Entenda os benefícios do app Carteira de Trabalho Digital
O app Carteira de Trabalho Digital tem se tornado cada vez mais popular entre os brasileiros. Afinal, ele é fácil, prático e seguro. Assim, você pode ter acesso a todas as suas informações em qualquer lugar. Mas, para elevar a sua confiança, veja como ele funciona.
O que é app Carteira de Trabalho Digital?
O app Carteira de Trabalho Digital é um software que contém todas as informações da sua CPTS. Desse modo, nele, há dados relacionados para fins previdenciários e trabalhistas, como:
- informações pessoais;
- número da carteira;
- assinaturas das empresas em que você trabalhou.
Na prática, nele, você encontra todas as informações de uma carteira de trabalho comum. Assim, ela tem se tornado cada vez mais popular entre pessoas do Brasil inteiro que buscam praticidade.
Quem possui a versão virtual do aplicativo precisa fazer a física?
Não é preciso fazer a carteira de trabalho física se você já tem a versão virtual. Afinal, ela é uma substituta em todos os sentidos. Desse modo, guarda todas as informações e garante todos os direitos do trabalhador.
O que fazer com a carteira de trabalho física?
Caso você já tenha a CTPS física, não jogue fora. Isso porque, ela continua em processo de substituição. Portanto, ainda serve como um documento comprobatório. Além disso, ao guardá-la, você terá no futuro algo nostálgico ao seu alcance.
Como acessar o aplicativo?
Antes de tudo, é bom saber que ele está disponível tanto para app Android quanto para IOS. Portanto, para baixar, você vai abrir a Play Store ou App Store e pesquisar por “carteira de trabalho digital”. Em seguida, siga estes passos:
- realize o cadastro prévio;
- insira o seu CPF;
- crie uma senha.
Todo processo é muito intuitivo. Desse modo, mesmo que você não tenha costume de usar a internet, vai conseguir fazer o processo sem dificuldade. Então, será possível ver todos os dados relacionados a férias, salários e mais.
A carteira digital no aplicativo tem alguma alteração?
Não há alteração na carteira digital do aplicativo em si. Mas, há alguma mudança relacionada à dinâmica, por exemplo, no que diz respeito ao CAGED, o qual é o cadastro de empregados e desempregados.
O programa citado, tem o objetivo de agrupar todos os dados relacionados a demissão e admissão de uma pessoa. Assim, com ele é possível ter uma noção de como está o mercado de trabalho atual.
Com a carteira física, ele recebe as informações de forma direta. Contudo, com a chegada da versão online, ele está passando por ajustes. Isso porque, as séries vinculadas ao CPF nela, ao invés de ter 8 números, possuem 9.
Inscrição automática
No passado, para ter uma CTPS a pessoa deveria se dirigir ao órgão da sua região e emitir o documento. Mas, com esse novo sistema, qualquer pessoa que tenha CPF consegue fazer isso de forma automática. Ou seja, toda a burocracia caiu em desuso.
Atualizações não são imediatas
Na carteira física, qualquer tipo de mudança é anotada de forma imediata. Entretanto, em relação à digital, por mais que ela tenha o registro, não aparece de forma automática no aplicativo.
Seguindo o ponto citado, pode levar alguns dias para ele mostrar a entrada das férias, reajuste de salário e mais. Assim, quando entrar no app e não ver essa informação, não precisa se preocupar.
Quais são as vantagens do app Carteira de Trabalho Digital?
Uma das maiores vantagens do app Carteira de Trabalho Digital é a sua praticidade e facilidade no uso. Isso porque, com apenas alguns cliques, você tem acesso a todas as suas informações. Desse modo, ela finaliza a dependência da versão de papel.
Para melhorar, ela faz a emissão do documento de forma gratuita e automática. Então, na prática, não será preciso ter nenhum tipo de burocracia para ter acesso a ela. Mas, é essencial saber que só tem direito quem possui CPF ativo.
É bom saber que com ela, você pode comprovar de forma prática diversos direitos como o FGTS e seguro maternidade. Além disso, ela serve para comprovar a aposentadoria, auxílio doença e vários outros benefícios.
Seguindo o último ponto citado, no passado, quando a pessoa perdia a CPTS física, era muito difícil provar que tinha direito aos benefícios. Desse modo, com a inserção desse documento virtual, fica fácil comprovar o direito. Ou seja, ela otimiza os processos.
O app Carteira de Trabalho Digital é seguro?
Não há perigo em usar o app Carteira de Trabalho Digital, porque ele possui a segurança reforçada pelo Ministério da Economia para prevenir invasões e fraudes. Mas, para garantir a privacidade dos dados você deve:
- baixar um aplicativos antivírus;
- garantir o download do aplicativo oficial;
- não clicar em links desconhecidos.
Ao seguir os dois passados citados, será possível reforçar a segurança do seu aparelho de forma geral. Desse modo, os criminosos na internet não vão ter acesso a ele de nenhuma forma.
A realidade é que ele é tão seguro quanto o aplicativo Caixa Tem, Itaú, app MEI e outros. Portanto, você não precisa ter medo de usar este software que foi criado para trazer praticidade e eficiência para os usuários.