Aplicativos antivírus são uma das melhores formas e proteger seu smartphone
Aplicativos antivírus são a forma mais eficiente de proteger seu celular de invasores, além de práticas conscientes de uso do aparelho, por isso leia tudo com atenção.
Veja quais são os melhores aplicativos antivírus para baixar agora no seu aparelho e conheça as vantagens dos principais produtos do mercado. Afinal, eles podem ser usados em modelos das melhores marcas de celulares ou até mesmo em produtos mais simples.
O que são aplicativos antivírus?
Os aplicativos antivírus são soluções feitas para dispositivos móveis com a intenção de proteger seu celular ou tablet e melhorar a experiência do usuário. Dessa forma, esses apps são capazes de:
- detectar malwares ou vírus;
- remover arquivos danosos do seu aparelho;
- identificar malwares antes de instalar
Esses arquivos podem comprometer até mesmo o desempenho do seu aparelho ou até mesmo sequestrar os seus dados. Por isso, ter bons aplicativos pagos ou gratuitos é uma boa forma de ficar tranquilo quanto a essas ameaças.
Como esses apps funcionam?
Os antivírus para celular fazem varreduras completas no seu aparelho, seja nos aplicativos instalados ou nos arquivos que você tem na memória. Então, emitem notificações para que o usuário possa providenciar a remoção devida das ameaças.
Alguns dos apps podem enviar esses arquivos danosos para uma espécie de “quarentena” de forma automática. Mas, essas não são as únicas funções dos aplicativos antivírus.
Para que servem os aplicativos antivírus?
Em geral, o foco principal desses apps é proteger seu celular. Mas, eles também podem oferecer mais recursos, como:
- análise de consumo da bateria;
- remoção de arquivos duplicados;
- melhora nos apps.
O desempenho do seu aparelho pode se tornar mais fluido, se escolher a ferramenta certa para instalar no seu dispositivo móvel. Por isso, sempre analise tudo antes de escolher qualquer um dessas soluções.
Otimize seu celular
Alguns apps são capazes de otimizar o seu celular e deixá-lo bem mais rápido, por exemplo. Desse modo, mesmo que o seu smartphone seja um pouco mais antigo ou menos robusto, os aplicativos antivírus podem recuperá-lo.
Com algumas ferramentas, você consegue ainda:
- limpar o cache do celular;
- melhorar o desempenho para jogos;
- liberar espaço no celular.
Usar ferramentas como essa podem deixar a sua vida bem menos complicada. Afinal, o app fará todo o trabalho duro por você, que só precisa se preocupar em aproveitar o seu aparelho.
Tenha mais tempo de bateria
Com uma otimização completa oferecida por esses apps, você consegue ter mais tempo de uso da bateria. Assim, são ideais para quem trabalha com o celular e precisa do aparelho sempre à disposição.
Ainda assim, também é perfeito para quem joga ou assiste no celular. Isso porque os aplicativos antivírus conseguem fechar todas as ferramentas em segundo plano, para economizar energia da bateria do aparelho.
Onde os aplicativos antivírus estão disponíveis?
Você pode encontrar os melhores aplicativos antivírus nas lojas de aplicativos dos celulares, bem como nos sites oficiais das ferramentas. Então, é fácil de localizar os apps na hora de instalar e ler mais especificações sobre a solução escolhida.
Antes de baixar, dá para analisar ainda detalhes sobre a interface de cada um dos apps, para saber qual se adequa mais ao seu gosto e necessidades. Logo, você pode deixar o celular com sua cara.
Baixe sempre a partir de fontes oficiais
Evite sempre baixar qualquer app de fontes não oficiais e o mesmo vale para os antivírus de celulares. Desse modo, você consegue se proteger de instalar junto algum arquivo danoso.
Por incrível que pareça, esses malwares podem sim estar junto de qualquer aplicativo. Então, opte pela opção que te oferece mais segurança, que são as fontes oficiais que distribuem os aplicativos antivírus.
Cuidado nunca é demais
Mesmo que o download seja de um app antivírus, a energia gasta com prevenção e cuidado nunca é demais. Por isso, quanto mais puder evitar dores de cabeça, melhor para você.
Todos estão muito vulneráveis na sociedade atual e isso reflete até mesmo na internet e na forma como os golpes acontecem. Por fim, jamais clique em nada que seja, mesmo que ligeiramente, suspeito.
Os aplicativos antivírus são de graça?
Existem aplicativos antivírus gratuitos, mas também é fácil achar opções que precisam de pagamento para baixar. Contudo, a grande maioria dos apps hoje em dia é grátis para download, mas com opção de compras no app e não é diferente neste caso.
Antes de analisar o preço ou se é gratuito ou não, seria mais interessante analisar o conteúdo e soluções que o aplicativo oferece.
Vale a pena usar ferramentas grátis?
Em geral, grande parte das ferramentas gratuitas valem sim a pena. Mas, é preciso sempre levar em consideração alguns tópicos antes de adquirir ou baixar qualquer solução, como:
- se o app atende às suas necessidades;
- analisar se vale o (provável) preço;
- se ele ocupa muito espaço.
Sempre analise se a solução é leve após instalado, já que alguns celulares podem não ter muita memória disponível. Então, nesses casos o app pode mais atrapalhar do que ajudar, não é mesmo!?
Existem aplicativos antivírus para todos os sistemas operacionais?
Em geral, existem aplicativos antivírus para todos (ou quase todos) os sistemas operacionais, portanto os mais usados estão incluídos nesse total. Por isso, você pode proteger seu dispositivo móvel, independente que seja:
- Android;
- iOS;
- Windows Phone.
Foi com base nisso que foi desenvolvida uma lista com os melhores aplicativos antivírus, para os mais diversos sistemas. Portanto, veja mais adiante os detalhes sobre os principais apps.
Analise tudo antes de baixar
Preste atenção na interface e no que a ferramenta oferece antes de baixar, mas isso você já entendeu. Contudo, é preciso ficar atento ainda a outros detalhes, como o preço de possíveis recursos a mais no app, por exemplo.
Veja a nota e avaliações do app
Analise também a nota média que o aplicativo recebeu dos usuários que o avaliaram. Com isso, você já consegue levantar uma suspeita caso este dado esteja muito menor que cinco estrelas, nota máxima nesse modelo de avaliação das lojas de aplicativos.
Veja também as avaliações dos usuários sobre a ferramenta em questão, tanto as positivas como as negativas. Assim, você consegue ter pelo menos uma noção do que deve esperar da solução, por exemplo.
Busque por possíveis reclamações ou queixas
Caso prefira, você pode buscar possíveis reclamações ou queixas sobre os aplicativos no site do Reclame Aqui. Afinal, o endereço tem uma aba destinada à apps, então é perfeito para ver possíveis problemas antes de investir em alguma solução.
Use todos os recursos ao seu favor e aproveite as ferramentas, pois elas podem prolongar a vida do seu aparelho.
Quais são os melhores aplicativos antivírus do mercado?
Existem muitos aplicativos antivírus bons no mercado, mas entre os melhores e mais famosos estão o AVG, Avast, entre outros. Por isso, veja mais adiante alguns detalhes sobre os principais apps para proteger seu aparelho móvel.
1. Avast Antivírus e Segurança
O Avast é um dos apps antivírus mais robustos do mercado atualmente. Isso porque ele te protege de ameaças na internet, mas também de ataques contra seus dados e a sua privacidade, por exemplo.
Esse é um dos aplicativos antivírus que também te avisa ao se deparar com links possivelmente infectados. Portanto, vale a pena instalar, seja no seu Android ou iOS.
2. AVG Antivírus Free
O AVG é um ótimo antivírus grátis e que é muito eficaz contra qualquer tipo de agente infeccioso, seja ele vírus, malwares ou até spywares. Além disso, tem uma ferramenta que permite rastrear o celular, caso perda ou seja roubado.
Em geral, é um app voltado à privacidade, já que oferece a opção de incluir senha em qualquer app que desejar. Do mesmo modo, o app tira uma foto com a câmera frontal do celular caso alguém tente desbloqueá-lo e erre três vezes, com backup no seu e-mail.
3. Norton Mobile Security
O Norton é um ótimo aplicativo para proteção e é um dos favoritos dos usuários de iOS, e tende a continuar em 2023. Contido, ele é pago, mas o usuário tem um período de testes de até 60 dias, onde pode pedir reembolso caso não goste da ferramenta.
Ainda assim, o Norton possui proteções:
- antiphishing;
- contra SMS maliciosos;
- protege contra convites maliciosos de calendário para iPhones ou iPads.
- VPN, mas com opção de com dados ilimitados;
- com varreduras de segurança de Wi-Fi.
O Norton é sem dúvida um dos melhores aplicativos antivírus para celulares com sistema operacional iOS. Por isso, vale a pena considerar a compra.
4. McAfee Mobile Security
Essa é mais uma boa dica entre os aplicativos antivírus para aparelhos da Apple. Afinal, oferece recursos que vão te proteger de ponta a ponta, além de oferecer uma interface totalmente traduzida para a língua portuguesa.
O app não é totalmente grátis mas, como o Norton, oferece um período de testes e reembolso, porém só de 30 dias. Por sua vez, oferece várias proteções, como monitoramento de identidade e alerta de possível violação de dados.
5. Kaspersky Security & VPN
No caso do Kaspersky, o download também é grátis, bem como boa parte dos recursos que a ferramenta oferece. Por sua vez, entre elas estão o bloqueio automático de vírus e outros agentes danosos.
Além disso, o app sempre fica em execução em segundo plano, para te proteger ainda mais.
6. Avira Security Antivirus & VPN
O Avira é um antivírus que te protege de malwares, graças à sua função de varredura completa no aparelho. Além disso, ele conta com VPN integrada.
Caso perca seu celular, o app também rastreia o aparelho pra você. Da mesma forma, protege câmera e microfone contra possíveis agentes danosos que possam invadir esses recursos.
7. dfndr security: antivírus
O dfndr é um dos aplicativos antivírus é uma solução feita pela PSafe, com uma boa proteção contra vírus e malwares em geral. Desse modo, age ainda dentro do Facebook Messenger e o Whatsapp, por exemplo, com alertas sobre possíveis riscos.
8. TotalAV Mobile Security
Esse é um app também muito útil para usuários de iOS com scanner para proteção contra violação de dados. Além disso, usa o navegador DuckDuckGo em conjunto, perfeito para navegar na internet de forma discreta e que preserva a sua privacidade.
9. CM Security
O CM Security é um dos aplicativos antivírus totalmente grátis para Android. Em suma, promete proteção eficiente contra trojans, malwares, spywares e outras formas de infecção no seu aparelho.
10. Sophos Intercept X for Mobile
Sophos Intercept X é um app que protege seu celular contra links e aplicativos mal intencionados, mesmo que sejam instalados por meio das lojas de apps. Afinal, é raro ocorrer, mas esses podem vir também infectados, e ainda protege seus dados pessoais.
11. Malwarebytes: Cibersegurança
O Malwarebytes é um dos aplicativos antivírus que protege seu celular de vários tipos de infecções, até mesmo de ransomwares ou os chatos adwares. Da mesma forma, permite gerenciar toda a sua privacidade de forma simples.
12. Bitdefender Mobile Security
Esse é um ótimo aplicativo para proteger qualquer tipo de aparelho móvel. Assim, deixa seu aparelho livre de agentes infecciosos e ainda evita acesso a locais maliciosos na web.
13. ESET Mobile Security
Aqui é outra dica de proteção para seu celular, que te livra até mesmo de mensagens de SPAM. Então, ainda permite criar uma senha para alterar configurações de segurança, perfeito para caso de perda ou roubo do seu aparelho.
14. Lookout
O Lookout é um dos aplicativos antivírus que protege seus dados privados e ainda avisa sobre qualquer tipo de ameaça. Assim, livra seu Android ou iOS de danos causados por vírus ou malwares.
15. CleanMaster
Por fim, mas não menos importante, está o CleanMaster, conhecido por grande parte dos usuários de Android. Isso porque é o app para otimizar celulares mais baixados na Google Play Store e oferece antivírus e gerenciador de inúmeras funções. Então, vale a pena conferir suas vantagens.
Tem como proteger o celular sem aplicativos antivírus?
Existem formas de se proteger ao usar o celular sem precisar de aplicativos antivírus, se não quiser instalar nenhum deles. Uma delas é
Outra forma de se proteger na internet é usar apenas uma VPN, bem como não fornecer seus dados pessoais em qualquer ambiente. Ainda assim, jamais faça compras em site que não conhece ou que possui muitas reclamações de usuários web e clientes.
Não clique em links duvidosos
Jamais clique em links que não conheça, seja ele de qual assunto for. Além disso, não confie nem mesmo em links enviados por pessoas próximas por meio de mensageiros como o WhatsApp ou o Telegram.
Isso porque essas pessoas podem ter sua conta invadida ou clicaram em um endereço infeccioso, responsável por enviar malwares para outras pessoas. Portanto, todo cuidado é pouco.
Jamais baixe nada de fontes não confiáveis
Evite sempre baixar apps de fontes que não são confiáveis, como já citado antes. Assim, você não fica à mercê da sorte, que pode ou não estar a seu favor naquele exato momento.
Esse ponto precisa ser reforçado
Isso pode parecer repetitivo, mas é sempre preciso reforçar a importância de respeitar esse fator. Afinal, essa é uma forma comum de ser infectado na internet, seja em computadores ou aparelhos móveis.
Quais são as vantagens dos aplicativos antivírus?
Em geral, os aplicativos antivírus podem proteger seu celular e seus dados de caírem nas mãos erradas e mal intencionadas. Portanto, é interessante contar com uma solução que vise a proteção dos seus dados.
Alguns dos apps ainda possuem VPN, que protegem o seu IP e te permite uma navegação na internet muito mais tranquila e segura. Desse modo, ainda podem ajudar na otimização do seu celular.
Use seu celular com mais segurança
Segurança é algo vital para o nosso bem-estar e isso não seria diferente com o seu aparelho celular. Afinal, na internet não se sabe quem é a maioria das pessoas ao seu redor, nem muito menos qual a intenção de cada um desses usuários.
Não se preocupe à toa
Com o uso dos aplicativos antivírus a sua preocupação será apenas em curtir o seu aparelho e se entreter. Por outro lado, se você trabalha com o seu smartphone, pode ficar mais seguro quanto a um possível vazamento de dados importantes.
Seus aplicativos de bancos também podem ser usados com mais tranquilidade (ou menos receio). Contudo, se você tiver quantias relevantes na sua conta ou exerce atividades que envolvam risco, evite usar esse tipo de app no celular e opte pelo Internet Banking no PC.
Escolha bem a ferramenta
A ferramenta que irá proteger o seu celular deve ser pensada com calma, principalmente se você for adquirir algum app pago. Isso porque ninguém quer gastar à toa e, mesmo com opções de reembolso em algumas ferramentas, o bom é evitar a fadiga.
Siga todas as dicas do artigo
Você pode seguir todas as dicas desta matéria para escolher bem e saber como usar os aplicativos antivírus a seu favor. Então, não perca tempo e escolha a ferramenta perfeita para sua necessidade.
Quais tecnologias são usadas pelos aplicativos antivírus?
Os aplicativos antivírus fazem o uso de varredura baseada em assinaturas, bem como de análise heurística. Além disso, eles usam sandbox e proteção contra phishing e URLs danosos. Veja mais detalhes a seguir.
Varredura baseada em assinaturas
Esta é a tecnologia mais comum usada pelos antivírus, assim, ela envolve a comparação de arquivos e programas com uma base de dados de assinaturas de malware conhecidas. Se uma ameaça é achada, portanto, o arquivo é identificado como danoso ao celular.
Análise heurística
A análise heurística faz com que o antivírus detecte novos malwares com base em padrões de comportamento. Em vez de depender de uma assinatura específica, a tecnologia avalia aspectos do arquivo para definir se ele pode, de fato, ser prejudicial.
Varredura em tempo real
A varredura em tempo real monitora a todo instante o sistema para detectar e bloquear as ameaças à medida que elas surgem. Isso quer dizer, então, que qualquer arquivo baixado, como aplicativos de jogos, por exemplo, passam por uma inspeção na mesma hora.
Sandbox
A tecnologia de sandboxing isola e executa os arquivos suspeitos em um ambiente virtual seguro. Sendo assim, o antivírus pode observar a ação do material sem risco de infectar o sistema principal, enquanto busca malwares baseados em suas ações.
Proteção contra phishing e URLs danosos
Muitos apps antivírus incluem proteção contra phishing e URL maliciosos, ou seja, verificam os links em tempo real e bloqueiam o acesso a sites conhecidos por hospedar malware ou tentativas de phishing.
Quais são os mitos comuns sobre aplicativos antivírus?
O mito mais comum sobre os aplicativos antivírus é que os gratuitos não são eficazes para proteger o seu celular. Os tópicos a seguir trazem estes e outros mitos sobre o uso dos apps, ao passo que desmistificam informações errôneas.
“Antivírus gratuitos não são eficazes”
Antivírus gratuitos podem oferecer uma boa camada básica de proteção contra malwares e outras ameaças. Porém, na maioria das vezes, eles carecem de recursos avançados que você acha nas versões pagas, como:
- proteção contra phishing;
- firewalls avançados;
- suporte técnico.
“Um único aplicativo antivírus é suficiente”
Embora um bom antivírus traga uma camada vital de proteção, confiar apenas em um app pode não ser suficiente. O ideal é você adotar práticas de segurança extra como:
- manter o sistema atualizado;
- usar senhas fortes;
- avaliar se os arquivos são phishing.
“Se eu tiver um antivírus, estou 100% seguro”
Nenhum software pode garantir 100% de proteção contra todas as ameaças, isso porque os cibercriminosos estão sempre criando novas técnicas e malwares. Além do antivírus, você deve adotar práticas mais abrangentes, como:
- backup regular de dados;
- uso de autenticação de dois fatores;
- estar ciente das novas ameaças.
“Todos os antivírus são iguais”
Os antivírus variam em termos de eficácia, recursos e impacto na atuação do sistema. É vital, então, pesquisar e escolher um que melhor atenda às suas demandas, mas não deixe de levar em conta fatores como custo, funções e avaliações de usuários.
Como os aplicativos antivírus se adaptam às novas ameaças?
Os aplicativos antivírus se adaptam às novas ameaças através do uso de tecnologias como machine learning e inteligência artificial. Dessa forma, eles atualizam suas bases de dados para neutralizar novos riscos de forma proativa.