensolarados.
Desempenho
O iPhone 13 Mini possui o chipset interno A15 Bionic, cujo sistema interno é dividido em quatro núcleos e memória RAM de 4GB. Esse conjunto dá ao aparelho um bom desempenho na execução de aplicativos em modo simultâneo.
Ele também é eficaz na reprodução de vídeos e jogos online, apesar de apresentar um pouco de aquecimento na parte traseira.
O sistema interno iOS também contribui para essa boa performance, uma vez que não apresenta travamentos como ocorria em versões anteriores. No entanto, é mais restrito no quesito personalização, que fica limitada ao papel de parede e widgets.
Armazenamento
O celular tem opções com memória interna de 128 GB ou 256 GB, contudo, o modelo com maior espaço interno é bem mais caro. Por isso, uma das alternativas encontradas pelos usuários é comprar o com menor capacidade e pagar por mais espaço no iCloud.
Com isso, é possível migrar arquivos como fotos e vídeos para a nuvem, e deixar mais espaço livre para usar aplicativos do dia a dia.
Bateria
Mesmo com apenas 2.248 mAh, a bateria do mini smartphone da Apple traz uma boa autonomia ao usuário. Dessa forma, com a carga completa, o aparelho pode chegar a até um dia e meio de uso moderado.
Esse tempo, é claro, varia de acordo com diversos fatores, como o brilho da tela, ativação de serviços de localização e uso de rede wi-fi. Ainda assim, o produto conta com um bom tempo de uso fora da tomada.
Isso foi possível graças à otimização do sistema interno de processamento, além da nova versão do iOS, mais eficaz.
Carregamento
Para recarregar, o tempo varia conforme a potência do carregador utilizado, afinal, o produto não vem com esse item. Por isso, o cliente tem que usar um antigo ou adquirir um que seja compatível.
Um carregador de 20 W desde que seja original, pode chegar a 50% de carga em até 30 minutos, por exemplo, e uma hora e meia para carga completa.
Já na recarga sem fio, há uma limitação da potência que fica em no máximo 12W, a fim de reduzir o perigo de aquecimento dos componentes. Por isso, ao usar essa opção, o tempo de carregamento é maior.
É possível usar os carregadores antigos?
A empresa parou de incluir o carregador com o produto a partir da geração 12, mas quem tinha aparelhos mais antigos não consegue aproveitar o acessório no iPhone 13 Mini. Isso porque, eles tinham uma saída USB simples, diferente da atual.
Quantas câmeras tem o iPhone 13 Mini?
O iPhone 13 Mini possui duas câmeras traseiras, com 12 MP cada, além da frontal, ideal para selfies. Nessa versão, o aparelho ganhou algumas melhorias a fim de proporcionar um resultado mais profissional, dentre elas:
- aumento dos sensores para captação da luz;
- ângulo maior para obter fotos estendidas.
Com isso, é possível registrar fotos mesmo com alto grau de nitidez mesmo em locais com pouca iluminação. Então, veja a seguir os detalhes sobre cada uma das câmeras e as funções que desempenham.
Câmera principal
Com 12 MP a câmera consegue captar cores vivas e nítidas, sobretudo em locais mais escuros. Além disso, as imagens têm um bom nível de detalhes graças ao alcance dinâmico das lentes HDR.
Outra novidade desse modelo é a possibilidade de escolher diferentes tonalidades para fotografar, ou seja, funciona como um filtro predefinido para usar nas fotos.
Super grande angular
A câmera ultrawide, por sua vez, é capaz de capturar imagens em ângulos ampliados, sem perder a qualidade nos detalhes nos cantos. No entanto, pode haver uma leve distorção nas bordas, o que já ocorria no modelo anterior.
Mesmo assim, ela entrega uma alta nitidez e cores vivas, com quase nenhum ruído mesmo em condições ruins de iluminação.
Câmera de selfie
Na parte frontal, a câmera de selfie também conta com 12 MP e apresenta qualidade similar às demais que integram o conjunto. Além de fotos nítidas, ela conta com um processamento de imagem que deixa os tons de pele naturais e sem o aspecto artificial.
Por outro lado, ela não tem um desempenho tão bom quanto as outras nas fotos noturnas, por isso, é melhor ter um foco de luz, com uso do flash ou iluminação artificial para um resultado superior.
Vídeos
Outro ponto positivo do iPhone 13 Mini é a possibilidade de gravar vídeos em 4 K com uma câmera de alta resolução. Isso é possível graças às lentes capazes de captar até 60 quadros por segundo, com suporte para Dolby Vision e HDR.
O aparelho conta ainda com um recurso de estabilização, ideal para gravações em movimento, que evita que as imagens apareçam tremidas.
Outra novidade é o modo cinema, um recurso que aplica o desfoque entre pessoas nos quadros, a fim de dar mais profundidade à gravação.
Zoom
As câmeras do aparelho contam ainda com recurso de zoom óptico de 2X e digital que amplia em 5 vezes o alcance. Apesar de conseguir captar imagens com boa nitidez com essa aproximação, há uma leve perda na qualidade no nível máximo.
O iPhone 13 Mini tem boa qualidade de som?
O smartphone iPhone 13 Mini conta com dois auto falantes, que proporcionam um som limpo e com boa potência. As saídas ficam na parte inferior e superior do aparelho, e conta com o recurso de áudio espacial, que promete uma experiência melhorada.
Ao ouvir músicas no volume máximo, no entanto, é possível que o som estoure nos timbres mais agudos. Outro ponto que gerou críticas ao aparelho é a ausência de um conector modelo P2 para os fones de ouvido.
Como esse item não acompanha o produto, assim como o carregador, o usuário precisa usar um adaptador ou conectar via wireless os air pods da mesma marca.
Quais os concorrentes do iPhone 13 Mini?
Os concorrentes diretos do iPhone 13 Mini são o Zenfone 8 e o Samsung Galaxy S21. Embora tenham telas maiores do que o modelo da Apple, esses ainda são considerados como modelos compactos no mercado.
Tendo em vistas que os celulares maiores têm telas em torno de 6,5 polegadas, esses três ainda estão entre as versões menores, que atendem o público que prefere esse tipo de aparelho. Veja na sequência os principais pontos para comparação entre os rivais.
iPhone 13 Mini x Zenfone
Nessa comparação, o celular da Asus sai na frente no quesito bateria, uma vez que o item conta com uma capacidade de 4.000 mAh. Dessa forma, tem quase o dobro da potência, o que garante uma autonomia de uso ainda maior do que o concorrente.
Apesar de ter o sistema Android, o Zenfone 8 não perde em desempenho, pois possui processador octa-core e está pronto para uso da rede 5G.
Outro ponto importante é que o rival do iPhone não deixa a desejar na qualidade da câmera, e pode inclusive gravar vídeos em qualidade 8K, ou seja, superior ao da maçã.
Galaxy S21 é superior?
Em relação ao modelo da Samsung, também usa o sistema Android e possui uma tela um pouco maior em relação ao aparelho mini. Ainda assim, tem um excelente resultado na qualidade das fotos e vídeos captados.
Preço é um dos aspectos principais
Tal qual o Zenfone, um dos principais fatores que influenciam na escolha quando se compara com o celular da Apple é o preço. Afinal, o iPhone 13 Mini chegou ao mercado custando cerca de R$ 5,5 mil.
Os dois concorrentes, por sua vez, podem ser encontrados em lojas online por valores entre R$ 3,9 e R$ 4,1 mil. Além disso, há a questão a respeito da ausência do carregador e fones de ouvido que não vêm com o aparelho da Apple.
Essas situações acabam por influenciar o consumidor na hora da compra, em especial aqueles que não valorizam tanto o sistema operacional iOS.
Quais as vantagens de comprar o iPhone 13 Mini?
O principal benefício em optar pelo modelo iPhone 13 Mini é a possibilidade de ter um aparelho de alta performance com tamanho compacto. Assim, ele é ideal para quem leva o celular no bolso ou tem as mãos pequenas e não se adapta aos grandes.
Nesse contexto, a ergonomia ao segurar o aparelho para capturar uma foto ou fazer um vídeo torna a experiência muito mais confortável.
Fora isso, a marca é uma das poucas que dá garantia de atualização de seus produtos por um período de pelo menos seis anos. Dessa forma, ao adquirir um smartphone da marca, o cliente tem a segurança de ter um item que não vai ficar obsoleto em poucos anos.
Diante disso, mesmo com o valor mais alto em relação aos demais, a Apple continua sendo uma das principais fabricantes no mercado e detém um público fiel.
Sistema operacional
Outro aspecto a considerar é que, embora hajam modelos similares, o aparelho da Apple é o único com o sistema operacional iOS. Por se tratar de um software fechado que só é usado nos celulares da marca, ele confere mais segurança aos usuários.
Afinal, como o Android possui um código aberto, já que vários fabricantes usam o mesmo sistema, ele é passível de alterações. Com isso, é mais vulnerável para instalação de malwares que possam comprometer os dados internos.
Custo-benefício
Tendo em vista as características do aparelho, em especial o desempenho e a durabilidade, o investimento na compra vale a pena. Afinal, é preciso levar em conta que todos os produtos da Apple tem um alto valor agregado.
Isso é reflexo da tecnologia própria da fabricante, que possui o sistema operacional próprio que se mantém sempre atualizado. Além disso, investe na qualidade das fotografias, com câmeras de alta resolução, que são um de seus diferenciais.
Logo, para quem não abre mão de um modelo com o melhor da tecnologia, mas prefere um celular mais confortável para segurar nas mãos e que caiba em bolsas pequenas, essa é a escolha ideal.
Vale a pena comprar o iPhone 13 Mini?
Para quem busca um modelo compacto, o iPhone 13 Mini reúne o melhor desempenho aliado a um design simples e elegante. Aliás, tendo em vista que essa é a última geração com essa opção de tamanho, vale a pena investir no produto.
Como o celular já tem um bom desempenho nas câmeras e sistema interno, bem como, continuará a receber as atualizações do fabricante, é possível aproveitar por bastante tempo.
Para aqueles que não têm a necessidade de comprar o último modelo lançado, este produto pode se manter em perfeitas condições por longos anos. Assim, mesmo com o preço um pouco mais alto, é uma ótima opção.